Sexta e sábado tivemos os desfiles das escolas de samba do grupo de acesso do Rio de Janeiro. Noves fora o dinheiro restrito que essas escolas recebem em relação ao grupo especial tivemos um desnivelamento não só nas escolas como nos dias.

Se usássemos jargões do futebol poderíamos dizer que sexta tivemos as prováveis rebaixadas ao grupo B, a turma da “zona da marola” e as melhores que no máximo buscariam vagas na “Libertadores”.

Unidos de Bangu e Em Cima da Hora sofreram com os horários de seus desfiles e falta de dinheiro. Bangu com o agravante de ser reestréia, depois de tanto tempo, na Marquês de Sapucaí. Em Cima da Hora pelas fantasias incompletas em várias alas.

No ponto de cima do dia podemos destacar Paraíso do Tuiuti por sua plástica e Império Serrano por seu chão. Se juntássemos as duas teríamos uma séria postulante ao título. Como são duas escolas diferentes devem buscar no máximo os cinco primeiros lugares.

IMG_1928O sábado foi mais forte e isso já era previsto desde a divisão dos dias. Daí deve sair a campeã.

Cubango e Império da Tijuca vieram afros e muito bem. Cubango com a vontade de estrear na Sapucaí, bateu várias vezes na trave e Império da Tijuca com a descida do ano passado engasgada. São duas sérias postulantes ao título.

Estácio de Sá foi a última a entrar na avenida e consigo levou o favoritismo no grupo. Fez um desfile muito bom, mas não confirmou esse favoritismo absoluto. A parte plástica estava inferior às escolas citadas anteriormente e o andamento acelerado atrapalhou o ótimo samba-enredo.

A melhor escola, em minha opinião, foi uma que também vem em uma crescente nos últimos anos e quer a ida ao especial.

No ano passado a Unidos de Padre Miguel já fizera um ótimo desfile, o melhor conjunto plástico, mas pecara em alguns quesitos. Esse ano pecou em nada.

Um excelente enredo sobre Ariano Suassuna emocionou e cativou a todos. Mais uma vez dando um show de bom gosto plástico a agremiação fez uma apresentação arrebatadora colocando na avenida todo o universo de Ariano. O samba, muito bom, usou e abusou de palavras difíceis sem se importar com facilidade até porque nem sempre o fácil é bom.

A Unidos é useira e viseira em sair dos moldes tradicionais em samba e vem tendo sucesso com isso. O verso mais bonito do acesso pra mim é da escola. O início do samba com “Chora poesia”.IMG_1761

O verso mais bonito, porque o samba mais bonito é de outra escola.

A Renascer não fez um grande desfile, deve figurar na parte debaixo. Mas tem um dos melhores sambas do carnaval, uma das unanimidades da folia em 2015.

A homenagem a Candeia criou um excelente samba enredo, encomendado pela direção da agremiação, e salvou a escola de ter problemas mais sérios na apuração. Renascer foi a prova viva que sim, um samba faz a diferença.

Enfim. Melhor samba pra mim da Renascer, mas melhor desfile da Unidos de Padre Miguel, com Estácio, Império da Tijuca e Cubango brigando forte.

Mas não dá pra adiantar uma vencedora. Só saberemos amanhã.

Os envelopes que irão dizer.