Excepcionalmente neste sábado, o jornalista esportivo Fred Sabino analisa o troca-troca nos segmentos das agremiações visando ao Carnaval de 2015.

As mudanças nas escolas de samba para 2015

Assim como acontece no futebol, as escolas de samba sempre vivem uma entressafra de profissionais entre um Carnaval e outro. E, passados menos de dois meses do último desfile, muita coisa já foi anunciada.

Mocidade Independente de Padre Miguel – depois do sufoco na preparação para 2014 e de um desfile que não deixou a escola sob risco de rebaixamento, a Verde e Branco “largou na frente” para o próximo Carnaval. Contratou o mais badalado carnavalesco da atualidade, Paulo Barros, e já anunciou seu enredo (ou tema), sobre como seria o fim do mundo e o último dia de cada um. Diogo Jesus, ex-Portela, é o novo mestre-sala. A escola também contratou os coreógrafos Saulo Finelon e Jorge Teixeira.

Unidos da Tijuca – logo após a saída de Paulo Barros, houve temor de uma debandada. Mas a campeã de 2014 logo anunciou a contratação do carnavalesco Mauro Quintaes. Houve muitas especulações sobre uma possível saída de Mestre Casagrande, mas este teve seu contrato renovado. Já os coreógrafos da comissão de frente saíram. Quem continua é o intérprete Tinga.

Estação Primeira de Mangueira – a carnavalesca Rosa Magalhães optou por deixar a escola e, para seu lugar, foi contratado Cid Carvalho, que em 2012 e 2013 assinou os desfiles da Verde e Rosa e não teve condições ideais para trabalhar. Depois de muitas especulações sobre um possível retorno do casal Marquinho & Giovanna, o  mestre-sala Raphael e a porta-bandeira Squel renovaram. O cantor Luizito e o mestre de bateria Ailton Nunes também continuam.

Imperatriz Leopoldinense – após cantar rouco e arrumar encrenca com Elymar Santos no desfile, o cantor Wander Pires foi dispensado e a escola corre atrás de Gilsinho, que cantou em 2014 pela Vila Isabel. Saíram também o o diretor de harmonia Guilherme Nóbrega e o diretor de bateria Noca. O carnavalesco Cahê Rodrigues continua.

Acadêmicos do Grande Rio – para suprir a saída de Mestre Ciça, a Tricolor de Caxias contratou Thiago Diogo. Depois do ótimo desfile sobre Maricá, a escola renovou com o cantor Emerson Dias, o carnavalesco Fabio Ricardo e o diretor de Carnaval Ricardo Fernandes e ainda contratou o mestre-sala Raphael Verneck, ex-Estácio, e os coreógrafos da comissão de frente que eram da Tijuca.

União da Ilha do Governador – além de conseguir a permanência do carnavalesco Alex de Souza, que foi especulado para substituir Paulo Barros na Tijuca, a escola contratou Mestre Ciça para o lugar de Thiago Diogo. Roger Linhares e Nando Pessoa apoiarão Ito Melodia no carro de som. O presidente Ney Filardi será reeleito (chapa única) e os demais segmentos não sofreram baixas. A escola vai homenagear os 450 anos do Rio de Janeiro em 2015

Unidos de Vila Isabel – a escola pode perder o cantor Gilsinho mas, dependendo do resultado da eleição, deve acertar o retorno do carnavalesco Max Lopes, que assinou cinco carnavais da Vila, sendo dois dos melhores da história da escola (1985 e 1987). Além de Cid Carvalho, o mestre-sala Marquinho e a porta-bandeira Giovanna saíram.

Portela – a escola já renovou contrato com o intérprete Wantuir e seus principais segmentos, mas ainda não oficializou o substituto do mestre-sala Diogo Jesus. É outra escola com enredo definido, assim como a Ilha, sobre os 450 anos do Rio de Janeiro.

Unidos do Viradouro – de volta ao Grupo Especial, a escola também está em ano eleitoral e precisa esperar o resultado para se definir. Mas, caso aconteça a (provável) reeleição de Gusttavo Clarão, o cantor Zé Paulo Sierra e o carnavalesco João Victor continuarão na Vermelho e Branco de Niterói.

