Iniciando a série sobre as cidades da Copa 2014, temos Belo Horizonte na visão da colunista Adriana Martins. Não será o caso neste texto – não conheço Belo Horizonte – mas nas colunas que englobarem cidades que conheço – especialmente Salvador, Natal e Curitiba – darei alguns pitacos “não-especializados” na introdução do texto.

Mas vamos à coluna:

Belo Horizonte

A cidade

Belo Horizonte – ou apenas “Beagá”, como é conhecida – é uma cidade que foi concebida originalmente dentro da Avenida do Contorno – uma extensa Avenida que, como o próprio nome diz, contorna o centro de Beagá e alguns poucos bairros vizinhos. Porém já no início do Século XX os limites da Av. do Contorno já haviam sido extrapolados, obrigando a um planejamento de novos bairros.

O mais conhecido deles é a Pampulha, onde além das diversas praças e parques projetados por Oscar Niemeyer encontra-se o Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, que abrigará jogos da Copa 2014.

Transportes

Beagá é servida de dois aeroportos:

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) – cuja malha aérea é bastante variada, com vôos direto para quase todas as capitais do país – bem como uma variedade de vôos para Miami, NY, Lisboa, Buenos Aires, entre outras capitais internacionais. Tem a desvantagem de ficar localizado no municipio de Confins, a cerca de 38km de distância do centro de Beagá. Para a ligação entre a cidade e o aeroporto existe uma linha de ônibus, com horários regulares; e serviços de táxi, cujo valor varia em torno de R$ 100,00 a corrida.

E o Aeroporto da Pampulha, cujas rotas atualmente resumem-se a vôos regionais e de pequeno porte.

Possui uma rodoviária, localizada no centro da cidade, de onde partem e chegam ônibus das principais capitais do país e de inúmeros municípios do Estado, bem como alguns ônibus oriundos de países da América do Sul. Existe um projeto de mudança de local da rodoviária, mas ainda não há previsão de execução.

Deslocamentos

Hoje a cidade é servida por linhas de ônibus que ligam vários bairros e municípios da Grande BH. Possui também uma linha de metrô, um pouco mais restrita. Para a Copa do Mundo 2014, o governo promete entregar o Projeto BRT, sistema de transporte por ônibus em vias de trânsito rápido.

A Prefeitura de BH disponibiliza um site com diversas informações sobre horários e itinerários dos ônibus e metrô que podem ser conferidas aqui.

Pontos de interesse turístico

Belo Horizonte é uma cidade com várias opções de atrativos turísticos.

Na Pampulha destaco a igreja de São Francisco de Assis, com um belíssimo painel de Portinari, e o Jardim Zoológico, um dos mais completos da América Latina. É na Pampulha também que está localizado o Estádio do Mineirão, onde acontecerão os jogos da Copa 2014 em BH.

Próxima ao centro, a Praça da Liberdade (acima) é um importante complexo paisagístico e arquitetônico, com traçado e jardins inspirados no Palácio de Versailles. Conta com fonte e coreto e é um convite a passeios ao ar livre.

Mangabeiras é de onde se tem a mais bela vista da cidade. É um bairro cercado pela Serra do Curral, onde está localizada a Praça Israel Pinheiro (mais conhecida como Praça do Papa), onde João Paulo II celebrou uma missa campal em 1980. É neste local que se localiza o Parque das Mangabeiras, um dos maiores parques urbanos do país – que foi projetado por Burle Marx.

Aos domingos a grande pedida é a Feira de Arte e Artesanato – ao ar livre na Av Afonso Pena – com inúmeras barracas de artesanato, roupas, móveis, alimentação, bijouteria, entre outras coisas. Vale a pena acordar cedo para uma caminhada na feira, com direito a pastel e caldo de cana – e quem sabe umas comprinhas. Funciona todos os domingos de 06hs às 14hs.

