Nos últimos dias, recebi por e-mail uma intimação da Receita Federal. De início, obviamente, fiquei preocupado com o que poderia ser. Curioso que, antes mesmo de começar a pesquisar, minha irmã me procurou, falando que havia recebido o mesmíssimo e-mail. Completando a trinca e, depois, a quadra, um tio e o namorado da minha irmã também vieram a receber.

Por via das dúvidas, resolvi confirmar no pai Google: era vírus.

A você que não é muito familiarizado com a linguagem de internet, um hoax corresponde a informações falsas propagadas em larga escala, seja por e-mail, Facebook ou Twitter. A situação que relatei referente à “Receita Federal” é o típico caso que origina um hoax. Por isso, muito cuidado e não se desespere.

Vou explicar exatamente como funcionam as intimações e citações para que você não pense que será preso ou receberá uma mega herança de um tio esquecido no interior do Afeganistão.

Basicamente, citações e intimações, sejam judiciais (processos tramitando em tribunais) ou administrativas (advindas de órgãos como Detran, Receita, Prefeitura, etc etc), correm por conta do bom e velho Correios. Quando muito, dependendo do caso judicial, por Oficial de Justiça. Citações por e-mail, apesar do mundo tecnológico que vivemos, não são realidade dentro dessa ótica.

MPClaro que há exceções, já que alguns tribunais possuem o chamado “processo eletrônico” (do Rio já tem uma parcela de casos que funcionam assim, por exemplo), mas aí é uma seara muito específica e quem recebe a intimação eletrônica (por um cadastro, não e-mail) é o advogado. Nenhuma das partes será incomodada com algum tipo de mensagem formal desse tipo.

Outro fato que ocorreu há pouco tempo foi um e-mail que meu padrasto recebeu “da Polícia Civil”. O assunto era “Pedido de Comparecimento”, o e-mail tinha um brasão da Polícia e até um número de registro de ocorrência (32771823), assinado e tudo. Nesse caso, fiquei ainda mais ressabiado e rapidamente verifiquei que era furada. Jogando o número da ocorrência, pude perceber que muita gente “caiu” nessa lorota e se desesperou, sem saber o que fazer diante daquilo.

Fico imaginando como deve ser angustiante receber esse tipo de mensagem para alguém que não tem muita familiaridade com as maldades da internet. Terreno muito pantanoso, que mentes desprovidas de algo melhor pra fazer resolvem explorar.

Portanto, fique esperto: você não será citado ou intimado por e-mail em hipótese alguma. A não ser que você seja colunista do Ouro de Tolo: toda semana tem uma intimação diferente (brincadeira, chefe).

Falando sério, desconfie 100% dessas mensagens por e-mail que vier a receber. De preferência, pesquise no Google palavras iguais utilizadas. Caso não encontre nada, consulte um advogado, pois ele certamente saberá lhe esclarecer. Ou então, melhor ainda, comente aqui conosco que eu terei o maior prazer em ajudar. Mantenha o alerta ligado.