A sala de aula continua garantindo ótimos momentos. Estava, dia desses, falando sobre um tema polêmico pra dedéu: a Reforma Protestante. Conversa vai, conversa vem,  se estabeleceu o seguinte diálogo teológico:
– Lutero negava o número de sacramentos da Igreja Católica. Vocês sabem, aliás, quantos sacramentos existem na Igreja Católica?
– Três…
– Três???? Redargui de imediato.

O aluno respondeu de bate pronto, feito um tirambaço de canhota do Rivellino:

– …  milhões de sacramentos.
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Prova do segundo ano do ensino médio. Tema: República Velha. A primeira questão apresenta um texto sobre os seringais do Acre e os cafezais do Oeste Novo paulista. O aluno deve dissertar sobre a importância dos dois cenários para a economia brasileira. Leio a seguinte resposta:
[…]Os seringais foram importantes para o fornecimento das seringas usadas na campanha de vacinação contra a varíola de Oswaldo Cruz,  fato que gerou a famosa e terrível Revolta da Vacina.

Adorei, especialmente, a varíola de Oswaldo Cruz, feito a Portela.

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Renascimento e Barroco. Trabalhamos um pequeno texto do Dom Quixote – ilustrado com o samba desse ano da União da Ilha do Governador, que teve o cavaleiro da triste figura como tema. Peço para os alunos escreverem um pequeno comentário sobre o trecho do livro. Leio a seguinte pérola :

O cavaleiro Dom Quixote e seu escudeiro Pôncio Pilatos […]
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A aula sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 corre solta. Explico que os paulistas criaram uma organização civil para lutar contra o governo de Getúlio Vargas, conhecida pela sigla MMDC. Pergunto se alguém sabe o que significa o acrônimo. As melhores respostas que obtive foram as seguintes:
– Máximo Mínimo Divisor Comum.
– Acho que é a sigla em hebraico de Jesus de Nazaré Rei dos Judeus, que foi colocada na tabuleta da cruz. Os paulistas são muito católicos e o movimento foi apoiado pela igreja.

11 Replies to “DIVERSÃO NA SALA DE AULA ou COITADO DO MIRAGAIA”

  1. Essa questão da sigla MMDC também rendeu boas respostas na minha turma do segundo ano. Inclusive tbm rolou o “Máximo Mínimo Divisor Comum”. Outra de rara criatividade que apareceu foi “Mães, Médicas e Donas de Casa”…
    Abraço!

  2. Numa prova de história da minha turma de ginásio, era 1970, foi pedida a explicação do motivo pelo qual não queriam que o filho do D.Pedro I assumisse o império ainda menino. O Fosca não teve dúvidas e respondeu, palavras exatas, “porque governo na mão de criança é como brinquedo no bafo da onça”. A professora sem qualquer senso de humor deu zero pro colega.

  3. Em uma turma de 6ª série, analisando pronomes, um aluno classificou “mim” como pronome indígena!
    Os nossos alunos são muito criativos mesmo! hehehe

  4. Esses alunos nos surprendem mesmo! Dia desses estava com um esquema de uma célula vegetal e o menino me pergunta : ” Pró, em que parte do nosso corpo encontro uma dessas?”
    Fiquei sem palavras!
    Beijo querido!

  5. Me lembro que em uma prova de história da arte a professora perguntou o que era ordem coríntia e eu respondi que era o meio campo comandado por Sócrates no Coríntians, com Zenon e Biro Biro. A professora teve uma síncope de riso, leu na frente da turma (e na sala dos professores, soube depois) e me deu dez. ‘Não dá prá ficar braba com uma resposta dessas…’.

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