Neste sábado, semana do aniversário da Portela, nosso tema da faixa musical do Ouro de Tolo não poderia ser outro que não a Velha Guarda Show. Em vídeo que acredito ser da década de 70, a Velha Guarda Musical desfia sucessos como o seu próprio hino e o hino oficial da Portela – cuja história é registrada no vídeo.
Vamos à letra do Hino da Velha Guarda:
Hino da Velha Guarda da Portela (Chico Santana)

A Velha Guarda da Portela vem saudar
Com este samba para a mocidade brincar
Estamos aí, como vocês estão vendo
Estamos velhos, mas ainda não morremos
Estamos aí, como vocês estão vendo
Estamos velhos, mas ainda não morremos

Enquanto há vida há esperança
Diz o velho ditado, quem espera sempre alcança
Nosso teor não é humilhar a ninguém
Nós só queremos mostrar o que a Velha Guarda tem
Nosso teor não é humilhar a ninguém
Nós só queremos mostrar o que a Velha Guarda tem
Aproveito para lembrar que foi recentemente relançada a coleção “História das Escolas de Samba”. São quatro CDs (Portela, Salgueiro, Império Serrano e Mangueira) gravados entre o final de 1974 e o início de 1975. Foram gravados pelas Velhas Guardas das escolas, alternando sambas de quadra com sambas de enredo.
Em minha avaliação os CDs de Portela e Império Serrano são bem superiores aos outros dois. Na Saraiva custa R$ 64, o que não é caro dada a raridade e o fato de ser uma caixa com quatro discos.
Aproveitando para fazer uma nota meio off topic: o amigo Marco Aurélio Mello, do blog DoLadoDeLá, produziu documentário sobre as andanças de médico na “Cracolândia” paulista. Irá ao ar amanhã, às 21 horas, na Rede Record.
Prestigie.
Aqui o leitor pode ter mais detalhes sobre o documentário.