Como já virou costume neste Ouro de Tolo, reunimos nossos colunistas e convidados para apontar seus palpites e análises para o Carnaval-2015. Nosso intuito é proporcionar ao leitor um panorama completo do que se pode esperar dos desfiles, de forma isenta e embasada.

Por questões éticas, não participei da análise do Grupo Especial (exceto a questão número 6), e as opiniões foram enviadas de 25 de janeiro até o dia 6 de fevereiro. Os integrantes foram os seguintes:

Equipe Ouro de Tolo

  • Pedro Migão
  • Fred Sabino
  • Aline Said
  • Alex Cardoso
  • Aloisio Villar
  • Bruno Malta
  • Emerson Braz
  • Fabricio Gomes
  • Henrique Brazão
  • Gustavo Vaz
  • Leonardo Dahi
  • Lourival Mendonça
  • Luiz Antonio Simas
  • Rafael Rafic
  • Rodrigo Farias

Convidados

  • Alexandre Araújo – Programa Pop Bola;
  • Anderson Baltar – Rádio Arquibancada
  • Guilherme Ayupp – Site Carnavalesco
  • Pedro Ivo Almeida – UOL
  • Rica Perrone – Jornalista

Outros foram convidados, mas declinaram ou não responderam.

Começamos nesta terça-feira com o grupo Especial do Rio de Janeiro. Na quarta, será a vez do Acesso do Rio, enquanto na quinta será analisado o Carnaval de São Paulo.

Por fim, ainda na quinta feira ou na sexta traremos todas as opiniões em números e mostraremos quem serão as campeãs na opinião dos nossos especialistas.

salgueirodesfile20141 – O que esperar dos desfiles do Grupo Especial como um todo?

Aline Said
Acredito que será um ano de grandes desfiles. Muitas escolas com chance na disputa pelo título e, por essa razão, devemos o melhor ano de desfiles desta década.

Alex Cardoso
Possivelmente um dos Carnavais mais equilibrados da história da Marquês de Sapucaí. O equilíbrio é tamanho, que se o julgamento for feito de maneira mais justa do que em 2014, quem errar mais, briga pra não cair.

Alexandre Araújo
Todo ano esperamos por novidades e, de certa forma, por uma revolução no modo de fazer carnaval. Veremos escolas mais luxuosas, outras um pouco mais criativas e com menor investimento, mas acho que a paixão e a emoção podem fazer a diferença em 2015. Na verdade, gostaria que a escola com samba no pé, aquela que rasgasse a avenida e emocionasse as arquibancadas, inclusive os jurados, fosse a grande vencedora do ano. Acho que assistiremos bons desfiles, com temas bem abrangentes. Enredos afros com da Beija-Flor e da Imperatriz, as homenagens da Mangueira, São Clemente e Vila Isabel e temas interessantes como da Grande Rio e, principalmente, da Mocidade.

Aloisio Villar
Que aconteçam e acontecendo, aquilo tudo de todos os anos. Muda muita pouca coisa de um ano pro outro. Ano que vem também será parecido e assim vai indo.

Anderson Baltar
O carnaval mais equilibrado da história. Teoricamente, as seis escolas que voltaram nas campeãs largam na frente, mas Beija-Flor e Vila Isabel estão mordidas, a Mocidade, renovada e a Mangueira nunca pode ser desprezada. A São Clemente, que sempre briga para não ser rebaixada, tem Rosa Magalhães e um enredo sobre Pamplona. E a Viradouro, de volta, aposta em dois grandes sucessos de Luiz Carlos da Vila e em uma comunidade motivada.

Bruno Malta
Sem dúvida alguma um dos melhores dos últimos, em 2014 já tivemos bastante equilíbrio e algumas escolas que podiam voltar no sábado ficaram de fora, em 2015 isso deve se repetir, com uma sensacional briga para não cair que deve ficar entre Viradouro e São Clemente. Com Vila Isabel por fora.

Emerson Braz
Acho que dos mais equilibrados da história, sem dúvida o melhor dos últimos dez anos. As escolas que vinham na zona da marola melhoraram muito, as grandes renascem, alguns tropeços parecem corrigidos, muitos campeonatos juntos na pista… Devemos ter um grande ano…

20140308_223623Fabrício Gomes
Uma disputa bastante equilibrada, como vem acontecendo nos últimos anos.

Fred Sabino
Um enorme equilíbrio entre as escolas, com menos ênfase em alegorias mastodônticas devido à crise. Quem for bem nos quesitos de pista tem tudo para obter um grande resultado.

Guilherme Ayupp
Um alto nível de competitividade, principalmente no Grupo Especial. Escolas que vinham coadjuvando o carnaval vêm renascendo. Existem mais escolas postulantes que vagas nas Campeãs. Digo postulantes com reais possibilidades de fazer desfile que as credencie. Na Série A espero infelizmente a mesma dificuldade de colocar o carnaval na avenida, devido à absurda falta de recursos. Além disso a enorme disparidade das agremiações postulantes ao acesso com aquelas que lutam pela permanência.

Gustavo Vaz
Laíla fazendo despacho, Paulo Barros viajando na maionese, Salgueiro vindo gigante e tendo problemas com o tempo, o sistema de som da Sapucaí falhando em algum momento (provavelmente com a Mangueira), e torcedores da Mocidade e da Portela reclamando do resultado… Falando sério, espero um desfile equilibrado, que vai agradar os entusiastas otimistas que dizem que o fenômeno das escolas de samba ainda vive, mas desagradar os mais saudosistas, já que a chance de uma catarse é quase nula. Resumindo: um carnaval com nivelamento bom, mas longe de ser épico.

Henrique Brazão
Um desfile de alto nível. Escolas como Mocidade e Portela estão voltando a fazer bons desfiles. Acredito que a briga será boa tanto lá em cima como lá na parte de baixo.

Leonardo Dahi
Um desfile de alto nível, com muito equilíbrio, no qual pelo menos dez escolas podem sonhar com o desfile das campeãs.

Lourival Mendonça
O otimismo é generalizado nessa temporada pré-carnaval. Das 12 escolas, somente a Viradouro parece não ter condições de apresentar carnaval para voltar no sábado das campeãs, sendo uma grande vitória se permanecer na elite. Um equilíbrio que há algum tempo não se via. E há dois grupos de escolas neste 2015: as que se encorajam na inovação e as que se refugiam na tradição. Em 2014, a inovação andou longe do carnaval, exceto pela União da Ilha, que fez um belo desfile apostando em soluções criativas e impactantes. Já em 2015 ela parece apontar pelos lados da Portela, Mocidade, novamente Ilha, Imperatriz. Basta saber quais delas vão visitar o meme “Expectativa x Realidade” na quarta-feira. As demais apostam no tradicionalismo.

