A última coluna da série do antropólogo Ricardo Delezcluze sobre o carnaval de Manaus traz uma prévia das escolas e do desfile do Grupo Especial da cidade, que se realiza amanhã, sábado.

A elite: o Grupo Especial de Manaus

Esse post vai ao ar depois de decorrido o primeiro dia de desfiles aqui em Manaus. É no clima de carnaval, portanto, que escrevo este para vocês. Nesta última edição quero apresentá-los às escolas do Grupo Especial de Manaus, as principais escolas de samba da cidade.

O desfile que acontece neste sábado fecha as apresentações das escolas de samba no sambódromo de Manaus e dá lugar aos trios do “carnaboi” (onde se apresentam os músicos dos Bois de Parintins com as toadas dos bumbás Garantido e Caprichoso). Não se levando em consideração os blocos e bandas do tradicional carnaval de rua manauara, nem a provável experiência do carnaval popular que acontecerá no bairro Nova Cidade neste ano, trata-se da última oportunidade para sambar na pista monumental de Manaus.

A tradição vem de 1947 e no caminho uma coleção de histórias e marcas que o carnaval deixou na cidade. Estas desaguarão neste sábado nos corações, vozes e pés dos milhares de componentes das 8 escolas que desfilarão. A expectativa é de casa cheia como sempre. O público de mais de cem mil pessoas deve lotar as arquibancadas do sambódromo. A entrada é gratuita.

Do complexo de barracões, a Morada do Samba Luizinho Sá, localizado bem ao lado da pista de desfiles obras de arte (foto do início do post), vultuosas alegorias recebem os últimos retoques para entrar em cena. A festa vai ser quente. Na última terça e quarta as escolas já experimentaram o gostinho de pisar na passarela com luz e som oficiais dos desfiles em seus ensaios técnicos. A transmissão se dá em âmbito local pela TV Tirandentes. Não sei de nenhum streaming onde seja possível assistir aos desfiles pela internet.

A rádio Difusora de Manaus faz uma ampla cobertura do carnaval sob o comando de Orlando Câmara e Elieide Menezes. A Difusora faz uma cobertura completíssima mesmo e eu recomendo a quem quiser procurar e favoritar o endereço na internet ou no TuneIn. Eles fazem flashs ao vivo do sambódromo em todas as escolas nos Grupos de Acesso e transmissão ao vivo dos desfiles do Grupo Especial.

Chegou a hora das grandes concorrentes ao título de melhor escola de samba da cidade de Manaus começando às 20hs com a azul, vermelho e branco do bairro da Cachoeirinha, ANDANÇAS DE CIGANOS. A agremiação tornou-se conhecida nos tempos de bloco e carnaval no centro da cidade. A inspiração para o nome vem desses antigos carnavais, dos tempos de bloco quando optou-se por vestir todo o agrupamento de ciganos, homenageando os acampamentos típicos do bairro. O enredo “Vou às compras, que legal, meu destino é a Marechal” retrata uma região de comércio popular no centro de Manaus em que os comerciantes chamam atenção da freguesia batendo palmas e anunciando seus produtos. Digamos que é o similar ao Saara carioca ou o Brás em São Paulo. Assim a aposta da recém promovida escola para manter-se no grupo é justamente essa comunicação com o público. O Andanças tem sambas históricos deliciosos; um dos mais legais é o do carnaval de 1990 que a escola sempre usa como esquenta para seus desfiles e diz “Vai ou racha! Vai ou racha! Está chegando a hora”.

Logo a seguir, por volta de 21h20 entra a segunda escola UNIDOS DO ALVORADA. Com banca de vice-campeã do carnaval 2013 e a expectativa causada pelo enredo “José Aldo: prata da casa, ouro do mundo”. Eu demorei para me dar conta da febre que são as lutas de MMA em Manaus. A Unidos do bairro do Alvorada me ajudou a ter uma noção da coisa. O homenageado da escola é ídolo da cidade. Suas lutas mobilizam as pessoas como um jogo da seleção em copa do mundo. E o homenageado foi criado no mesmo bairro da escola. É assim que a azul e branco do Alvorada tentará fazer valer o seu lema “Arrocha Alvorada”. Um grito que quando bradado deve fazer alguns rivais tremerem tamanha a força de vontade, a mobilização da caçula do grupo, fundada em 1995.