No centro da cidade é possível encontrar ainda o Parque Municipal, sede do orquidário  da cidade e onde está localizado o Palácio das Artes, maior e mais diversificado complexo cultural de Minas Gerais. Abriga galerias, cinema, teatro, livraria, café, espaço fotográfico, além de ser a sede do Centro de Artesanato Mineiro. O prédio é uma obra de Oscar Niemeyer e vale a visita mesmo que só para um café.

Alimentação

Beagá é uma metrópole rica em opções para todos os gostos. Eu particularmente recomendo a todos experimentarem a Tradicional Comida Mineira (assim mesmo, com maiúscula).

Pão de Queijo, Feijão Tropeiro, Costelinha de Porco, Lombo com Tutu, pratos que certamente você encontra em quase todas as capitais do país, quiçá em outros países, mas que em Beagá tem a vantagem de serem preparados por quem mais entende do assunto.

Tomei a liberdade de sugerir alguns bons restaurantes de comida mineira, com anos de tradição, servindo os melhores pratos de Beagá:

Dona Lucinha – possui duas unidades em Belo Horizonte e uma unidade em São Paulo, além de um armazém que vende os produtos da casa.

Empório Armazém Mineiro é um restaurante com decoração típica do interior do estado. Tem bar, o restaurante e o Beco das Garrafas, um corredor que dá acesso a todas as áreas do restaurante e lembra um rua do interior.

Uma terceira excelente opção é o Xapuri, localizado na Pampulha, com ampla área de lazer para crianças e música ao vivo em alguns dias da semana.

Outra opção é o Mercado Central. Este reúne vários bares, onde é servido o legítimo fígado acebolado com jiló, prato bastante consumido por lá, acompanhado de uma bem gelada cerveja. O Mercado Central funciona todos os dias de 08hs as 18hs – domingos e feriasdos de 08 as 13hs – e além de bares e restaurantes é possível encontrar artesanato local, itens religiosos, animais vivos (como galinhas, coelhos, etc), e outros produtos: cereais, grãos e temperos, vendidos a granel.

Hospedagem

Ainda é difícil falar sobre hospedagem em Beagá, porque muitos hotéis estão em construção para poder comportar a alta demanda que a Copa 2014 exigirá.

Indiscutivelmente, a melhor opção de hospedagem hoje é o Hotel Ouro Minas, o único hotel 5 estrelas da cidade, localizado a quinze minutos do aeroporto da Pampulha e do Mineirão e a trinta minutos do aeroporto de Confins – pela linha verde.

Existem outras opções mais econômicas, no bairro Funcionários, na região da Savassi é possível ficar hospedado muito próximo a shoppings e os inúmeros bares da região, porém a distância destes hotéis ao Mineirão é em torno de 15km.

No centro da cidade também é possível se hospedar com uma boa relação custo benefício, porém é necessário observar a localização e a vizinhança, principalmente a noite, onde esta parte da cidade torna-se deserta.

Telefones Úteis

Taxi:  Ligue Táxi BH (31) 3421-3434
Delegacia de Atendimento ao Turista: Deltur Tel: (31) 3452-1106
Secretaria de Turismo
Disk Passagem: (31) 3271-7797

2 Replies to “Viajando – Copa do Mundo Fifa 2014 – Belo Horizonte”

  1. Drica mandou muito bem, amando Beagá como eu amo e isso se estendi a você que eu sei que você tambem ama, é simplesmente maravilhoso. Só senti falta de um comentario muito importante Dri, o TORRESMO do meu amado Mercado Central , alias vamos falar mineirês??? Mercado Central é TUDIBAUM demais da conta sô !!! Mas fale a pena conferir isso viu pessoas porque sem sombra de duvidas Beagá é o lugar rsrsrsrs… Vocês vão amar.

  2. Excelente texto! Acho que vale destacar duas coisas:

    – Dentro do jardim zoológico citado pela autora tem um aquário que retrata a bacia do rio São Francisco, vale a visita.

    – Na parte te gastronomia um lugar que não pode deixar de ser visitado é o Restaurante Maria das Tranças, onde se serve o melhor frango ao molho pardo da região, além de outras iguarias da culinária mineira.

Comments are closed.