No Rio Grande do Sul não se fala de outra coisa: desde que Patricia Moreira e mais alguns outros rapazes foram flagrados pelas câmeras proferindo ofensas raciais na Arena do Grêmio, o debate segue forte.

O capítulo mais recente tem a ver com cânticos alusivos ao termo “macaco” pela principal torcida organizada do clube, mesmo depois do acontecido. O que resultou em uma forte reação contra a organizada, agora suspensa por tempo indeterminado da Arena.

A partir disso, torcedores gremistas se manifestam na página oficial da torcida organizada, no Facebook. A leitura desses comentários é um edificante painel da natureza humana e do nível da argumentação empregada pelos defensores da torcida. A redação dos comentários é a original.

Divirtam-se:

Dyulle Eduarda: a geral ta errada assim como a torcedora que xingou aranha de macaco porem os proprios negros sao racistas, so querem mulheres brancas, ninguem nunca reparou que 99% dos jogadores negros inclusive o aranha so namoram mulheres brancas? pq eles rejeitam as negras isso nao e racismo tambem? e o pior tipo de racismo que e contra a propria raça 

Jamile Oliveira: Quando chamao de macaco tinha q ter orgunho pq é um dois animais mais intelingente da terra… E nao vao dizer no co-irmao nao tem racista pq quem vai ta sendo impoclita sao vcs… E tenho dito…. 

Carlos Alberto Brum: Esta imprensa, ela sim é RACISTA. Estimula algo que é uma bobagem. Levar à sério o que se grita em campo de futebol? Mandaram a Dilma tomar no cu, chamam o juiz de veado, corno, ladrão…. e não dá nada. Ora, procurem outras pautas, jornalistas de lixo. 

Carlos Alberto Brum: Outra: ao lado da Patrícia Moreira, filmada no campo, quase ao seu lado tinha um gremista “afro” gritando a mesma coisa que ela! Racismo? São as quotas da Dilma… 

aranhaAvelino Merigo: Essa imprensa nao tem o que falar a nao ser reportagens maléficas. Se valem de assuntos isolados para desabafar. Eu daria uma sujestao. Ao invés de provocar façam o inverso….NAO DEEM BOLA, que sintomáticamente o racismo desaparece. 

Daniel Couto: é uma palhaçada… “macaco” é um termo usado frequentemente no futebol, inclusive com um chavão “macacada” e agora de uns tempos pra cá este termo vem sendo o pivô de vários problemas envolvendo descriminação, por quê isto só vem acontecendo de uns tempos pra cá??? Se este termo é usado a décadas, acho que estes que só querem chamar atenção das mídias tem que trocar de esporte e ir jogar tênis… preconceito existe é um fato!!! Os racistas tem que ser expulsos dos estádios, mas é uma palhaçada a atenção que dão pra isto, tem coisa muito pior acontecendo e isto tu não vê nos noticiários, porquê?????? 

Lindamir Sprada Ninow: Os afro desedente como disem são mais rasista ainda porque chamao os brancos de branco azedo ,, alemao batata isso nao e rasismo , porque eles aseitom as cTas na faculdade?

Odilon Pinheiro: Não entendo como pode se ofender tanto, como pode levar para o lado pessoal tais palavras?? Será que não percebe que era a torcida decepcionada com seu time, descarregando a raiva no adversário mais próximo?? Será que ele mesmo não percebe que ajudou a acirrar os ânimos da torcida com sua catimba? Poxa!! O Aranha é uma atleta de elite, joga num dos melhores times do Brasil, ganha super bem para isso, deveria ser superior e não dar importância aos gritos da torcida adversária. O que me parece, é que ele aproveitou o momento para paralisar a partida, e depois para prejudicar ainda mais o adversário. 

Paulo Patricio: Td bem que é td tipo de racismo é inadmissível, mas vcs perceberam que todo jogador de futebol negro que reclama de preconceito quanto alcança a fama arranja uma mulher LOIRA???? Ex. Tinga. Amanhã o aranha vai estar no Eporte Espetacular da Rede Globo reclamando de racismo, mas com uma loira à tiracolo, vai entender….. 

Paulo Camargo São racista com eles mesmos mas é verdade o comentario acima eles não gostam de morenas só com as loiraças o aranha q me desculpe vai chora na globo como se la não tivesse preconceito São tudo santo porque na novela tem uma negra fazendo o papel de empregada de uma branca loira porque q não é ocontraio sera q ja não e preconceito so serve pra empregada pra dona não e a i vai deixe o grêmio em paz imprensa urubu. 

Leandro Ayres: Ja vi negros usando camiseta dizendo”100%” negro. Ja pensarão oq iam fazer comigo se eu usase uma camisa dizendo “100%” branco. !!!!!