Lembra do espaço de arquibancadas no final da pista de desfiles, a ferradura, que mencionei no primeiro artigo desta série? Pois ela é todinha da torcida da escola que entrará às 22h40 do sábado, A GRANDE FAMÍLIA. Para dimensionar a força que tem o chão dessa escola eu gosto de compará-la com a de Nilópolis. Vindos da Zona Leste, de um dos mais populosos bairros de Manaus, o São José, quando a escola pisa na avenida é notavelmente um dos cantos mais fortes no sambódromo. E se Nilópolis tem um beija-flor, o São José tem seu galo. O enredo “Ednelza Sahdo – uma estrela em cena” para o carnaval 2014 tem como interessante o fato de reunir as duas únicas escolas com relação de apadrinhamento no mesmo grupo em Manaus. Ednelza é um baluarte do carnaval manauara que foi porta-bandeira da Mocidade de Aparecida, a madrinha da A Grande Família. E apesar de madrinha e afilhada as duas escolas tem travado acirradas disputas no terreno do carnaval, tendo a escola do São José beliscado vários títulos nos últimos anos. Um dos grandes destaques é sua comissão de frente, sempre muito aguardada pelo público.

Quando der meia-noite entra a quarta escola do Grupo Especial, BALAKU BLAKU. Outro curioso nome de escola de samba com origem inusitada. Um andarilho conhecido do centro, o “Alemão da Lima Bacury” sempre que encontrava a turma da batucada bradava para quem quisesse ouvir: “iscaxim balaku blaku! Pega na pele do meu saco que eu meto no teu buraco!” Como o pessoal gostou da sonoridade do vocábulo uniu Balaku Blaku ao vermelho e branco do Salgueiro mais a águia portelense. A escola fez história numa categoria que foi muito popular em Manaus, a batucada. Da antiga batucada provém tantos ritmistas de primeira oriundos da Balaku espalhados por Manaus. Depois de dois anos de bons desfiles a escola enfrentou uma baita disputa interna resolvida há poucos meses atrás. Até mesmo o samba mudou depois que a presidência também mudou, por ordem judicial. O novo enredo “Marapatá, a ilha encantada dos mitos, portal de Manaus, passarela dos ritos” resultou em um samba muito bonito que será cantado por um dos melhores intérpretes de Manaus, Auzier do Samba, ex-Vitória Régia.

SAM_0165Já na madrugada de domingo, 1h20 da manhã entra a MOCIDADE INDEPENDENTE DE APARECIDA, quinta escola a desfilar. Atual campeã (foto), coleciona títulos no carnaval de Manaus. São tantos títulos que é conhecida como “soberana” por seus torcedores. Nomes de destaque em várias escolas nos últimos anos defenderão as cores verde e branco. “São tantas estrelas” como diz seu samba para 2014 que pode ser considerada um “dream team”. Desde o início de sua história fez do luxo sua marca. Essa deve ser a grande aposta da escola no carnaval 2014 com o enredo “Centro de amor, Centro de vida: História e alma de um povo” sobre o centro histórico de Manaus. Com esse tema não faltarão elementos para explorar o requinte visual que é marca da escola; afinal é o centro histórico da cidade que guarda as marcas do ciclo da borracha.

