A primeira rodada do mata-mata teve os melhores jogos da Copa América. Com grande atuação avançou o Peru, com sofrimento avançaram Argentina e Chile e a zebra atacou a nossa seleção e classificou o Paraguai, fazendo que a Copa América dissesse: “Bye Bye Brasil”.

Chile 1-0 Uruguai

Migao4O Chile dominou, pressionou, sofreu, mas passou diante da retranca uruguaia. Com uma atuação de muita pressão, os chilenos foram superiores durante os 90 minutos, mas contaram com uma ajuda do árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci para ampliar o domínio e conseguir chegar ao gol salvador.

Vale destacar a atuação ridícula do brasileiro no comando da partida. Com duas expulsões bastante exageradas (para ser brando), além da não expulsão do chileno Jara, o brasileiro prejudicou muito a Celeste fazendo que o domínio grande do Chile fosse ampliado e resultasse enfim no gol. Como prêmio pela atuação ele irá apitar a semifinal entre Argentina e Paraguai…

Sobre o jogo em si, o Chile criou inúmeras chances claras, só que não conseguia resultar em gols. A partir da expulsão a pressão aumentou e o gol se tornou inevitável que coroou uma partida que se não foi excelente, foi de domínio total durante os 90 minutos. Para o Chile, a classificação embala para mais um duelo em Santiago (agora diante do Peru), para o Uruguai a participação na Copa América mostra que Suárez, que esteve fora do torneio, é cada vez mais fundamental para a Celeste.

Migao3Bolívia 1-3 Peru

Esse foi um jogo surpreendente pela ótima atuação da seleção peruana. O time liderado por Paolo Guerrero contou com uma atuação sublime de seu astro que fez os três gols; a seleção boliviana ofereceu pouca resistência defensiva, mas que surpreendeu pela boa atuação ofensiva no segundo tempo.

A partida foi aberta muito pela pouca resistência boliviana e má formação tática da seleção peruana. A partida teve muitas chances de ambos os lados, mas pesou o fato da seleção peruana contar com um grande centroavante da qualidade de Guerrero: o jogador foi decisivo para o avanço do Peru no torneio. Com a classificação o Peru agora enfrentará o Chile e será franco atirador; para a Bolívia apesar das duas últimas derrotas, a equipe conta com uma base interessante que será muito forte em casa e com a força da altitude.

Argentina 0-0 Colômbia (Argentina 4-3 Colômbia nos pênaltis)

Arrisco dizer que a seleção argentina teve a melhor atuação de um time na Copa América, dada a dificuldade do adversário. Isso colaborou com a consagração de Ospina que foi o destaque da Colômbia graças às suas defesas (três de grande dificuldade). O 0-0 foi extremamente mentiroso pelo que ambas as equipes mostraram no jogo.

IMG_7588O certame foi de domínio total argentino. A equipe contou com uma boa atuação de Lionel Messi, contando com Mascherano muito bem no jogo e os laterais cumprindo seu papel. O time albiceleste foi dominante do começo ao fim, contudo com grandes chances perdidas a sensação de domínio improdutivo era cada vez mais sentida, e o fim da partida acabou sendo frustrante para os argentinos e de alívio para os colombianos

Na decisão de pênaltis, venceu o melhor time no jogo. Apesar de muito sofrimento, mais uma vez brilhou a estrela do goleiro Romero. Com a classificação sofrida, a Argentina acabou saindo com menos moral que deveria, mas é favorita na semifinal. Já a Colômbia volta pra casa com a sensação de que poderia ter sido muito melhor do que foi.

Migao1Brasil 1-1 Paraguai (Brasil 3-4 Paraguai nos pênaltis)

O Brasil foi bem, mas mais uma vez não conseguiu exercer seu domínio durante os 90 minutos (como fizeram Argentina e Chile nesta fase) e pagou um preço caro no fim.

O time brasileiro atuou muito bem na primeira parte do certame e conseguiu rapidamente o gol numa bela jogada do conjunto brasileiro. No segundo tempo com um recuo excessivo, Thiago Silva cometeu um pênalti ridículo que ocasionou no empate paraguaio.