Luiz Antonio Simas
Uma ênfase cada vez maior nos delírios visuais, a mesmice de soluções pouco criativas e a esperança de que os fundamentos de algumas escolas salvem a festa do marasmo.

20140308_224047Pedro Ivo Almeida
Um Carnaval muito equilibrado. Não vejo escolas despontando como GRANDES FAVORITAS e o fato controverso da mudança dos jurados torna impossível qualquer previsão mais exata. Além disso, temos um grupo de oito escolas no Especial e cinco/seis no Acesso com condições de brigar na parte de cima. Musicalmente, vejo o Acesso à frente do Especial. Essa é uma grande expectativa gerada: saber como tais sambas passarão pela Avenida. No Especial, cito ainda a combinação Paulo Barros/Rogério de Andrade como grande atração dos desfiles. Querendo ou não, todos querem saber como virá a Mocidade, renovada, com o carnavalesco da moda e cheia de dinheiro.

Rafael Rafic
Seguindo a tendência já iniciada ano passado, um desfile altamente competitivo, com várias escolas niveladas e tendo dez delas com possibilidade de beliscar uma vaga nas campeãs. O grupo das escolas de ponta já ganhou o reforço da Portela, reestruturada em 2014 e agora também receberá a Mocidade, que tal como a Majestade vinha de péssimos anos mal administrada. Ainda teremos Mangueira e Vila, não sem problemas, mas com coincidência de suas limitações e quando você é uma escola com comunidade forte e já se prepara orçando o carnaval dentro de suas limitações o resultado é melhor do que tentando fazer mais do que realmente terá.

Rica Perrone
Espero um desfile melhor que o de 2014, o qual achei muito convencional. Espero muito da Mocidade, da Portela e da Beija Flor.

Rodrigo Farias
Há uma grande expectativa em torno dos desfiles de 2015. Sem dúvida, podemos esperar o maior equilíbrio dos últimos anos. Não só pela ausência de uma franca favorita como também pelo crescimento de escolas há muito tempo excluídas do sábado das Campeãs.

beijaflor_edit02-72 – Quais são as favoritas para o Grupo Especial? Por quê?

Aline Said
As favoritas são Beija-Flor, Imperatriz e Portela. A escola de Nilópolis porque é a maior potência do carnaval nos anos 2000 e ainda vem “mordida” com o resultado do ano anterior. Imperatriz vem numa crescente nos últimos anos e, com um dos melhores sambas, se credencia à disputa. E a Portela, que já demonstrou grande força em 2014, vem ainda mais estruturada para conquistar o caneco.

Alex Cardoso
Beija-Flor e Portela. A primeira vem mordida, me lembra 2008, virá um rolo compressor. A segunda vive sua melhor fase em 30 anos e quando um gigante desperta ele não deixou de ser gigante. Vai voltar a vencer mais cedo ou mais tarde.

Alexandre Araújo
Eu acho que as favoritas do Grupo Especial são Portela, Beija-Flor e Tijuca. Não podemos desprezar o Salgueiro, mas que precisa desfilar como nunca e não cometer os mesmos erros de sempre. Uma pena que o samba não ajuda muito. A Mangueira com o belo enredo e samba sobre as mulheres brasileira e a força de sua comunidade e a Grande Rio que, apesar de sempre bater na trave, normalmente são postulantes ao título. Acho que esse é o ano da Portela. Ano passado a águia voou na avenida, mas seu canto não conquistou os jurados. A Beija-Flor é uma força do carnaval. Boni virou passado e a escola sabe desfilar com temas afros na avenida. A Unidos da Tijuca, atual campeã, é uma escola grande, estruturada, mas que perdeu Paulo Barros e a inventiva comissão de frente. Será uma grande incógnita.

Aloisio Villar
Beija-Flor e Portela. Beija-Flor ferida pelo ano passado e Portela em seu processo de recuperação.

Anderson Baltar
Vejo Portela e Beija-Flor um passo à frente. A Portela está muito motivada e tem um grande samba. A Beija-Flor virá suntuosa como sempre e vem pronta para calar os críticos. Como desfilam em sequência, creio que temos grandes chances do desempenho de uma eclipsar o da outra e, daí, surgir a campeã.

Bruno Malta
Mocidade, Portela e Beija-Flor. A primeira porque tem o carnavalesco do momento e tem muito dinheiro, além da comunidade estar bastante empolgada como há muito não se via. A segunda tem a melhor administração do Rio, vem falando sobre um tema de bastante apelo e tem uma equipe excelente. E a terceira porque tem um grande samba e vem com muita vontade de esquecer tudo do apagado 2014. Promete.

Emerson Braz
Portela pra mim é a favorita. Uma gestão diferente, um crescimento nítido como escola, um sambão, dinheiro, desejos do prefeito e navega numa seara que a deixa muito confortável que é falar do Rio.  Acho a Beija For a segunda destacada. Mordida pelo resultado de 2014, volta a Africa, onde também navega com segurança, tem um ótimo samba. A comunidade estã cuspindo fogo pelo título. Quer ganhar?? Vença as duas…

Fred Sabino
Beija-Flor e Portela. A primeira pela sede de reação depois do resultado terrível de 2014, além de contar com ótimos samba e comunidade; também vejo a questão política, já que a pressão da escola pela mudança no corpo de jurados deu certo. A segunda, pela preparação sem sobressaltos, e pelo processo de evolução que vem tendo nos últimos anos, sem contar também o ótimo samba.

Guilherme Ayupp
Divido em dois grupos. Portela e Beija-Flor com mais força na disputa. A primeira por estar totalmente reestruturada e com um conjunto de quesitos que a qualifica para o título, além da força de seu samba e de sua empolgada comunidade. A segunda também tem no samba sua grande força e não vem enfrentando os pré-julgamentos negativos de 2014. Some-se a isso o fato de cantar um tema que o nilopolitano se sente mais à vontade. Salgueiro, Imperatriz, Mocidade e Tijuca correm por fora, na minha visão.

Gustavo Vaz
Beija-Flor, pois tem samba forte e enredo afro, que devem potencializar a conhecida – e mordida – comunidade nilopolitana e a bateria consistente e cadenciada. A Portela se reergueu e vem com samba que pode explodir. A questão é o enredo surrealista e como a escola vai se portar como favorita após tanto tempo. Por fim, a Mocidade, que tem grana e a Paulo Barros, com enredo autoral que ele finalmente emplacou, após ter enchido a paciência de Fernando Horta por anos na Tijuca.

