No último final de semana mais quatro ensaios técnicos foram realizados na Marquês de Sapucaí visando o carnaval de 2015. Eu estive lá cobrindo para o Ouro de Tolo e o portal SRZD.

No sábado tivemos uma noite de grupo de acesso com União do Parque Curicica e Império Serrano. Curicica fez um ensaio animado, alegre, com os componentes “comprando” o enredo e o samba que defenderam. É fundamental para o sucesso de um desfile que isso ocorra.

Quando ocorreu a união do grupo A com o B, formando a série A, Curicica fazia parte do antigo Acesso B e acredito que ao lado de Unidos de Padre Miguel e Caprichosos de Pilares foi a escola que melhor se aproveitou dessa união, crescendo seu patamar. Hoje a agremiação faz parte do primeiro grupo da série A.

Curicica2Escolheu um bom enredo homenageando três dos maiores artistas de nosso samba. Arlindo Cruz, Martinho da Vila e Monarco.

Não é fácil fazer enredo sobre um homenageado, principalmente musical porque são várias citações musicais a serem impostas ao samba e o compositor tem a dificuldade de fazer isso sem parecer um “recorte / colagem”, sem parecer que jogou a esmo, colocou no samba só para “se livrar”.

O desafio de um compositor em uma situação dessas é fazer a passagem das citações naturalmente, fluindo sem que o ouvinte perceba. De três então é mais difícil ainda porque tem que passar de um para o outro naturalmente.

Não é um grande samba, mas consegue fazer isso de uma forma honesta. Tem alguns clichês como o começo do samba “Abrem-se as cortinas / que o show vai começar”,mas tem sacadas legais como o trocadilho com o nome de Arlindo Cruz “No ar lindo banjo e poesia”. Pelo que passou na avenida acho que Curicica vem bem.

Império veio depois e eu costumo dizer que a escola da Serrinha é “o elefante que trabalha no circo” porque se o elefante soubesse a força que tem seria o dono do circo. O Império passa a impressão de não saber a força que tem.

Gravando13Vem para 2015 com mais um grande samba, para mim inferior ao da Renascer, mas com o “padrão Império Serrano de qualidade”. Sempre que o Império “não vende” seu enredo por uns “caraminguados” que não mudam nada sua difícil situação financeira isso ocorre.

Fez um bom ensaio, comunidade cantando forte porque é uma escola que o componente não apenas desfila, mas defende seu pavilhão. Normalmente quem desfila no Império é apaixonado por ele. Mas passou a impressão que vai precisar de mais para disputar o título.

Preocupa o fato do Império se acostumar com o grupo de acesso e nós nos acostumarmos em ver o Império nesse grupo. Mas incomoda ainda mais gerações de sambistas surgindo não só não conhecendo o Império disputando títulos no Especial como no próprio Especial.

Mas não credito a roubalheiras ou falta de patrono como disse um Téo Pereira da vida.

O Império é uma escola difícil de se administrar devido a passar por uma lenta renovação. Ainda não se adaptou ao carnaval profissional e moderno de hoje, mas irá ocorrer porque a escola tem o principal. Ele tem essência e por isso será grande sempre.

ViradouroNo domingo começaram os ensaios do especial com Viradouro e Vila Isabel. A Viradouro veio como uma grande incógnita pra mim. Pela primeira vez se viu a união de duas músicas de meio de ano formando um samba-enredo. Coisa que só um presidente que é grande compositor como Gusttavo Clarão poderia fazer e só na obra de alguém magistral como Luiz Carlos da Vila isso pode dar certo.

Era uma incógnita porque acho uma música linda, a música mais bonita do Grupo Especial, mas ainda não sabia se era samba-enredo – e continuo em dúvida. Passou bem, comunidade cantando, mas às vezes passava a impressão de “preso”, de não estar adequado ao molde do carnaval, do samba-enredo e temeu-se que se arrastasse. Não ocorreu, mas não está livre que isso ocorra no desfile.

Mas a Viradouro fez o certo. Toda escola que sobe é fadada a cair e mesmo tendo uma bandeira ‘pesada’ a Viradouro é a favorita ao rebaixamento. Cabia a ela arriscar, fazer algo diferente para chamar atenção de jurados, público e formadores de opinião e assim fez. Escola que sobe é mal julgada, então a esperança da escola de Niterói em permanecer no Especial passa pelo sucesso de seu samba enredo. Ainda não estou convencido disso. Mas está no caminho.

VilaO fim de semana de samba se encerrou com a Vila Isabel. A escola entrou “ferida” devido ao desastre de 2014 e queria a todo custo mostrar que era coisa do passado. Seu samba é cheio de recados como “Dignidade de volta pro ninho / Isaac e Martinho dão o tom”. Essa característica sempre foi da Vila. Só lembramos de Kizomba e “Nossa sede é nossa sede”.

Isso da escola entrar mordida e berrando na avenida meu companheiro de transmissão, o grande compositor Igor Leal, disse que também é característico da Vila. Mas lembrando o desfile de Kizomba – quando me recordo que fizeram o mesmo – acho que exageraram e isso prejudicou o ensaio.

Ao contrário de Kizomba, que é um hino de guerra, o samba de 2015 é um samba melódico. Cheio de poesia, lirismo, é um “samba bailarino” como o enredo pede e cantar berrando, gritando, tira a beleza do samba, não passa toda sua qualidade.

E mais: Acho que a “voltagem” da Vila estava maior que o necessário e com isso achei a Harmonia um pouco confusa. Em uma parte pessoas se aglomeravam, mal conseguindo andar de tanta gente junta. Em outra, espaço vazio perto da lateral que dava até para nós andarmos. Cadu, outro companheiro de transmissão, chamou isso de “estilingada” e que é um erro. A escola não estava uniforme. Não estava bem distribuída.

AçãoE a força, a alta voltagem do início não foi mantida com as últimas alas praticamente “arrastando chinelo” com a evolução sendo bem prejudicada. Cabe a Vila a dica de se acalmar mais para fazer seu desfile. O ano passado já foi, já era. Tem que se preocupar com esse ano.

Bem. Essas foram minhas impressões. Domingo volto à Sapucaí para analisar Mocidade e Mangueira e depois conto para vocês. E, abaixo, os vídeos deste final de semana.

[N.do.E.: não fui aos ensaios – só vou ao da Portela – mas a gravação ao vivo da Vila Isabel trouxe um violino junto ao carro de som que ficou parecendo um mosquito zunindo. Não ficou legal. PM]

Curicica:

Império Serrano:

Viradouro:

Vila Isabel