O jogo foi distinto nos dois tempos. O Brasil fez um bom primeiro tempo que mostrou sua superioridade técnica, com uma ótima jogada conseguiu o gol e foi dominante durante toda a etapa inicial. Só que aí veio o segundo tempo e com ele, o marasmo, com um recuo excessivo o Brasil chamou o Paraguai ao campo de ataque e numa bola alçada na área, Thiago Silva fez o pênalti que resultou no empate. A partir daí o jogo ficou aberto com uma boa chance de cada lado, o jogo acabou se encaminhando para o empate que no todo do jogo se tornou justo.

Migao6Na decisão de pênaltis, mais uma vez a seleção não foi bem, com Éverton Ribeiro e Douglas Costa desperdiçando suas chances. De nada adiantou Miranda, Fernandinho e Coutinho converterem e Santa Cruz desperdiçar pelo lado paraguaio: no fim das contas, González, autor do gol paraguaio no tempo normal, definiu a classificação da seleção paraguaia.

Para o Brasil, essa derrota nem de longe significa o fim do mundo, a pressão será grande, mas Dunga e o grupo tem condições sim de dar a volta por cima nas eliminatórias. Por sua vez, o Paraguai precisará de uma atuação excepcional na semifinal para chegar à final.

Palpites para as semifinais

Migao5Chile x Peru, segunda 29/6 às 20:30 em Santiago

Apesar de muitos darem favas contadas à favor do Chile nesse jogo, não acho que será fácil por conta de sua defesa mais baixa e falha. O Peru pode fazer seu ataque funcionar de maneira eficaz, apesar disso, acho que o Chile avançará à final por conta do fator casa e por ser mais time. Mas não será fácil: aposto em 3-2 para os chilenos.

Argentina x Paraguai, terça 30/6 às 20:30 em Concepción

Esse será o jogo de um time só. Apesar do Paraguai fazer uma Copa América acima das suas expectativas e estar jogando bem dentro de suas limitações, já está na hora deles deixarem o torneio e a Argentina desta vez não terá o marasmo apresentado no segundo tempo da estreia. Por tudo isso, aposto que os argentinos vencerão bem por 3-1.

Mandem seus palpites, dúvidas, questionamentos, xingamentos ao colunista ou ao editor-chefe nos comentários, sempre respondemos a todos, espero que os leitores continuem lendo esta coluna e todas desta revista eletrônica.

É isso, um abraço!

Migao2Imagens: Ouro de Tolo

4 Replies to “Bye Bye, Brasil”

  1. Mais um belo texto, nesse concordo 100% com vc, só qria deixar minha crítica sobre a seleção…Primeira vez que vejo o Brasil ir para os penaltis sem que tenha me dado um frio na barriga, ACABOU! Pra começo de conversa, Não podemos buscar jogadores na China, pq o futebol lá é muito fraco e apesar de os jogadores serem bons, jogando lá perdem o ritmo de futebol jogado, Deveriam ir buscar no brasileirão que tem melhores, o time não consegue se manter no mesmo nível, faz um gol e se fecha, aí coloco culpa no Dunga, pq nem merecia estar lá, Tite ou Cuca seriam o nome certo, apesar de hoje a CBF não deixa tecnicos escalar ninguem que eles não possam lucrar!
    Por fim, cheguei a um ponto de não dar bola em ver a seleção perder, isso é demais, sempre fiquei nervoso ao ver meu time ou minha seleção jogarem, principalmente em mata-mata, e muito mais nervoso em penaltis, aí assistir os penaltis sem o famoso frio na barriga mostra que acabou a emoção, vai demorar pra voltar a ter essa vontade de ver a seleção jogar!

    1. Obrigado pelo elogio, a seleção brasileira vem perdendo seu prestígio em todo mundo, isso acontece muito por conta da mudança do futebol mundial que acabou não chegando de fato no Brasil e na seleção. Vivemos uma fase de fato complicada.

      Torceremos pela melhora, obrigado pela leitura
      Abraços.

        1. Atrasado está, 30 anos eu não acho, mas está atrasado em conceitos técnicos de treino, na questão tática, na questão fisiológica, mas acho que o Brasil ainda pode com essa geração e até com o Dunga superar as dificuldades e conseguir êxito no trabalho.

Comments are closed.