Fechando as leituras ainda do estágio em Salvador, apresento aos leitores a resenha de “11 Gols de Placa”.
O livro é uma seleção de onze reportagens investigativas sobre futebol, muitas delas premiadas. Para a edição em livro foram adicionados textos dos autores das matérias contextualizando os textos e trazendo à tona boas histórias de bastidores.

Uma a uma, estas foram as matérias elencadas no exemplar:

1) Futebol Brasileiro, da fome à fama – ainda na década de sessenta mostra as deficiências de formação dos jogadores brasileiros, em especial nutricionais e de saúde.

2) O jogador é um escravo – mostra os malefícios do uso de infiltrações de anestésicos a fim de permitir a participação de jogadores em partidas sem estarem totalmente curados. Um crime contra a saúde.

3) Corrupção no futebol – conta o célebre escândalo de arbitragem ocorrido no Rio de Janeiro em 1993, onde o então diretor do departamento de árbitros da Ferj convocou uma reunião para afirmar com todas as letras que “ninguém pode fazer resultado sem o consentimento da Federação”. Foi um bafafá daqueles…

4) Contrabando da Copa – o vôo de volta da Copa de 94, a não inspeção das mercadorias trazidas pela delegação e todos os desdobramentos seguintes. Um escândalo à época, que causou inclusive a saída do então Secretário da Receita Federal Osíres Silva.

5) As contas da CBF – como pode a Confederação Brasileira de Futebol dar prejuízo ? Pois dá. A matéria esmiuçando o balanço da entidade é reveladora.

6) Gatos em campo – duas matérias, uma sobre a falsificação da idade do hoje técnico do Atlético Mineiro Vanderlei Luxemburgo e a segunda sobre uma “fábrica de gatos” existente no interior do Pará a partir de um cartório incendiado no ano de 2000.

Aliás, há um titular de um grande clube brasileiro que todo mundo que conviveu com ele nas categorias de base – onde era promessa de craque – jura de pés juntos que é “gato”. Hoje tal jogador não passa de um marcador limitadíssimo.

7) Desemprego Futebol Clube – mostra as disparidades salariais entre as estrelas e os jogadores que estão nas divisões inferiores do futebol brasileiro. Conta como exemplo o caso dos jogadores que se tornaram pedreiros a fim de reformar o estádio e permitir a participação de um time do interior gaúcho na Terceirona local.

8) Empresa ligada a Pelé fica com US$ 700 mil do Unicef – conta o escândalo de um evento beneficiente que seria feito na Argentina em 1995. A empresa do ex-jogador ficou com o valor citado, que seria utilizado para a promoção do jogo.

9) Profissão na marca do pênalti – matéria sobre as desigualdades e abordando jogadores que tiveram fama e fortuna, mas se perderam.

10) Ronaldinhos do futuro – um “Raio X” das “fábricas” de garotos existentes no Brasil, fundadas com o objetivo de revender os jovens para clubes do exterior. Verdadeiras “linhas de montagem” de gente e pé de obra.

11) Jogo Sujo: a Máfia do Apito – sobre o célebre escândalo envolvendo os jogos anulados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva em 2005, detonado pelo ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho.

A propósito, lembro aos amigos que naquele ano houve outros jogos, não investigados, onde o Corinthians venceu com erros bem esquisitos de arbitragem…

É bem interessante e desnuda um pouco do que há por trás desta paixão nacional. Recomendo bastante.

Na Livraria da Travessa, custa R$ 42.