20140304_051638Henrique Brazão
Beija-flor vem com um Laíla mordido pela classificação no último ano e com um enredo e um samba que são a cara de Beija-Flor. Se você ouvir o samba sem o Neguinho cantar você não fica na dúvida de qual escola é. Portela já vem de um ótimo desfile do ano passado e agora vem mais madura para conquistar o título com um enredo que poderia ter mais a cara da Portela, mas promete muito na avenida. Mocidade vem com o campeão Paulo Barros. Além dele ser o queridinho e estar na moda, faz um bom trabalho e deu confiança para a comunidade. O desfile do ano passado já mostrou isso, o chão estava confiante que aquele era o último ano na briga contra o rebaixamento. Agora é brigar pelo título.

Leonardo Dahi
A Beija-Flor uniu duas características que, em Nilópolis, costumam dar problema para as demais: vem falando de África com um samba que é a sua cara e vem mordida pelo resultado de 2014. A Mocidade tem o Carnavalesco da moda com um enredo autoral (coisa que não acontece desde 2011), um caminhão de dinheiro e uma comunidade em êxtase. E a Portela vem com tudo após o ótimo desfile de 2014. Agora a escola sabe que pode brigar pelo título e vem forte para a Avenida. Se o surrealismo de Alexandre Louzada for bem executado, vai ser ruim de segurar.

Lourival Mendonça
Eu andei por dentro do barracão do Salgueiro. Consegui acesso através do Felipe Ferreira, da UERJ. Só não destrinchei o conteúdo porque desejo repetir a experiência em 2016… Mas posso garantir que o Salgueiro virá impactante como não se via desde o desfile sobre o cinema. Acredito que é a favorita ao título, porque o enredo é forte e as soluções são belíssimas. O samba do Salgueiro é fraco, mas samba bom nos desfiles atuais é aquele que a comunidade leva no grito, e não mais o que tem qualidade musical, que não anda boa para o lado de quase ninguém. Portela vive um grande momento sim, mas o grau de expectativa, tão gigante quanto suas alegorias prometem ser, é o grande problema da escola. Isso porque geralmente o portelense já desfila garboso, cheio de orgulho de sua águia, mesmo que não vá muito bem plasticamente (quase sempre) ou com samba fraco (quase nunca). Agora, se o componente mandar às favas esse favoritismo que só atrapalha, e se o gigantismo não atrapalhar (vide o tripé do rádio que a escola deixou para trás em 2014), ela é favorita ao título. A Grande Rio pode ser um azarão na pista e vir para disputar o título. Tem um samba interessante, um enredo cheio de possibilidades e que cai nas mãos de um jovem talento. Quem sabe esse é o ano em que Fabinho definitivamente deixará de ser uma promessa e vai se transformar em um carnavalesco top? Acho que pode pintar a vice-campeã no domingo de carnaval, está no mesmo patamar que a Portela.

Luiz Antonio Simas
Beija-Flor e Portela. Têm força política, força da comunidade, sambas de bom nível e fundamentos que proporcionam bons desfiles.

Pedro Ivo Almeida
Beija-Flor e Portela. A primeira por voltar a apostar na velha fórmula africana de sucesso. Escola tem um bom samba e a forte comunidade nilopolitana está “mordida” após o sétimo lugar em 2014. Vontade de dar uma resposta pode ajudar o desempenho na Avenida. Já a agremiação de Madureira é favorita pelo “conjunto da obra” nos últimos dois anos. Um título é questão de tempo. Após anos turbulentos, a turma de Oswaldo Cruz e Madureira se organizou, colocou as finanças em dia e devolveu o orgulho à comunidade. Além disso, tem um belo samba e uma bateria que vem se mostrando uma das principais do grupo Especial há alguns anos. Não vejo a briga fora dessas duas escolas.

Rafael Rafic
Difícil sair do lugar comum e não dizer Beija-Flor e Portela. A primeira vem mordida contra o injusto sétimo lugar do ano passado e a segunda era um gigante que hibernou por 30 anos e acordou com muita fome e sem temores. São duas escolas que historicamente sabem lidar bem com favoritismo, mesmo que a Águia não tenha esse rótulo há mais de 20 anos.

Rica Perrone
Mocidade, Portela e Beija Flor. Basicamente por administração e dinheiro.

Rodrigo Farias
Há ao menos nove escolas que devem lutar pelos seis primeiros lugares. Beija-Flor, Mangueira e Mocidade devem juntar-se às seis primeiras de 2014 na disputa. Mas na luta direta pelo título cravo Portela, Beija-Flor e Imperatriz, nesta ordem.

granderiodesfile20143 – Quem pode surpreender no Grupo Especial. Por quê?

Aline Said
A Mocidade pode surpreender. Vem renovadíssima, tem o carnavalesco mais badalado do momento e, segundo as notícias do mundo carnavalesco, tem muita grana para investir e realizar as loucuras de Paulo Barros.

Alex Cardoso
Se “surpreender” significa haver alguma escola que possa tirar o título das duas citadas anteriormente, em circunstâncias naturais, não há! Se for quem “corre por fora” no caso de problemas com as duas, diria Imperatriz.

Alexandre Araújo
Acho que pelo processo de reestruturação pelo qual a escola passou, pelo resgate da autoestima dos componentes e, principalmente, pela contratação do Paulo Barros, a escola tem tudo para pintar entre as campeãs. A minha querida São Clemente também pode ser uma boa surpresa. Rosa Magalhães, uma das maiores carnavalescas do carnaval, vai dar peso à escola. A redução das alas comerciais, a entrega dos componentes e o ótimo samba podem ajudar a escola da Zona Sul.

Aloisio Villar
Mangueira. Tem bandeira e tem samba.

Anderson Baltar
Não sei dizer se seria uma surpresa, mas acho que a Ilha será ainda mais competitiva do que no ano passado. Seu samba contagiou os componentes, o enredo é muito inteligente e o barracão, um dos mais belos da Cidade do Samba.

Bruno Malta
Imperatriz e São Clemente. A primeira pode surpreender e sonhar com a taça, tem um grande carnavalesco, conta com a volta de Fábio de Mello a comissão de frente e tem o excelente Nêgo no carro de som, além de ter o melhor samba do ano. Já a segunda parece estar fazendo o melhor barracão de sua história e conta com a assinatura da campeoníssima Rosa Magalhães e tem também o melhor enredo do ano, se não errar, sonha com sábado de campeãs.

Emerson Braz
Mocidade. Paulo Barros fez uma grande aposta em sua vida confortável no Borel. Ponto pra ele, pois pegou uma escola que faz anos não mostra seu gigantismo dos anos 90. As traquitanas dele podem funcionar e é o que tem sido premiado por esse júri da Liga. Peca pelo samba? Peca e muito… mas com os milhões do mecenato pode ganhar, sim. Acho que a velha Mangueira pode fazer bonito. Com um ótimo samba e entrando nos trilhos da gestão mais cerebral, a Verde e Rosa tem tudo para espantar o marasmo.

