A terceira colocação do Império Serrano no grupo de Acesso de 2015 pode não ter sido uma posição digna da história da agremiação, acostumada às vitórias desde os primeiros dias. Entretanto, diante de tão conturbados momentos, o desfile de 2015 pode ser considerado como um divisor de águas na recente – e não tão bem sucedida – trajetória imperiana.

O resgate da escola, que passou por um aclamado desfile neste ano, foi consolidado já na terça-feira gorda, quando a diretoria anunciou a renovação do talentoso carnavalesco Severo Luzardo. E as alvíssaras continuaram a soprar na Serrinha. O intérprete Pixulé foi contratado para ser a voz oficial do Menino de 47. Sua poderosa voz e imenso carisma o credenciam para entrar na galeria de grandes cantores que defenderam o pavilhão da Escola. E, por fim, definiu-se que o enredo seria autoral e, especialmente, ligado à alma imperiana.

IMG_7465Finalmente, no segundo dia deste mês de abril, o Império Serrano abriu sua quadra para divulgar a sinopse do enredo de 2015, que tem como título “Silas canta Serrinha”. Não se trata de uma homenagem ao maior compositor de sambas de enredo, mas é, indubitavelmente, um enredo que toca os sentimentos do torcedor da escola.

Por meio das obras do Viga-Mestre, a Serrinha, berço da verde e branco de Madureira, será homenageada. Calcado numa sólida pesquisa, o enredo exaltará o jongo, ritmo tão intenso e vinculado ao Morro e à Escola de Samba, bem como os festejos habituais do local e os grandes nomes que ajudaram a construir o glorioso Império Serrano.

O Império Serrano, que no último pré-carnaval, esteve muitas vezes no inferno, parece ter dado a volta por cima. E os preparativos para o Carnaval de 2016 parecem promissores e, sobretudo, bem planejados pela atual diretoria. A previsão é de que, no dia 2 de junho, os compositores apresentem os sambas e, já no mês de agosto, seja escolhida a obra que tem a missão de conduzir o Império ao Especial.

IMG_7466Diante desta aparente organização e, segundo as últimas notícias veiculadas, de que uma espécie de patronato estaria ajudando financeiramente a escola [1], é intuitivo considerar que o Império Serrano credencia-se fortemente ao título do Grupo de Acesso em 2016.

Alguns podem me crucificar pela precipitação nesta afirmação, ou até por uma suposta falta de humildade. Todavia, com a devida vênia, atípico é ver o Império Serrano como azarão no Grupo de Acesso. E, finalmente, vemos a escola se portar de acordo com a sua grandeza.

A Corte Imperial, enfim, está engalanada. Avante Império Serrano!

[N.do.E.: oficialmente, a Presidenta Vera Lúcia afirmou em entrevista que não existe patrono e que a escola está contando com ajuda de alguns empresários imperianos, do presidente da Imperatriz Leopoldinense Luizinho Drummond e do vice presidente da Portela Marcos Falcon. PM]