Uma das principais favoritas ao título entra logo a seguir, a REINO UNIDO DA LIBERDADE. Uma escola que sem dúvidas representa um dos pilares do samba amazonense, quiçá do Brasil. É a roda de samba organizada pela escola – o “pagode da resistência” – referência para a maioria dos sambistas de Manaus. A escola tem ainda o projeto de escola mirim Reino do Amanhã formando sambistas para a escola mãe, único exemplar do gênero em Manaus. O orgulho que seus componentes exibem em enaltecer o nome do bairro de onde é oriunda a escola, o Morro da Liberdade, é daquelas coisas lindas de se ver. Mesmo os que não são do Morro fazem do Morro sua referência simbólica e se entregam de corpo e alma na avenida. Assim a sua torcida organizada Gigantes do Morro faz sempre uma linda festa na arquibancada. O enredo deste ano “No Reino do Carnaval já sorri, chorei, sambei, e a Liberdade conquistei” centrado na história da escola deve mexer com os brios dos seus componentes. O samba é na minha opinião um dos mais bonitos do carnaval 2014.

A penúltima escola a se apresentar já 4hs da manhã de domingo é a SEM COMPROMISSO. Preta e amarela como a São Clemente, tem uma legião de intelectuais entre seus torcedores e o tucano como símbolo. Fez história nos anos 80 com aquele que é considerado dos mais belos sambas do carnaval manauara: o de 1983, “Hotel Casyna” de Aníbal Beça. Este compositor inclusive é um dos mais ilustres de Manaus. O pesquisador e torcedor da escola, Daniel Sales, brinca em seu livro (“É tempo de sambar”) com certo nomadismo da Sem Compromisso, que já mudou diversas vezes de sede; seria ela uma escola “cigana”. Fixou-se desde o ano passado na Zona Norte, no bairro Nova Cidade. Neste ano o enredo é “Máquinas da Liberdade, que incendeiam os corações: a história da motocicleta, desde Leonardo Da Vinci”. Aqui temos um exemplo da curiosa simbiose entre as festas do Amazonas: o intérprete Arlindo Júnior é também apresentador, um dos itens, do Boi Caprichoso de Parintins.

A festa se encerra perto do amanhecer já às 5h20 da manhã com a VITÓRIA RÉGIA. Herdeira da mais antiga escola de Manaus, talvez das mais antigas do Brasil, a Escola Mixta da Praça 14. Por isso a verde e rosa de Manaus é considerada “o berço do samba”. Depois de dois anos amargando as últimas posições, o discurso na escola é de otimismo em busca dos títulos que a consagraram como uma das grandes de Manaus. O próprio samba de 2014 é quem brada “Vitória Régia, a campeã voltou com a proteção do cavaleiro Ogum”. O enredo para este carnaval é “Da África ao Amazonas, da escravidão à liberdade – 130 anos da Abolição da escravatura”.

SAM_0209Depois dos desfiles, provavelmente no domingo ou segunda pela manhã acontecerá a apuração das notas do carnaval de Manaus. O momento é de tensão. Com um histórico de confusões a apuração é realizada atualmente em uma sala fechada no sambódromo onde apenas dois representantes por escola (além da imprensa credenciada) tem acesso (acima). Os quatro grupos são apurados no mesmo dia e no mesmo lugar. Sempre há indefinição sobre a realização ou não de um desfile das campeãs. Nos últimos carnavais não aconteceu.

Eu fico por aqui. Agradeço ao Pedro Migão pelo espaço e já os convido para acompanhar um pouco mais do carnaval de Manaus no meu blog pessoal: www.delezcluze.com. Além dos preparativos para o carnaval 2014 pretendo coletar o máximo possível de material sobre os desfiles e disponibilizá-los ao público. Todo material que está por lá tem selo Creative Commons. Fiz com o intuito de abrir a pesquisa de doutorado que realizo sobre o assunto aos componentes das escolas de samba, aos pesquisados e aos pesquisadores de carnaval pelo Brasil. Coloco-me a disposição para reflexões sobre o assunto pelo e-mail delezcluze@gmail.com.

Espero ter conquistado corações com essa sequência. Espero mais militantes na causa que não é apenas das escolas de samba de Manaus, é do samba.

Evoé!