20140308_221539Fabrício Gomes
Grande Rio e Imperatriz. A primeira por ter um excelente carnavalesco, a cada ano mais amadurecido e com boas e boas ideias. E também pelos investimentos que vem fazendo em seu carnaval (terá a comissão de frente que foi da Tijuca nos últimos anos). E a Imperatriz por ter um dos três melhores sambas do ano, ter um excelente intérprete e um enredo que poderá surpreender.

Fred Sabino
Mangueira. Evidentemente não para ser campeã, até pela terrível posição de desfile, mas para voltar ao sábado depois de alguns anos fora. O samba e o enredo são dos melhores do ano, e a comunidade abraçou a causa, como visto nos ensaios, tanto na Sapucaí, como na rua. Além disso, apesar de não ter grandes recursos, a preparação finalmente ocorreu sem graves problemas.

Guilherme Ayupp
Acredito que a Imperatriz pode ser o fator surpresa neste carnaval. Digo isso por ser uma das grandes escolas que vem renascendo, vide o desfile de 2014, o mais bonito plasticamente, mas que foi punido por erros da própria escola. A Imperatriz tem um grande samba e um talentoso carnavalesco. Pode ser o intruso no meio das favoritas.

Gustavo Vaz
Surpresa e Especial não são palavras que combinam, mas já que é para apostar: Imperatriz. A verde-e-branco vem de dois carnavais bem agradáveis, voltou a ser bem vista pelo júri, tem um samba forte e enredo também. Se deixar de fazer as pataquadas na pista que vem cometendo seguidamente, pode estar na briga.

Henrique Brazão
Salgueiro corre por fora pelo título. Não está entre os postulantes a ser campeão, mas tem Renato Lage naquele que pode ser seu último carnaval pela escola. Não creio em um belo desfile da Mangueira, mas o chão pode contar muito. Não briga na parte de cima, mas também não ficará na parte de baixo.

Leonardo Dahi
Na disputa pelo título, acredito que Salgueiro e Imperatriz, embora não possam ser chamados de “zebras” podem, de repente, entrar nessa briga. Para voltar entre as seis, tenho uma certa expectativa quanto a Vila Isabel, que tem sido pouco falada, e a Mangueira, que pode fazer um Carnaval à lá 2011 e se destacar no chão em detrimento do visual.

Lourival Mendonça
Além da Grande Rio, acho que a Mocidade é o fator-nem-tão-surpresa assim. Por ter Paulo Barros, que fez o seu feijão-com-arroz no último carnaval, mas que parece prestes a retomar sua linha de grandes novidades. Só não aponto como favorita ao título porque a década perdida ainda deve ressoar um pouco pelas bandas de Padre Miguel. Quem sabe o caminho da vitória não é retomado a partir de 2016.

Luiz Antonio Simas
Grande Rio. O carnavalesco é bom, o desfile de 2014 foi surpreendente, o enredo autoral ajuda e a escola parece mais amadurecida e ciente da importância de romper com certos equívocos do passado.

Pedro Ivo Almeida
Mocidade, na parte de cima. Ao meu ver, é a única escola com capacidade de surpreender e tirar o título das duas favoritas. O fator Paulo Barros pode pesar a favor da escola de Padre Miguel.

Rafael Rafic
Mangueira. Tem história, tem nome, tem muito apelo popular, tem um carnaval planejado dentro das suas limitações, tem chão, tem MS & PB, tem comissão de frente e o principal: tem samba, tem muito samba. Um samba que é a verdadeira essência da velha Mangueira. Um samba que, inicialmente, eu e Aloisio defendíamos sozinhos, mas cada vez mais ganha adeptos.

Rica Perrone
Acredito na Grande Rio correndo por fora. Mas meramente porque achei o enredo muito interessante e o samba também.

Rodrigo Farias
Cito duas escolas que podem e devem surpreender. A União da Ilha tem tudo pra repetir o bom desempenho e se firmar como uma das escolas em evidência. Por outro lado, acredito que a São Clemente, pelo enredo e carnavalesca, deve escapar com folgas do rebaixamento e surpreender no desfile. Não cito a Mocidade neste ponto por acreditar que, desde ano passado, ela já é uma realidade. Uma boa colocação, neste caso, não seria surpreendente.

imperatriz20154 – Quais as favoritas para o desfile das campeãs? Por quê?

Aline Said
As favoritas são Beija-Flor, Imperatriz, Portela, Mocidade, Grande Rio e Salgueiro. As quatro primeiras, pelas razões acima expostas. Grande Rio por ser uma das queridinhas do júri e Salgueiro pelo fato de ter o grande Renato Lage como carnavalesco. Também disputam vagas no desfile das campeãs União da Ilha, que se consolidou no Grupo Especial, Unidos da Tijuca e Mangueira, que tem uma força incrível e um enredo com a cara da escola.

Alex Cardoso
Seis escolas buscam quatro vagas. Mas vejo vantagem para Imperatriz, Tijuca, Mocidade e Grande Rio. Ilha e Salgueiro batem à porta.

Alexandre Araújo
Acho que Portela, Beija-Flor, Mangueira e Tijuca. A briga pelas duas últimas vagas vai ser árdua. Grande-Rio, Salgueiro, Ilha, Imperatriz e Mocidade tão no páreo.

Aloisio Villar
Esse ano está nivelado. Tem 10 escolas que podem chegar.

Anderson Baltar
Como disse anteriormente, a disputa está muito acirrada. Mas eu aposto em Portela, Beija-Flor, Ilha, Salgueiro e Grande Rio. Para a última vaga, todas as demais estão na briga. Só vejo São Clemente e Viradouro um pouco abaixo, mas também com possibilidades.

Bruno Malta
Mocidade, Portela, Beija-Flor, Imperatriz, Tijuca e Grande Rio. As quatro primeiras pelo que foi citado nas respostas anteriores , a quinta por ter uma comunidade muito forte nos quesitos de pista e a sexta pelo seu carnavalesco e sua força política.

Emerson Braz
Portela, Beija Flor, Tijuca, Mocidade, União da Ilha  e Mangueira.

Fabrício Gomes
Beija-Flor, Mocidade, Salgueiro, Portela, Imperatriz e Grande Rio.

Fred Sabino
Beija-Flor, Portela, Salgueiro, Grande Rio, Mocidade e Mangueira. São as escolas que reúnem os principais fatores para um bom resultado: comunidade, enredo, samba, recursos e política, não necessariamente nesta ordem.

