Nesta quinta feira, a coluna da jornalista Raphaele Ambrosio traz as tendências para a moda de outono e inverno.

Moda Outono Inverno 2014 – a elegância pede passagem

O verão foi embora e com ele as roupas curtas, coladas no corpo; na verdade, a ausência de vestimenta, algo que a estação pede. Mas para compensar, chegou o outono e com ele todo o seu glamour, elegância, com trajes ‘fashionistas’ que atendem a todas as classes – até mesmo a nova classe C.

Estilo muito conhecido, porém, com algumas peças renovadoras. Algumas, até, conhecidas e usadas no verão passado, como franjas, estampas… vale apostar no bom gosto e no toque pessoal, mas também, vale a pena seguir o que foi tendência na semana da moda de NY e na Fashion Week daqui. Confira algumas dicas.estampa borboleta

  • Franjas – como já havia dito, elas continuam nessa nova estação, só que de outra forma, cada vez maiores e mais ousadas, no estilo cowgirl. Vestidos, blusões e bolsas. A franja se fará presente em todas. Use sem medo de parecer cafona. Ela vai dar um charme a mais na produção. Aposte.
  • Moletom – sabe aquela peça gostosa que a gente adora usar para dormir em noites frias? Pois é, agora você pode usar na rua também, sem medo de ser feliz. O moletom chega nessa estação com ares mais sofisticados, com estampas elegantes, com detalhes mais bem acabados com tules, por exemplo e mais, pode combinar com peças mais sérias, já que ele é um traje despojado. Ele pode aparecer em vestidos também, por que não? Além de ser confortável por sua maciez, ele pode ser uma boa pedida para os dias mais frios da estação.
  • Estilo 70s – fica por conta das calças ‘boca larga’, a conhecida “boca de sino”. Mas não é só com esse estilo que as calças vão desfilar por ai. As cigarretes e skinnys também vão dar o ar da graça. Os cortes retos podem ser aposentados no guarda roupa. Vale lembrar que as calças com cintura alta continuam sendo usadas e são super bem vindas.
  • Estampas – elas continuam com força total, só que de forma mais sóbria. O estilo floral e animal print permanecem com seu glamour. Não importa o tipo, elas vão dar aquele toque especial e um diferencial na sua apresentação pessoal.
  • Cores – saem as vibrantes e entram as frias, como pede a estação. Tons pastel, cinza, vinho, azul – cor da estação, e o verde (militar) são as mais adequadas a serem usadas e exploradas.
  • Jardineiras – sim, você não leu errado! As jardineiras, hit dos anos 90, voltaram com força total. E já existem várias famosas usando, como Carolina Dieckmann e Giovanna Antonelli com sua Clara na novela das oito. Básicas, charmosas, combinam com qualquer ocasião, já que ela não vem apenas em seu modelo juvenil e sim, com sofisticação, em tecidos sem ser o tradicional jeans. Para quem gosta do estilo, tem em vários tipos: curta, comprida, colorida…
  • Pied de poule – já ouviu falar? Não? É a tal moda “pé de galinha”. Estampa que pode ser usada em shorts, vestidos longos, camisetas… Depende do gosto e estilo de cada um. Acaba dando um ar descontraído no visual. É bem divertido. Pode usar sem hesitar.
  • Suéter – o queridinho que ficou por um tempo guardado no closet, volta para as ruas com seu charme. Seja como for, suéter é um suéter e é sempre elegante usar. Ele ressurge com pontos ‘aberto’, mais descontraído, mas também em seu estilo sofisticado.
  • Tricô – aquelas peças fofas que nossas vovós adoram fazer, vão cair como uma luva nessa estação. Seja em casacos, blusas, suéter, saia…vai estar em todas as vitrines, pode conferir.
  • Xadrez – moda outono inverno não pode faltar a peça que está todos os anos lá: o xadrez. Dessa vez ele vem despojado, bem estilo anos 80, 90. Em vestidinhos, blusas mais sociais estilo cowboy, calças. Mas lembre-se: tem que saber usar e combinar as peças.
  • Boho – seguindo o estilo hippie e cigano de ser, a moda traz saiões, estampas bem bonitas, vestidos mais largos, tecidos leves e em algumas peças, a franja se fará presente nesse estilo também. Um charme de dar gosto de ver.
  • Cortes – para dar um ar mais sexy no visual, algumas peças surgem recortadas, principalmente, nas costas, para que o visual não fique muito fechado. Algumas blusas ou vestidos virão com recortes bem modernos e sofisticados, mostrando e deixando um pouco as costas nuas.
  • Sobretudo – eles surgem com estampas dessa vez. Não só de couro ou lã eles desfilarão por ai. Com estampas em formas florais, com desenhos de borboletas e felpudos, o sobretudo irá ajudar a compor o visual e dar aquele ar elegante.
  • Acessórios – gravata (por que não?), laços na cintura, fitas, toucas, bolsa carteiro, entre outros, irão ser os hits dessa estação. Mas voltando à gravata, ela deve ser em um único tom; de preferência, uma cor sóbria.azul