Beija-Flor de Nilópolis – o diretor de Carnaval Laíla prometeu analisar o que levou a Beija-Flor ao sétimo lugar este ano, mas ainda não houve nenhuma mudança anunciada.

São Clemente – a saída do carnavalesco Max Lopes ainda não foi oficializada pela diretoria, mas é iminente. Não estão previstas grandes alterações nos demais segmentos, por enquanto.

Acadêmicos do Salgueiro – antes mesmo do desfile de 2014, a escola renovou o contrato de seus principais personagens, como os carnavalescos Renato e Márcia Lage, do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por Sidclei e Marcella Alves, do diretor de Carnaval Dudu Azevedo e dos diretores de harmonia Jô Calça Larga, Ciro e Tia Alda.

12 Replies to “Sabinadas: “As mudanças nas escolas de samba para 2015””

  1. Mauro Quintaes na Unidos da Tijuca? Cada vez mais fortes os rumores de reedição de samba afro!

    Na Mangueira… bom, se o Cid tiver condições, será a prova dos nove: ou ele faz um trabalho decente e sem frescuras no período ou não sei se alguém vai querer contar com ele de novo.

    E o que aconteceu com o Rogerinho (mestre-sala) e o Riquinho (diretor de bateria)?? Se aposentaram? Vão para outra escola? Mudaram de função?

    1. Com a efetivação do ex-casal da Cubango, na Vila e capaz de o Rigerinho bailar, junto com a Andressa, na Série A. o Riquinho ouvi falar que ele pode pintar na Santa Cruz, mas será que o Zezo que não paga nada a diretor de bateria, aceitará de fora.

  2. Max Lopes já foi oficializado como carnavalesco da Vila Isabel, que manterá Gilsinho e efetivará o casal de mestre-sala e porta-bandeira (Diego Machado e Natália).

    E a Rosa Magalhães vai pra onde: acho que ela pode pintar na Viradouro, que terá como enredo Fernanda Montenegro e a São Clemente, e capaz de pintar por lá, Polonês ou Paulo Menezes. vejo o primeiro com mais chances até do que quase foi carnavalesco nesse ano.

  3. Hoje na coluna do Cadu Zugliani soltou uma bomba que estava prevendo desde sua exoneração da presidência, a do Átila como diretor de bateria da Imperatriz. E o Paaulinho será que pode Estar em alguma escola ainda em 2015?

    1. Vai se saber.. mas ele merece pois é um grande intérprete, aqui vai o meu apelo: Volta Preto Jóia!

    2. O Preto Jóia estava ao lado de Wander Pires em 2014 e creio que vai continuar na escola, provavelmente sozinho.

  4. tbm sou a favor da volta do Preto Jóia na Imperatriz, como torcedor e como experiencia pra escola! mesclar a juventude do Cahe Rodrigues e da Debora Coecker com a expreriencia do preto e derrepente por um mestre de bateria mais rodado. Mestre Marcone deixou saudades

  5. desde que não coloquem o Alexandre D’Mendes como interprete na Imperatriz Leopoldinense… Oh!!! cara nojento, nao canta porra nenhuma e se acha… só sabe arrumar briga…melhora o umor seu mané…

    1. Meu humor é o melhor possível para as pessoas que me respeitam e me conhecem a bastante tempo!!Resolvi responder pois não sou do tipo de responder comentário de ninguém.Mas quando você for comentar,primeiro procure corrigir o seu português.Pois Humor se escreve com “H” e Antes de questionar a maneira dos outros,volte para a sala de aula.pois acho que você está precisando SR Sergio Souza!!!ahahahaha…mais um Papagaio de pirata do samba!!!

  6. Me desculpem os tijucanos, mas a vitória em 2014 deveria ter ficado com o salgueiro, ou com a Portela, ou a Ilha que arrasaram na emoção e na beleza. Aliás a Portela bem que merece outro título. Emoção pura sua entrada na Sapucaí.

Comments are closed.