20140303_224329Guilherme Ayupp
Além de Portela e Beija-Flor, apostaria na Mocidade, que também pode beliscar o caneco, mas para mim está um degrau abaixo. Unidos da Tijuca, Salgueiro, Imperatriz devem fechar este grupo. Tem muita escola para pouca vaga. Mangueira com seu sambaço não pode ser totalmente descartada, a própria Grande Rio. Acredito em notas emboladas até o último quesito.

Gustavo Vaz
Além das quatro já citadas acima: Salgueiro, apesar do samba fraco, Renato Lage sempre tem uma carta na manga e a escola está fora do radar; Ilha, que vem de um ótimo 2014 (apesar de achar que o samba vai arruinar as chances da escola) e a Grande Rio, que pode fazer o pior desfile possível que sempre está no sábado. Tijuca e Mangueira correm por fora, mas acho que a segunda está no ponto que ela gosta para “roubar” – no bom sentido – a vaga de alguém.

Henrique Brazão
Essas quatro que coloquei nos itens anteriores: Beija-Flor, Portela, Mocidade e Salgueiro. Imperatriz também tem vaga garantida nas campeãs.  A última vaga fica com Mangueira ou União da Ilha.

Leonardo Dahi
As cinco citadas na briga pelo título – Beija-Flor, Mocidade e Portela em primeiro plano e Salgueiro e Imperatriz por fora – não devem ficar de fora. Das outras sete, apenas Viradouro e São Clemente não brigam pela última vaga. Grande Rio, Tijuca e Ilha um pouco à frente de Mangueira e Vila Isabel.

Lourival Mendonça
Além das já listadas (Salgueiro, Portela, Grande Rio, Mocidade), completo o time das campeãs com Beija-Flor e Imperatriz. Nem tanto pelo carnaval, mas pelo novo júri. A Beija-Flor pode voltar entre as seis, é o que vai acontecer provavelmente, mas sua fórmula é desgastada demais para credencia-la a título. Acho que Laíla tem seu valor, sua importância na História do Carnaval é inegável, mas já deu. Sua insistência em manter uma Comissão de Carnaval sem que ninguém se destaque (só ele) está levando a escola para um caminho de mesmice, sem contar que o enredo é insosso, óbvio e anacrônico no carnaval atual: não dá pra disfarçar, em plena era da informação, que a escola está enaltecendo um regime ditatorial, e isso deveria por si só tirar preciosos pontos da deusa. Agora, a Imperatriz. O enredo sobre futebol foi uma grata surpresa, e o ponto fora da curva parece se sustentar com uma África que poucas vezes foi visitada pelo pessoal de Ramos, mais afeito à Corte europeia e a seus barroquismos. Falar de África e de Mandela de forma inovadora é muito difícil, mas é o que a escola tentará nas mãos de um carnavalesco que anda queimando a língua de muita gente, inclusive a minha. Acho que figura entre as seis, mas sem título à vista.

Luiz Antonio Simas
Portela, Beija-Flor, Grande Rio, Salgueiro, Imperatriz e União da Ilha.

Pedro Ivo Almeida
Portela, Beija-Flor, Tijuca, Mocidade, Salgueiro e Imperatriz. As duas primeiras por motivos já citados acima. Salgueiro e Tijuca por terem atingido um modelo de desfile que coloca as duas sempre na parte de cima. Acredito que só uma zebra tira Tijuca e Salgueiro do sábado das campeãs. Mocidade por contar com Paulo Barros, um samba que pode funcionar bem e ter a comunidade forte. Coloco a Imperatriz porque acredito que a escola de Ramos pode manter a linha de evolução dos últimos anos.

Rafael Rafic
Beija-Flor e Portela porque são favoritas ao título. Imperatriz Leopoldinense, que vem se recuperando aos poucos e tem quesitos competentes. Mocidade pelo fator Paulo Barros. Ilha se continuar a voltar a sua essência brincalhona sem perder a seriedade exigida nos desfiles atuais, como Alex de Souza fez ano passado, apesar da queda de qualidade do samba. Por fim a Mangueira, por tudo o que disse na questão anterior.

Rica Perrone
Mocidade, Portela, Beija Flor, Imperatriz, Grande Rio e aposto aí numa Tijuca pra provar que não dependia do Paulo. Apesar de eu achar que dependia.

Rodrigo Farias
Como dito em tópico anterior, as seis primeiras de 2014 devem lutar pelas Campeãs, junto a Beija-Flor, Mangueira e Mocidade.

mocidade25 – Vila Isabel e Mocidade atravessam momentos semelhantes de reconstrução. O que esperar das duas escolas para 2014?

Aline Said
Penso que a Vila Isabel fará um desfile para ficar no meio da tabela. É uma escola que tem um chão incrível, mas temo que a parte plástica não permitirá que a escola alcance uma vaga nas campeãs. Quanto à escola de Padre Miguel, acredito que abocanhará uma vaga entre as seis primeiras.

Alex Cardoso
Duas situações muito diferentes. A primeira passa por transformação lenta. Vai demandar mais tempo pra brigar por algo maior. Tem que passar muito melhor do que 2014 pra não brigar contra o rebaixamento. A segunda é a mudança do dia pra noite. Equipe estelar, belo aporte financeiro e a grife do momento, Paulo Barros. A teoria diz que briga pelo título. Não vejo essa possibilidade para este ano. Voltará ao desfile das campeãs brigando entre terceiro e sexto.

Alexandre Araújo
Da Mocidade eu espero mais. Acho que a escola realmente tomou um choque de gestão e contratou o “cara” do carnaval. Tem um enredo bastante singular, um samba funcional e uma comunidade que abraçou o projeto. A Vila também faz mudanças importantes na parte administrativa da escola, ainda acho que está um pouco atrás, mas com certeza não vai repetir o vexame de 2014.

Aloisio Villar
Apresentações decentes, coisa que a Vila não fez ano passado e a Mocidade vem fazendo pouco. As duas tem obrigação disso, ainda mais a Mocidade que tem dinheiro e Paulo Barros.

Anderson Baltar
Um desfile digno e de chão espetacular da Vila. E uma Mocidade se redescobrindo grande.

Bruno Malta
Da Mocidade se espera um grande desfile e até uma briga ferrenha pela taça por conta de tudo que foi exposto na outra resposta, da Vila Isabel não tenho grandes expectativas e temo pro que pode aprontar (de ruim) o seu carnavalesco que não acerta um carnaval há longos 7 anos.

