Sou cliente da Net há pelo menos uns seis anos, tendo hoje o pacote com imagem em alta definição e assinatura do pay per view do futebol.

Há cerca de quinze dias, me telefonou uma vendedora da Net oferecendo a troca do meu pacote pelo chamado “Net Combo”, composto de internet em alta velocidade mais linha telefônica, além do pacote tradicional de tv a cabo. Dentro do pacote me ofereceram um terceiro ponto de televisão, embora sem HD – sinal digital “normal”.

Como o valor me daria uma economia mensal considerável e além disso eu andava meio insatisfeito com a demora da Oi/Velox em aumentar a minha velocidade de internet, optei por fazer a troca, me livrando da Oi.

Tenho de ressaltar o preparo da vendedora, que soube dirimir as minhas dúvidas e me explicar as condições do pacote. E olha que eu não sou exatamente um cliente desinformado, ao contrário, perguntei por detalhes que normalmente as pessoas não atinam na hora da contratação do serviço.

Então começou o meu calvário: a instalação do serviço. Para completar estou com um dos “decoders” HD inoperantes e solicitei a troca do equipamento junto com o restante do serviço. Ao contrário do que se possa imaginar, o sistema de atendimento ao cliente da empresa não permite que se faça todo o serviço de uma vez só e a cada serviço se faz necessária uma ligação para solicitar o serviço – e lá se vão horas ao telefone…

Primeiro veio o instalador da internet. Grosseiro e arrogante, não fez o cabeamento corrreto e deixou tanto a internet quanto o fax sem funcionar. Liguei à noite para a central de atendimento e tive de solicitar uma visita técnica. No dia seguinte, o instalador do telefone comum refez o serviço mal feito no dia anterior e configurou tanto a internet quanto o fax; entretanto, não pôde instalar o ponto adicional nem trocar o equipamento defeituoso.

Liguei novamente para solicitar os serviçoes pendentes e após levar uns bons quinze minutos tentando fazer a despreparada atendente entender o que eu queria, agendei para ontem os serviços faltantes.

Pois qual não foi minha surpresa ontem, quando estava preso na loucura do trânsito antes do jogo do Brasil, receber uma ligação de casa. Era o instalador da Net afirmando que a ordem de serviço que ele recebera era a de tirar o aparelho com defeito e colocar este terceiro ponto. Obviamente, a atendente não entendeu que eram duas coisas diferentes. De dentro do carro telefonei para a Net e, após cinco tentativas – fiquei com a impressão de que desligavam de propósito o telefone – consegui falar com a Central.

Após uma longa conversa onde a profissional (?) não conseguia entender a minha demanda, veio o veredito: eu tinha de mandar embora o instalador e agendar outra data. Ainda ponderei que ele já estava com o equipamento em minha casa e era somente fazer a instalação. A resposta veio implacável: “o sistema não permite”. Tive de agendar outra data – segunda feira que vem ! – e o mesmo decoder será instalado. Kafkiano. E isso comigo preso no trânsito, dentro do carro…

Ainda fui informado de que somente poderei agendar a troca do decoder defeituoso após a instalação deste terceiro. Inacreditável.

Sem dúvida alguma, este tipo de atendimento e a falta de vontade de resolver o problema do cliente são reflexo do virtual monopólio de que a empresa detém no Rio. Como o consumidor não tem para onde correr, fazem dele gato e sapato. Outro ponto a se lamentar é a primazia da burocracia e dos sistemas de informática sobre o ser humano, gerando situações absurdas como esta que estou vivendo.

Tenho de ressaltar também a total falta de preparo do atendimento ao consumidor da empresa, com funcionários que tem dificuldade inclusive de compreender em frases curtas a necessidade do cliente. Precisa-se explicar três, quatro vezes a mesma situação – para uma resolução inadequada do problema, o que me leva a pensar que ou não tiveram nenhum tipo de treinamento ou são verdadeiros “analfabetos funcionais”. Absolutamente lamentável. Reflexo da terceirização e da busca insana por menores custos de operação.

Esta odisséia ainda não acabou. Aguardemos os próximos capítulos.

Skavurska ? Só no comercial…

2 Replies to “Skavurska ? Só no comercial…”

  1. Nossa!
    não quero te desesperar mas minha sogra tinha NET COMBO.
    E quando falta LUZ, vc fica sem net sem tv e sem fone pensa nisso.

    Boa Sorte e Não se irrite.
    ABSTRAI!

    Bjos

  2. Boa tarde, Lilian !

    Na verdade meus telefones já dependiam de energia, e não tenho laptop. Quanto a isso não muda muito.

    Mas, sem dúvida alguma, interrupções do serviço se tornam críticas.

    bjs

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