Sei que estamos na Copa do Mundo, mas queria escrever sobre a experiência que tive no dia em que cheguei a Curitiba, dia 04.
Quem me conhece sabe que sou Flamengo, mas também sabe que eu gosto de futebol. Na sexta feira em questão havia o único jogo na cidade de Curitiba na temporada em que passei na cidade, Paraná Clube e Portuguesa, pela Segunda Divisão do Brasileirão.
Como milagrosamente o vôo não atrasou e consegui chegar no hotel em um horário civilizado, peguei um táxi e fui à Vila Capanema assistir ao jogo em questão.
Tenho de ressaltar o salgado valor do ingresso: R$ 50 para uma arquibancada de cimento, embora coberta – chovia na cidade. Só para se ter uma idéia, eu assisti a Flamengo e Unversidade do Chile, pela Libertadores, em cadeira coberta pagando R$ 30 no ingresso inteiro.
Algo que tenho de elogiar é a existência de uma loja oficial do clube, aberta, dentro do estádio. É algo que no Maracanã, decididamente, não existe. Tanto que acabei adquirindo uma camisa do clube paranaense.
Aboletei-me na arquibancada, com um bom público. O estádio é pequeno e lembra bastante alguns campos do subúrbio carioca, em especial o campo da Portuguesa da Ilha.
Confesso que cometi uma gafe, estar com um casaco verde, cor do Coritiba. Mas as pessoas em volta perceberam que eu era turista e que estava com a camisa do clube, então relevaram…
O jogo, em si, foi típico de Segunda Divisão. Campo pesado devido à chuva e muita disputa por parte das duas equipes. Dependendo do jogo do Bahia – que ocorria simultaneamente – a partida valia a liderança da Série B antes da parada para a Copa do Mundo.
O time local pressionava, mas uma trapalhada do (fraco) goleiro local abriu o placar para a a equipe paulista. O curioso é que a torcida paranista, que cantava o tempo inteiro, não se abateu com o gol e continuou incentivando. Se fosse no Maraca…
Na volta do intervalo, o time curitibano “virou” o jogo com dois gols praticamente em sequência. Com muita luta, manteve o resultado e beneficiado pela inacreditável derrota da equipe baiana para o lanterna irá passar todo o período da Copa na liderança. O time é esforçado mas sem grandes valores.
Algo que me chamou a atenção foi o fato da torcida local “empurrar” o time o tempo todo. O nível de exigência é bem menor.
Por outro lado, é interessante assistir a uma partida sem estar diretamente envolvido com nenhuma das equipes. Se percebe claramente que os comportamentos são os mesmos independente da cidade e da competição. O juiz sempre é ladrão, o time da casa sempre tem um atacante perna de pau e o adversário sempre faz “cera”.

Percebe-se também como a torcida do meu time anda mimada. Mesmo tomando um gol em falha do goleiro, a torcida do Paraná cantou o tempo inteiro. Inclusive nas sociais, onde eu estava, se cantou o tempo inteiro. Se fosse no Maraca, estariam vaiando com dez minutos de jogo.

Confesso que me peguei em uma discreta torcida pelo time da casa nos minutos finais. Espero que possam obter o seu objetivo de retornar à Primeira Divisão em 2011.