Emerson Braz
A expectativa que tenho é de que a Mocidade venha pras cabeças já nesse ano e a Vila faça um bom desfile, renascendo para 16. Não acredito em titulo de nenhuma delas, salvo uma grande surpresa (possível) vinda de Padre Miguel.

Fabrício Gomes
Mocidade vem pra ganhar o carnaval. Vila Isabel ficará no grupo intermediário pra trás.

Fred Sabino
Ainda será um ano de plantar, para que se colha na sequência. A Mocidade tende a fazer um desfile grandioso e bem ao estilo Paulo Barros, mas o samba e enredo não me agradam. A Vila tem bons enredo e samba, mas não conseguiu tantos recursos como a Mocidade, e, mesmo com o chão maravilhoso que tem, deve ficar na zona da marola.

Guilherme Ayupp
A Mocidade disputa o título e a aposta de Paulo Barros, como sempre, é na cabeça da escola. A ideia é causar o mesmo impacto da Tijuca de 2010. Entretanto o ensaio técnico da escola evidenciou falhas estruturais. Tantos anos de má gestão não se resolvem de um ano para o outro. A não ser que o desfile pegue na veia. Da Vila eu espero um desfile melhor que o de 2014, mas não aposto na escola para voltar no Sábado. Meio de tabela, entre 7º e 10º. O júri estará pressionado pelas injustas notas que salvaram a escola ano passado.

20140309_015304Gustavo Vaz
Vila vai juntando os cacos. É a única escola que vejo com certeza na zona da marola, mas espero um desfile agradável. Já a Mocidade tem expectativas altas, e uma posição fora das Campeãs será decepcionante. A ver se o júri vai levar em conta a grife do carnavalesco, ou se a Mocidade terá que fazer dois desfiles campeões para levar um, como a Vila em 2012-13 e, talvez, a Portela em 2014-15.

Henrique Brazão
Dois momentos de reconstrução, mas duas escolas bem diferentes. Mocidade vem confiante, com dinheiro e com Paulo Barros. Não acredito em um grande desfile da Vila Isabel. Não sei se pode chegar ao desastre do ano passado, mas a Vila não vem forte, bem ao contrário da Mocidade.

Leonardo Dahi
Não acho que sejam momentos semelhantes. A Mocidade já se reconstruiu. O dinheiro entrou, a equipe de Carnaval é campeã e a escola vai entrar na Avenida favorita. Já a Vila Isabel tem um momento mais delicado, vai precisar caminhar aos poucos. Acho que o objetivo da Vila este ano não é competir com as demais: é fazer um bom desfile, que orgulhe a comunidade. Se ficar em oitavo, nono, décimo, paciência. Mas o objetivo é desfilar bem.

Lourival Mendonça
Sobre a Mocidade, reitero que volta entre as seis, mas não disputa título. A Vila Isabel aposta numa comunidade maravilhosa, num samba enredo de verdade, numa plástica bem tradicional e num carnavalesco apenas competente. Mas tanto apego aos anos 1990 pode custar um papel de simples figurante no carnaval de 2015. Sem contar que há a possibilidade de se penalizar a escola pelo escândalo de 2014.

Luiz Antonio Simas
Da Vila o que se espera é um desfile digno, distante do horror de 2014. Recuperar a dignidade já será um avanço. Da Mocidade se espera um desfile de acordo com o personalismo do carnavalesco, que tem por hábito colocar a escola a serviço de seus objetivos, quando o ideal seria o contrário.

Pedro Ivo Almeida
Mocidade (já citado acima) pode usar a motivação por este momento e o fator Paulo Barros para brigar na parte de cima, fato que não acontece há anos. A Vila, apesar da vontade de apagar a imagem ruim deixada em 2014, ainda sentirá falta de um aporte financeiro. Não creio em um GRANDE desfile da azul e branca.

Rafael Rafic
As notícias oficiais e oficiosas indicam que a Mocidade está gastando um dinheiro surreal neste carnaval, fazendo a limpa no mercado do carnaval e estando em uma verdadeira “bolha” financeira. Com esses atributos e tendo a comunidade aguerrida de Padre Miguel, desfile das Campeãs passa a ser obrigação. Já a Vila luta apenas para recuperar sua dignidade. Terá um barracão decente, porém nada de extraordinário se espera. Logo terá que tirar o milagre da pista, como a Portela tão bem fez em 2009 e 2012 e bateu na trave em 2013. O samba pede mais melodia e menos grito, exatamente o oposto do que a Vila gosta de fazer, desde Kizomba e passando pela “Era Tinga”. Se ela entrar querendo fazer “grito de guerra”, ficará na famosa marola. Se ela souber se ajeitar direitinho, esquecer o ano passado e simplesmente desfilar, por que não beliscar uma abertura do Desfile das Campeãs?

Rica Perrone
Não vejo semelhança. A Mocidade tem uma condição que a Vila ainda não tem de grana. Não espero muito da Vila, da Mocidade posso até esperar título.

Rodrigo Farias
Ambas passam por momentos de reconstrução, mas vejo a Mocidade na parte final desse processo. A garra, beleza e qualidade do desfile de 2014 mostraram que a verde e branca já amadurece sua volta às primeiras colocações. A Vila ainda está iniciando um processo de renascimento, que sendo bem conduzido, pode alçar a escola a voos maiores a partir de 2016.

mangueira20156 – O que esperar de sua escola do coração este ano?

Aline Said
Tive a felicidade de participar do ensaio técnico do Império Serrano e confesso que o ensaio superou minhas expectativas. Espero um grande desfile da escola! Chão temos de sobra. Se a parte plástica vier aceitável, creio que poderemos brigar pelo título, apesar da posição ingrata.

Alex Cardoso
Título. Tem que fazer os jurados ficarem desconfortáveis em tirar algum ponto da Escola. Isso se faz com um desfile correto no chão e encantador na relação com o público. A segunda parte irá acontecer. Portanto, se a proposta surreal de Alexandre Louzada der certo na pista, ficará cada vez mais difícil premiar Guiné Equatorial. Não queria ser jurado neste caso.

Alexandre Araújo
Todo ano espero que a escola se supere. Acho que a São Clemente nunca esteve tão organizada, cercada de pessoas competentes no meio do carnaval. A homenagem ao Fernando Pamplona é um grande enredo e que será desenvolvido por uma craque na avenida. A escola vem com o chão forte. Pelos os ensaios que acompanhei, o samba caiu no gosto dos componentes, os segmentos todos estão confiantes num bom desfile. Sabemos das dificuldades, tememos pelo julgamento e não vamos nos contentar em apenas nos manter no grupo especial. A São Clemente deu muitos passos nos últimos anos e caminha pra quem sabe incomodar ainda mais as grandes.

