Excepcionalmente nesta segunda feira, a coluna “Os Nerds na Vida Real”, do analista de sistemas Rodrigo Felga, mostra como a tecnologia e especialmente a internet podem ser úteis na preparação de uma cerimônia de casamento.
Fiquei apenas com uma dúvida ao editar a coluna, que divido com os leitores: será que se consegue também fazer despedida de solteiro através da internet?
Brincadeiras à parte, passemos ao texto.
Tecnologia no Casamento
Olá Amigos!
Nesta coluna de setembro contarei aos leitores como consegui (pelo menos acho que consegui) organizar meu casamento apenas em quatro meses, com o auxílio da internet.
A coluna não terá um enfoque tecnológico, sendo apenas um relato das minhas experiências na organização do casamento e como a internet me ajudou em algumas tarefas.
Era início de junho deste ano quando após quase dez anos de namoro [N.do.E.: coitada da moça, haja paciência (risos)] resolvi finalmente ficar noivo. Fui lá, fiz aquela baita surpresa para a felizarda e colocamos as alianças douradas.
Logo em seguida, veio a grande questão: quando será o casamento? Estávamos pretendendo nos casar em maio do ano que vem, mas acabamos por vários motivos decidindo que casaríamos em outubro deste ano, ou seja, mês que vem . Já era praticamente final de junho, então nos restavam pouco mais de três meses para organizar tudo.
É aí que entra a grandiosa ajuda da tecnologia, sem a qual acho que não teria conseguido alcançar os objetivos propostos.
Nossa primeira tarefa foi marcar o casamento civil e ai já surgiu o primeiro problema. Por um motivo que eu ainda não entendi e acho que sequer vou entender, entre os documentos necessários para o casamento se exige uma certidão de nascimento com menos de seis meses de emissão.
Não vejo sentido nessa exigência, visto que após o casamento a certidão de nascimento praticamente perde a serventia, sendo substituída pela certidão de casamento. Mas o problema é que moro em Minas Gerais e sou nascido no estado do Rio, então teria que solicitar uma segunda via da certidão lá.
Depois de alguma pesquisa na internet descobri o que seria a solução dos meus problemas: o Cartório Postal. O Cartório Postal é uma franquia que faz o serviço de intermediação cartorária, fiz todo o processo online e em alguns dias (vários, na verdade) estava com a certidão em mãos. É claro que poderia obter essa certidão de vários outros modos, mas acabei optando pelo serviço principalmente pela praticidade e pela falta de tempo.
Com a parte civil resolvida partimos para a organização da parte religiosa e da recepção: nessa fase o Google foi o nosso grande aliado.
O primeiro problema que enfrentamos foi o da realização do curso de noivos. Aqui na minha cidade esses cursos são compostos de vários encontros que são realizados e não havia tempo hábil para fazer esses encontros e entrar com a papelada na igreja. Depois de algum tempo de pesquisa no Google, descobri em Belo Horizonte algumas igrejas que realizam esses cursos em forma de “intensivão”. Então conseguimos resolver essa etapa em apenas um dia, o que nos poupou um bom tempo mais uma vez.
Terminado o trâmite no religioso, partimos (sempre estou falando no plural, pois minha futura esposa me ajudou em tudo e muitas coisas ela resolveu sozinha) para a organização da recepção. Foi nessa parte que a internet se tornou fundamental para conseguirmos organizar tudo em tão pouco tempo: foram dezenas e dezenas de emails com solicitações de orçamento de buffet, decoração, etc.
A estratégia que utilizamos aqui foi utilizar a internet na fase inicial de pesquisas. Depois separamos os orçamentos mais relevantes e fomos conversar pessoalmente com os fornecedores para finalmente fechar o contrato.
Para finalizar, utilizamos mais uma vez a internet para preparar a nossa lista de presentes, o que vejo como uma grande facilidade para os noivos e também para os convidados. Estes não precisam se descolar até uma loja física para comprá-los, apesar de também ser possível fazê-lo, pois a lista está integrada entre loja física e virtual. Nestes tempos corridos de hoje é uma ajuda e tanto.
Bem amigos, este foi um breve relato dos pequenos desafios que encontramos para a realização do nosso casamento em um curto espaço de tempo e, como dito no primeiro parágrafo, a intenção foi mostrar que a internet pode ser nossa aliada para várias tarefas que às vezes nem imaginamos (como encontrar um curso de noivos, por exemplo).
Espero que dê tudo certo para o grande dia.
Um abraço e até o próximo mês.