Os sambas para o Grupo Especial já foram escolhidos, o cd já gravado… Embora só esteja nas lojas no final deste mês, tive acesso às gravações, e divido com os leitores minhas primeiras impressões.
Em termos gerais, pode-se dizer que temos uma boa safra. Temos bons sambas e algumas boas surpresas entre as doze escolas de samba que compõem o Olimpo do samba. Na ordem de desfile, vamos a elas:
Domingo:
1 – São Clemente
É um dos únicos sambas que destoam do bom nível geral. Fruto de uma junção, está bem abaixo do samba da União de Jacarepaguá sobre o mesmo tema, de 2004 – e que já foi tema da nossa coluna “Samba de Terça”.
Não é o pior samba, mas não é um trunfo para uma escola que abre o desfile.
2 – Imperatriz Leopoldinense
Um enredo difícil – sobre a Medicina – sobre o qual os compositores fizeram um verdadeiro milagre, com um samba bastante agradável. Destaque para o refrão, onde os compositores afirmam “que meu DNA é verde e branco”. Boa sacada.
3 – Mocidade Independente
Não gosto do enredo – que reproduz uma visão da agricultura brasileira com a qual absolutamente não compartilho – mas o samba é bastante razoável. Dos mesmos autores de 2010, a esta composição se referem no refrão.
A escola tem um novo mecenas, que vem investindo forte e equacionou as dívidas. É boa aposta.
4 – Unidos da Tijuca
Como é tradição nas escolas do carnavalesco Paulo Barros, a atual campeã do carnaval carioca vem com um samba que não compromete, mas que está claramente subordinado à proposta de desfile do artista.
Ainda assim, é uma composição acima da média dos últimos anos da escola.
5 – Unidos de Vila Isabel
Podem me chamar de herege, mas o samba deste ano é superior ao de 2010, assinado pelo grande Martinho da Vila. André Diniz retorna em grande forma, com um resultado bastante feliz apesar de um enredo difícil e que não tem muito a cara da escola.
Com três refrões, é um dos melhores do ano – superado apenas, a meu ver, pela Mangueira.
6 – Mangueira

A meu juízo, o grande samba do ano. Nelson Cavaquinho, no céu, estará orgulhoso da música que o levará para a avenida no carnaval.

Em primeira pessoa, não era o preferido na disputa, mas tem uma poesia e um balanço que nos levam a querer desfilar para soltar a voz. Sambaço, o melhor do ano.

Segunda Feira

1 – União da Ilha

Outra escolha polêmica, outro samba contestado na origem.

Mas que apesar dos problemas que a letra possui ao contar o enredo, tem uma melodia contagiante e que tem tudo para “pegar” na avenida.

2 – Salgueiro

Aleluia ! Após um longo inverno, a escola da Tijuca finalmente tem um samba decente. Dos mesmos autores de “Candaces” (2007), o enredo sobre a relação entre o cinema e o Rio de Janeiro ganhou uma composição muito acima dos anos anteriores.

É bom ver a Academia retomando a sua tradição de bons sambas.

3 – Portela

Já escrevi sobre o samba quando da sua escolha, mas só tenho a lamentar o que foi escolhido, ainda mais quando se descartou aquele que poderia ser o melhor samba do ano.

Melodia comum e letra boba, sem grandes brilhantismos. Duro dizer isso até por ser minha escola de coração, mas é disparado o pior samba do ano. Pena.

4 – Grande Rio

Outro caso onde os compositores tiraram leite de pedra. O enredo sobre Florianópolis leva a um samba com algumas passagens interessantes e que deve proporcionar um bom desfile à agremiação de Caxias.

É melhor que a canção que embalou a escola no vice-campeonato de 2010.

5 – Porto da Pedra

Espremida entre duas escolas com bons resultados nos últimos anos e com nova diretoria, a escola de São Gonçalo traz um samba sobre Maria Clara Machado que não é ruim, mas perde na comparação coma as vezes anteriores em que a teatróloga foi homenageada – Jacarezinho 1992/08 e União da Ilha 2003.

Entretanto, é melhor que os dois últimos anos da escola.

6 – Beija Flor

O desfile sobre o “Rei” Roberto Carlos gerou um samba diferente do que nos acostumamos a ver ultimamente na escola de Nilópolis. É uma composição mais leve, menos densa e que convida o povo a cantar.

Entretanto, o refrão traz aquele que considero o “verso trash” do ano:

“Meu Beija Flor, chegou a hora
De botar pra fora a felicidade”

Parece que o pobre passarinho símbolo da escola tomou Viagra e foi exortado a colocar a “felicidade” para fora…

Em uma primeira avaliação, meu “ranking” seria o seguinte:

1 – Mangueira
2 – Vila Isabel
3 – Salgueiro
4 – Grande Rio
5 – Beija Flor
6 – Imperatriz
7 – Porto da Pedra
8 – União da Ilha
9 – Mocidade
10 – Unidos da Tijuca
11 – São Clemente
12 – Portela

Assim que estiver com os sambas dos outros grupos do carnaval, a análise também estará aqui.