Aloisio Villar
Que desfile, e isso é sério. Desfilando e que não acabe, e isso também é sério. Não acabando que o presidente tome vergonha na cara e a deixe antes que vire bloco. Falo do Boi da Ilha. Se a escola desfilar e não acabar após o desfile já está no lucro.

Anderson Baltar
Como já disse acima, acho que a Ilha tem tudo para mostrar que o quarto lugar de 2014 não foi obra do acaso.

Bruno Malta
No Especial só tenho simpatia atualmente pela São Clemente, então falo sobre ela e um pouco sobre o Império Serrano. Da primeira espero muito mais do que vi em 2012 do que nos últimos dois anos. A escola tem tudo para fazer um grande carnaval, está nas mãos dos componentes. Sobre o Império, espero que se baseie bastante na garra habitual de seus componentes e caso não suba que pelo menos incomode.

Emerson Braz
Vi Nilópolis no ensaio técnico. Espero a marca Beija Flor à plenitude. Gritando o samba. Tatuando na vida mais um desfile espetacular. Muitos negros, garra, emoção, organização, Neguinho, Pinah, Selminha, Claudinho, Laíla, Papai e a mítica comunidade… Gostei do andamento do samba e daria uma pequena acelerada no desfile. Com o gigantismo alegórico que marca a escola, não vejo outra coisa que não seja a disputa do título.

Fabrício Gomes
Espero que volte para o Sábado das Campeãs (Imperatriz).

20140302_020457Fred Sabino
A Mangueira promete um desfile para resgatar a autoestima dos componentes e torcedores. Samba e enredo com a cara da escola nos áureos anos 80. Mas terá de fazer um desfile sem erros para voltar no sábado.

Guilherme Ayupp
A Mangueira de sempre: muita emoção, acompanhada de erros primários. O ensaio técnico deixou muito claro isso. Sobra chão e garra, falta organização, estrutura e uma equipe de harmonia e evolução que entenda que um desfile de escola de samba não se limita a samba e bateria. No aspecto plástico espero muito do carnavalesco.

Gustavo Vaz
Um desfile que seja típico da Mangueira, com canto forte, impulsionado pelo bom samba, e o chão potencializando o desfile da escola, como é clássico. Não dá para esperar briga por título, mas uma volta ao sábado das Campeãs já seria bem legal. Ah, também espero que todos os carros alegóricos passem ilesos pela torre de TV…

Henrique Brazão
A minha escola volta para a série A. Não vai ser fácil ficar no Grupo Especial. Inovou no samba e com um bom samba, mas a briga é mesmo para ficar. A Viradouro terá que fazer um desfile quase perfeito para permanecer no Grupo Especial. Não estou muito confiante na sua permanência, apesar das imagens que já vi do barracão da escola.

Leonardo Dahi
Olha… Que boa pergunta. Em dado momento, olhando acidentalmente algumas fotos do barracão da Mangueira, temi pelo rebaixamento. Agora, ao ver a comunidade feliz com o samba e cantando forte, estou mais tranquilo. Vai ser um desfile de muito samba e pouca plástica. Comparei com 2011, mas acho que há uma diferença: ali houve muitas falhas de acabamento. Esse ano a escola está ciente das dificuldades, então acho que ela virá pobre, simples, mas bem acabada. É um ano equilibrado, difícil sonhar até com uma volta no sábado. Torço apenas para que o desfile corra com normalidade e que a escola desfile bem.

Lourival Mendonça
Não tenho escola do coração, ele é bem vagabundo, torço para muitas e antipatizo com poucas.

Luiz Antonio Simas
Que não caia para a Intendente Magalhães e consiga uma colocação melhor que a de 2014 (Império Serrano).

Pedro Ivo Almeida
Espero menos do Salgueiro do que nos últimos anos. Seguindo a gangorra dos carnavais recentes (sétimo, vice, campeão, quinto, quinto, vice, quinto, vice, desde 2007), não deverá brigar por título. Acredito muito em um retorno no sábado, mas não vejo a escola despontando como favorita. O samba fraco, somado à saída de Quinho, e o enredo mediano não ajudam a vermelho e branco tijucana.

Pedro Migão
Que possamos chegar à Apuração como uma das favoritas ao título. Estamos nos preparando para isso.

Rafael Rafic
“Portela, eu nunca vi coisa mais bela / quando ela pisa a passarela / e vai entrando na avenida / Parece, a maravilha de aquarela que surgiu” (Portela na Avenida, composição de Paulo Cesar Pinheiro e Mauro Duarte) É exatamente isso que eu espero da nossa Portela. Um desfile lindo, imponente, seguro e confiante como uma fiel postulante ao título que Madureira espera há nada menos que 30 anos. Se iremos ganhar, não sei. A avenida é mágica para o bem e para o mal. Mas nós estamos nos preparando para disputar o título sem “coitadismo”.

Rica Perrone
Entre as três acho muito bom pra um primeiro ano. A Mocidade está fazendo quase tudo certo.

Rodrigo Farias
A Imperatriz passou cinco longos anos lutando para se reestruturar e encontrar uma cara pós Rosa Magalhães. Os dois últimos carnavais, com desfiles sólidos, consistentes, mostraram que essa nova cara já começou a tomar forma. Acredito em mais um bom desfile, que permita inclusive a presença entre as três primeiras, algo que não acontece desde 2002.

viradouro17 – Quais as escolas que devem se preocupar com um eventual rebaixamento? Por quê?

Aline Said
Viradouro e São Clemente. Iniciar os desfiles é sempre uma tarefa inglória e, quase sempre, significa rebaixamento. E a São Clemente por ser a escola menos badalada do Especial.

Alex Cardoso
São Clemente, porque geralmente é julgada com maior rigor que as outras escolas e Viradouro, por vir da Série A. É assim que funciona o Carnaval e pronto. Pra isso não acontecer somente surgindo uma salvadora “Viradouro-2010” e isso não acontece a toda hora…

Alexandre Araújo
Cabeça de jurado é igual bunda de bebê e a gente nunca sabe o que vai sair de lá. Apesar da minha confiança na São Clemente, acho que existe uma certa má vontade com a escola, fato. Acho que a Viradouro por ter vindo do grupo de acesso e ainda não estar no esmo níveis das demais pra mim é a favorita ao rebaixamento. Mas podemos ter surpresas…

Anderson Baltar
Teoricamente, Viradouro e São Clemente. É a escola que subiu e a 11ª colocada do ano passado. Mas tudo pode acontecer.

Aloisio Villar
Todas que não tiveram influência na mudança de júri.

