Em nossa última coluna “Final de Semana” deste 2011, a lembrança é a da imortal Clara Nunes, que é o fio condutor do enredo da Portela sobre as festas baianas. Inclusive, a tendência é de que a escola faça o “esquenta” de bateria na noite de 19 de fevereiro com dois sambas que fazem referência à cantora: “Sabiá” e, obviamente “Portela na Avenida”.
As duas canções são de autoria de seu então esposo e um dos únicos gênios vivos da música brasileira, Paulo Cesar Pinheiro – nesta imagem que abre o vídeo acima, ao centro.
Mas a música de hoje é outra homenagem de Pinheiro à Clara: “Mineira”, escrita em parceria com João Nogueira e que aqui apresento em versão interpretada pelo filho do falecido cantor e compositor, Diogo Nogueira. Ao que parece a gravação é do programa “Samba na Gamboa” em homenagem a Paulo Cesar Pinheiro, apresentado pelo cantor na TV Brasil, e que infelizmente não vi.
Como a nova fase portelense foi uma das boas coisas deste segundo semestre de 2011, encerro o ano com música alusiva a isto. Ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas devolveram a nós portelenses o que nos haviam tomado: a dignidade e, mais que tudo, a esperança de dias melhores.
Vamos à letra, e salve Clara!
“Clara, abre o pano do passado,
Tira a preta do cerrado,
Pôe rei congo no congá.
Anda, canta um samba verdadeiro,
Faz o que mandou o mineiro,
Oh! Mineira.

Samba que samba no bole que bole.
Oi, morena do balaio mole,
Se embala do som dos tantãs.
Quebra no balacochê do cavaco
E rebola no balacubaco;
Se embola dos balagandãs.
Mexe no meio, que eu sambo do lado.
Vem naquele bamboleado
Que eu também sou bam, bam, bam.

Vai, cai no samba, cai
E o samba vai até de manhã.
Vai, cai no samba, cai
E o samba vai até de manhã.

Ô, saravá mineira guerreira,
Que é filha de Ogum com Iansã!”