Bom, pelo menos aqueles que leram o tópico anterior sobre o desfile da Portela de 2010 devem saber o quanto ele foi desastroso.
Quero aqui colocar alguns pontos para reflexão.
A diretoria atual da escola, que assumiu em meados de 2004, obteve sem dúvida alguma diversos progressos em relação à administração anterior: hoje temos um bom puxador, uma bateria Estandarte de Ouro, um trabalho de comunidade bem feito, um bom casal de mestre sala e porta bandeira e a escola recebeu o retorno em suas classificações desde então.
Entretanto, a Portela hoje padece com quatro questões sérias.
Uma é a escolha de enredos. A escola simplesmente jogou no lixo todas as suas tradições, optando por enredos politicamente corretos e de exaltação ao governo – com a honrosa exceção de 2009. Parece que os temas são anunciados visando a arrancar o maior patrocínio possível de alguma esfera governamental, não observando a gloriosa história portelense.
A segunda são os sambas escolhidos. Desde 2008 que sempre a mesma parceria é escolhida, o que desestimula aos outros compositores apresentarem obras dignas de serem levadas à avenida. Ressalto que, apesar de frios, os sambas desta parceria permitem ao desfilante cantar o samba sem cansar – mas lá se vão 11 anos sem Estandarte de Ouro de melhor samba de enredo…
Terceiro: a contratação de carnavalescos de ponta. A direção da Portela prefere pegar carnavalescos no Acesso B, pagando pouco, a contratar nomes talentosos e de peso. O resultado são concepções muitas das vezes equivocadas.
Quarto e principal: a escola só inicia o barracão com atraso. Não há o menor planejamento de carnaval, o barracão é iniciado com atraso e sempre os carros, fracos, são concluídos às carreiras – o que, apesar do “chão”, acaba impedindo a conquista do sonhado título.
Além destes fatores, a Majestade do Samba sofre com o problema da centralização das decisões nas mãos de seu presidente.
A Portela terá eleições entre abril e maio, já um pouco tarde para corrigir parte destas questões visando ao carnaval de 2011. Mas tendo a votar na oposição – sou sócio com direito a voto.
Mas vamos ver as chapas disponíveis, até porque, pelo estatuto, o atual presidente não pode se candidatar.

5 Replies to “Sobre a Portela – II”

  1. sua análise é bem sintética mas toca em pontos fundamentais,como não ter planejamento num desfile de tres mil pessoas,samba enredo fraco numa escola da tradição da portela é de chorar,e economia na contratação de bons profissionais não dá para entender,afinal são anos de fila e nessa altura um título teria retorno imediato e mais do que dobrado do investimento feito,abraços,ronaldo.

  2. Parabéns Pedro, vamos aguardar os candidatos, estou na torcida para que o Scafura se decida, mesmo ele sendo da diretoria acredito que possa mudar alguma coisa, pois pelo que falam é ele que paga a comissão de frente (2009) e o casal de MSePB(2010).
    Geraldino-Recife

Comments are closed.