20140303_021511Bruno Malta
Viradouro, São Clemente e Vila Isabel. Viradouro por tudo que sabemos, pois quem abre normalmente cai, a São Clemente por enfrentar uma adversária de maior peso político no seu habitual objetivo e a Vila Isabel pelos problemas enfrentados no ano passado, um novo desfile daquele jeito não deve ser segurado pelos jurados.

Emerson Braz
Viradouro. Abriu, voltou. Num ano em que achei que quem subisse ia ficar, acho que a queda será inevitável. São Clemente, sempre ela, parece que se preparou como nunca para ficar e não acredito que outra escola vá sofrer com isso.

Fabrício Gomes
Viradouro (por estar subindo agora), São Clemente (incógnita) e Vila Isabel (acho o samba ruim).

Fred Sabino
Viradouro, por ser a escola que sobe do Acesso, e São Clemente, apesar de o enredo sobre Pamplona ser interessante e a escola contar com Rosa Magalhães.

Guilherme Ayupp
Viradouro e São Clemente disputam a permanência na elite. A escola da Zona Sul está um pouco à frente. Trouxe Rosa Magalhães e tem um dos enredos mais interessantes da safra. Além disso tem uma estrutura de quesitos mais consolidada de Grupo Especial. A Viradouro tem como trunfos, o samba e a comunidade. É uma escola grande.

Gustavo Vaz
Viradouro, já que vem do grupo de Acesso, abre o desfile e vai contar com o peso da caneta dos jurados, e a São Clemente, por ser a escola de menor peso no Especial e vir de dois anos bem fracos.

Henrique Brazão
Viradouro porque volta da série A, Vila Isabel porque ainda não está estruturada e São Clemente. Apesar da Rosa, a escola da Zona Sul vai brigar na parte de baixo.

Leonardo Dahi
Viradouro e São Clemente. Quem errar menos, fica. As outras 10 estão à frente e a condição das duas no “status quo” as coloca nessa briga.

Lourival Mendonça
São Clemente deve permanecer no Especial e lá pela quarta-feira passar a sensação de que podia vir melhor colocada. A aquisição de Rosa Magalhães é uma grande sacada: a escola passa a ter uma plástica refinada, criativa e a ter uma assinatura. O trabalho de Rosa para 2015 é muito bonito, está no capricho mesmo, conferi dentro do barracão. E o enredo é um dos melhores do ano. A Viradouro ousou em juntar dois lindos sambas de Luis Carlos da Vila. O resultado foi ótimo, um sucesso artístico, mas que destoa como samba-enredo. A própria comunidade parece não reconhecê-lo como samba-enredo. A história que ele conta também tem gosto de sessão da tarde. Uma escola que infelizmente é candidata franca à queda para a Série A.

Luiz Antonio Simas
São Clemente e Viradouro. Abrem os desfiles e não contarão com a boa vontade dos jurados, viciados em canetar as primeiras agremiações.

Carnaval-salgueiro-2014-20140303-005-size-598Pedro Ivo Almeida
Viradouro e São Clemente. A escola de Niterói carrega o fardo de ter acabado de subir e ainda abrir o desfile de domingo. Além disso, tem chassis de carros menores que outras escolas e não tem a verba de coirmãs do Especial. Vai ter que suar muito e apostar no seu belo samba para não “bater e voltar” para o Acesso. A São Clemente, que tem bons samba e enredo, ainda paga por ser uma escola de menor expressão. Querendo ou não, está sempre na corda bamba do rebaixamento.

Rafael Rafic
Com a entrada nos eixos que a Vila parece ter dado com a eleição de Dona Beta, só resta Viradouro e São Clemente nessa lista. Pela 1ª vez desde o incêndio a São Clemente irá enfrentar uma escola que, apesar de alguns problemas, tem uma bandeira de altíssimo peso e estrelada pelo título de 97. Por seu lado, nunca a São Clemente esteve tão forte como este ano, com um dos melhores enredos do ano, com a Rosa Magalhães que dispensa comentários (e se aposentando?) e com um samba que deverá render demais na avenida. Até nisso o carnaval promete uma disputa eletrizante.

Rica Perrone
São Clemente, como sempre. Mesmo quando não merece.

Rodrigo Farias
Acredito que a Unidos do Viradouro deve retornar à Série A. A São Clemente, que é apontada por muitos como outra postulante ao rebaixamento, está encorpada e já tem a “cara” e estrutura de Especial. Apenas se uma das outras 11 escolas fizer um desfile catastrófico, a Viradouro deve permanecer.

4 Replies to “Previsões para o Grupo Especial do Rio”

  1. Em 1991, eu então com 10 anos de idade, vi na televisão uma imagem que me marcaria para sempre e ajudaria a arrebatar meu coração de forma definitiva…

    O fantástico abre-alas da Mocidade Independente de Padre Miguel, com o feto dentro do globo terrestre. Quando vi aquilo encantado, só pude pensar: Nossa! Carnaval é legal!!

    Desde então sou apaixonado pelo Carnaval e pela Mocidade. Lendo os comentários neste ótimo blog e pelo clima pré-carnaval, só tenho a esperança que ela figure entre as grandes e volte a “amedrontar” as outras.

    Ademais boa sorte a todas as agremiações e que 2015 seja o melhor Carnaval de todos!!!

  2. -para mim,a mocidade é favorita,mas num nível abaixo de portela e beija-flor.depende do samba,da comunidade,e do desfile,se eu fosse o paulo barros eu abordaria um enredo mais correto,sem suas invencionices.

    -o samba da tijuca não ajuda,tinga é fraco para ajudar a crescer samba ruim,menos em 2006,mas a tijuca por ser campeã e pelo respeito pode até surpreender.

    -a nossa portela está renascida,mas o enredo surrealístico tem que ser bem feito,pra não dar confusão,e ficar confuso.

  3. Li atentamente cada resposta da equipe selecionada e devo ressaltar as ótimas soluções dissertativas do Lourival Mendonça. Obrigado por me proporcionar uma leitura que fugisse da mesmice que lemos por aí. Embasamento e coerência na medida exata.

  4. bons carnavais concoro com o sujeito ai mocidade nesse ano e outros anos anteriores foi mesmo muito futurista mas ela como outra escolas passam por dificuldade ate a mangueira que agora nos ultimos anos insiste m ficar em 8º lugar o q da nojo e a beija flor com a globo em 2016 com o memso samba de 2015 vai dar trabalho para perder eu aposto no titulo de samba religioso este ano e palpitando 1º U Tijuca 2ª mocidade 3ª a da globo beija flor 4ª portela 5ª salgueiro 6ªgrande rio 7ª imperatriz 8ª mangueira falando de mangueira melhoraram muito estao mais disciplinados mais umildes e a melhor bateria dos dois dias de desfile e ponto final.

Comments are closed.