O leitor mais atento do Ouro de Tolo sabe que professo uma religião oriental, sobre a qual já dediquei alguns posts nestes quase dois anos de vida do blog. Fui criado nesta tradição e, apesar de chegar a ter sido batizado não tenho muito conhecimento teórico das festas e costumes cristãos.

Entretanto, nesta Semana Santa nossa colunista Anna Barros traz um texto muito interessante sobre o significado da Páscoa cristã. Neste mundo cada vez mais materialista e egoísta, vagando em tão caótica situação, é sempre importante professarmos nossa Fé, seja qual for e sem radicalismos ou fanatismos.

Vamos ao texto, onde eu mesmo aprendi muito sobre o significado.

Dissecando a Páscoa

A Páscoa tem um significado especial para os cristãos. Ela representa o amor de Cristo por nós.

Jesus se sacrificou, mesmo sendo na teologia cristã metade homem e metade Deus, para nos salvar e nos conceder a Vida Eterna. É uma das festas que mais gosto no nosso calendário, mas que infelizmente perdeu um pouco o significado para alguns por causa do comércio dos ovos de Páscoa. Temos que relembrar a todos que a Paixão de Cristo é um momento significativo na nossa fé cristã.

A Páscoa é precedida pela Quaresma, que é um instante de reflexão. A Quaresma simboliza os quarenta dias que Jesus passou no deserto sendo tentado pelo Inimigo de Deus – que queria que ele se afastasse de sua missão. Páscoa significa passagem (Pessach) e vem do povo judeu que saiu de uma condição de escravidão para a liberdade através de Moisés. É uma tradição judaica, que com o cristianismo adquiriu também com Jesus o sentido de passagem, mas aquela da morte para uma nova vida – e eterna.
       
Há vários símbolos da Páscoa.

Os ovos significam multiplicação, vida. São os mais aguardados pelas crianças e por todos aqueles chocólatras. Outro símbolo é o coelho que representa fecundidade. Daí a alcunha do tão esperado coelhinho da Páscoa, que poucas crianças acreditam hoje em dia [N.doE.: minha filha mais velha já sabe que é o pai dela que compra os chocolates]. Também o cordeiro, que é o símbolo mais antigo e simboliza a aliança entre Deus e o povo judeu. Para nós cristãos o cordeiro é o próprio Jesus, o Cordeiro de Deus.

Há também o Círio Pascal que é a vela que é acesa no sábado de Aleluia. O círio representa a luz de Cristo que chegou para iluminar o caminho do mundo. Poucos sabem, mas o girassol também é um símbolo e representa a busca do Sol que é Jesus Cristo, que na teologia cristã representa o Caminho, a Verdade e a Vida. Já a Colomba Pascal que é um bolo em forma de pomba define a Vinda do Espírito Santo. E por fim, o sino que ao ser tocado relembra a alegria do Cristo Ressuscitado.
       
Liturgicamente, a Semana Santa começa, para os católicos no Domingo de Ramos, que esse ano caiu no dia 17 de abril. É o momento em que Jesus entra em Jerusalém num burrico demonstrando humildade e já sabendo da missão redentora que cumpriria. Na quinta-feira santa, relembramos a última ceia de Jesus com os apóstolos. É conhecida também como a cerimônia do Lava-pés.

A sexta-feira é consagrada à Paixão. Único dia do ano em que não há missa, só uma solenidade religiosa que conta todos os passos de Jesus até a crucificação. O sábado é o de Aleluia [N.doE.: no subúrbio carioca, pelo menos, existe a tradição de malhar “Judas” expostos em postes. Normalmente, são personificados em figuras não muito queridas da comunidade em geral e representam uma espécie de “vingança dos oprimidos”. Particularmente, nossa colunista não acha muito adequada esta tradição, no que faço o registro], em que se espera o grande momento que vem no domingo: a Páscoa ou a Ressurreição de Jesus. É o ápice da festa cristã.
      
Espero ter tirado as dúvidas de muitas pessoas a respeito dessa data especial que é a Páscoa. Que a Alegria do Jesus Ressuscitado esteja com todos vocês e que tenham uma abençoada Páscoa ao lado de seus familiares e amigos. A Páscoa é uma época de celebração, afinal em nossa crença Jesus ressuscitou e renovou a a nossa esperança de dias melhores. E nós renascemos com ele na Páscoa, a fim de nos tornarmos pessoas melhores: mais solidárias e mais conscientes de nossas responsabilidades em um mundo cada vez mais afastado de Deus.
     
Boa Páscoa a todos!
Até a próxima!
Anna Barros”