Gouden Carolus Easter Beer 3

Nesta quarta feira a coluna “Cerveja, Prazer!”, do especialista Nicholas Bittencourt, traz algumas sugestões de harmonização de cervejas para a Páscoa.

Quem disse que chocolate e cerveja não combinam?

Que venha a Páscoa! 

Chegando à Páscoa, começa a busca pelo tão esperado almoço do domingo. Aquele momento de reunir a família, ver as crianças se entupindo de chocolate e, para os religiosos, fazer suas preces e reflexões.

E o que a cerveja tem a ver com isso? Muito!

Durante a Idade Média e até hoje em dia, dependendo do local, muitos monges praticaram o jejum durante a quaresma, o período entre a Quarta-Feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa. Se privando de qualquer alimento sólido, restava a eles buscar um complemento rico em vitaminas e nutrientes, papel que a cerveja cumpria muito bem. Os estilos mais procurados nessa época eram os de cervejas fortes, escuras, com teor alcoólico elevado – devido ao volume de cevada usada em sua produção.

Essa dieta, que envolvia pelo menos quatro refeições de cerveja por dia, durava todo esse período e é ótima para emagrecer (de forma errada). O jornalista J. Wilson reproduziu o costume e, em apenas uma semana, perdeu 7 quilos.

Por ser uma data religiosa, muitos monastérios preparavam cervejas especiais para as comemorações, conhecidas como Easter Ales e produzidas até hoje por algumas cervejarias. É daí que vamos preparar nosso almoço de Páscoa com cerveja.

A proposta de almoço que vou apresentar é feita com dois pratos, seguidos dos tradicionais ovos de Páscoa, mostrando que é possível harmonizar cervejas com chocolates, ao contrário do pensamento de muita gente.

O tradicional bacalhau não pode faltar no almoço de domingo, então ele entraria como uma salada para a entrada. Por ser um prato leve, uma harmonização interessante é uma cerveja do estilo Witt, tradicional da Bélgica e de sabor cítrico. Minha recomendação vai para a mineira Wäls Witte, muito leve e saborosa.

O prato principal, talvez fazendo uma simbologia, seria uma bela paleta de cordeiro. Já preparei a mesma em churrasqueira e o investimento é bem recompensado. Por ser uma carne de sabor forte, uma cerveja para harmonização seria a Gouden Carolus Easter (foto), preparada especialmente para a data.

Chegada a hora da sobremesa, não existe preconceito em relação ao chocolate. Para aqueles que gostam de chocolate ao leite, uma indicação é a Colorado Demoiselle, que pelo sabor de café proporciona um contraste com o chocolate. Para quem gosta de chocolate branco, a indicação é a Floris Kriek, que possui acidez e é produzida com cerejas, combinando com o doce.

No final, a harmonização é livre e não existe regra. Qualquer uma das cervejas pode ser substituída por similares, se você quiser manter a sugestão, ou ainda trocar os estilos e buscar outros tipos de harmonização. Compartilhe sua experiência conosco!

No próximo artigo, vou falar sobre a melhor forma de conhecer cervejas diferentes, os festivais cervejeiros. Cada vez mais presentes no Brasil, esses festivais são o palco de lançamentos e experiências das cervejarias e uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre o assunto.

Finalizando, algumas lojas online onde as cervejas podem ser compradas:

Balkonn – http://www.balkonn.com.br/

PuroMalte: http://www.puromalte.com.br

Cerveja Social Clube: http://www.cervejasocialclube.com.br