Última quarta feira do ano (que para mim já vai tarde) e temos a última edição de 2010 da coluna “Mr. Beer and Miss Wine”, da historiadora e produtora de eventos Thatiane Manfredi. O tema de hoje é a organização de uma boa festa de Ano Novo.

Aproveito para lembrar aos amigos que se arriscarem a prestigiar a queima de fogos em Copacabana (foto), para colocarem pulseiras de identificação nas crianças – com nome, endereço e celular do responsável – e, especialmente, utilizarem o Metrô: não dependam de táxis.

Aproveito para informar aos amigos que em janeiro a coluna “História e Outros Assuntos”, assinada pelo historiador Fabrício Gomes, estará de volta nas férias do colunista Marcelo Einicker. Posteriormente a nossa coluna sobre História será deslocada para os domingos.

O título da coluna de hoje vem do samba da Acadêmicos da Rocinha de 1992, que já foi tema de nossa coluna “Samba de Terça”. Vamos ao texto:

Eu vou sambar com a mente sã, e ver brilhar a flor do amanhã

O Fim de Ano está chegando e o Réveillon é a Festa sempre mais esperada. Um excelente momento para reunir amigos e parentes para celebrar a entrada de mais um ano, com muita paz e alegria. O branco, como sempre, é a cor tradicional das roupas e parte da decoração. A nossa dica é que você não precisa ficar preso ao branco: outras cores podem combinar na hora de se vestir e para decorar o ambiente. O dourado e o prata são ótimas combinações com o branco. Vermelho e amarelo também são uma boa pedida.

Se você for fazer a Festa de passagem de ano em casa, outra dica é guardar parte da decoração do Natal que foi nosso assunto em coluna anterior e substituir por enfeites para a passagem do ano, que podem ser natalinos, não em vermelho, mas sim metalizados. Decore sua casa com balões brancos, estrelas e fitas prateadas. Se a decoração de natal já enjoou o leitor pode adotar uma decoração tropical – e nada de cores escuras!

Para animar a noite distribua adereços divertidos para os convidados com temas da época. Podem ser chapéus, perucas, óculos comemorativos e engraçados, confetes, chuvas de prata, marabús para as moças, arcos divertidos, entre outras opções.

Abuse de um cardápio com pratos leves e até frios, mousses geladas, peixes e frutas. Estas podem ser melancia, uva, maça, pera, abacaxi, pêssego, morango e outras. Ou faça uma salada de frutas para deixar à disposição dos convidados. Pode-se acrescentar algumas sobremesas também como mousse, gelatina, pavê, entre outros.

Para o brinde reserve um espumante, prossecco ou se o seu orçamento permitir, uma champagne gelada. Para os que não gostam de nenhuma destas opções, como o editor chefe, pode-se utilizar uma cerveja do tipo “champagnose”, como a Eisenbahn Lust ou a belga “Deus”, que cumprem bem o mesmo papel. Ele também publicou boas opções de cervejas para esta noite especial anteriormente. Como geralmente a festa dura até tarde, é sempre simpático preparar um belo café da manhã  – e água de côco ou isotônicos – se seus convidados forem ficando pelos sofás da sua casa.

A música tem que ser um momento à parte! O editor desse blog já divulgou alguns sambas-enredo para a festa de réveillon; mas se você não curte muito samba, uma MPB bem animada ajuda a agitar a festa. Ter alguns DVD de shows também ajuda bastante a animar. Que tal separar alguns e deixar próximo ao aparelho de DVD? Peça aos seus convidados que tragam também algumas opções, mas lembre-se de ter sempre etiquetas e canetas a mão para colocar o nome do dono do DVD, senão na hora de ir embora, podem trocar as mídias.

Gostaria de desejar aos meus leitores um ano de 2011 com muita Luz e prosperidade. Que Deus nos abençoe e que nós possamos ter uma virada de ano tranquila, sem excessos de natureza nenhuma e com muita alegria, paz, gratidão e amor.

Ah, e lembre-se: ajuste o seu relógio à hora oficial e estoure papel picado à meia-noite! E grite Viva 2011!!!”