Último domingo do ano, período de férias se aproximando, vamos falar um pouco de viagens.
Publico aqui texto da amiga e agente de viagens Adriana Martins (Drica Viagens – dricaviagens@gmail.com), que inicia uma série de posts sobre turismo, com dicas de programas e lugares especiais. A idéia é trazer uma série de opções para o leitor que quiser dar uma relaxada, saindo de seu dia a dia estressante.
Nosso passeio se inicia por Mallorca, ilha localizada na Espanha e que possui diversos atrativos ao visitante.
Vamos ao texto:
“Fui convidada pelo Pedro Migão para falar sobre turismo, mas vou começar escrevendo sobre uma das melhores experiências que já tive.

Ainda na faculdade, fui convidada a fazer um curso de 15 dias na Espanha, em Mallorca, uma simpática ilha; também conhecida como a “Pérola do Mediterrâneo”. Era fevereiro, ainda inverno na Europa, porém a ilha era o paraíso para alemães fugindo da neve. Ficamos em um hotel fora da cidade de Palma, capital da Ilha, mas muito próximo, aliás como tudo lá.

Não era propriamente uma viagem de lazer, mas como as aulas eram apenas de segunda a sexta na parte da manhã, tínhamos tempo livre nos finais de semana e a noite para dar umas voltas pra conhecer a ilha.

Viajei com uma amiga da faculdade, que depois se tornou minha melhor amiga de infância, a Ana Valéria (Val); mas lá no hotel conhecemos mais três pessoas (1 rapaz e 2 moças), cujos nomes infelizmente não me lembro, mas preciso cita-los pois eles nos acompanharam nessa aventura em busca do desconhecido.

Durante as tardes e noites aproveitávamos para conhecer alguns pontos turísticos em Palma, e nas redondezas e tbm restaurantes próximos ao hotel, com comidas típicas, outros nem tanto.
 

As vezes seguíamos pela praia e nos deparávamos com várias lojas vendendo as famosas pérolas cultivadas na Ilha, umas verdadeiras jóias, outras bijuterias com certificado de autenticidade (comprei vários conjuntos de colar e brinco para presentear minha irmã e amigas). Nessas caminhadas, muitas vezes comiamos em um restaurantezinho simpático com uma pasta honesta, de um italiano radicado em Mallorca que amava o Rio. Ficávamos horas conversando com ele, eu no meu espanhol sofrível e ele tentando um português igualmente ruim. Dois anos depois soube através do Jornal Nacional que o restaurante dele havia pegado fogo, resultado da explosão de um botijão de gás. Fiquei muito triste.

Já tínhamos conhecido o Centro Histórico de Palma, com seu mais emblemático símbolo, a Catedral – La Seu, como é chamada por lá – que terminou de ser construída em 1601. A edificação emerge de muralhas centenárias que cercam o parte da parte histórica. E com seu baldaquino restaurado por Gaudí entre 1904 e 1914. Alem da Catedral, o centro histórico possui varias ruelas, com lojas de produtos típicos, e restaurantes pequenos e bastante simpáticos. Sempre que comiamos em algum desses restaurantes pedíamos o vinho da casa, afinal estávamos na Espanha…

El Pueblo Español é um dos locais a não perder em Palma de Mallorca. Com a reconstrução de cerca de 100 monumentos e prédios mais conhecido na Espanha. Este recurso, que foi construído entre 1965 e 1967 pelo renomado arquiteto Fernando Chueca Goitia, é como uma viagem cultural através da Espanha e nos permite viajar sem sair de Mallorca. No Pueblo Español  você pode desfrutar de demonstrações de costumes, pessoas de diferentes cidades da Espanha, e outras manifestações, como artesanato e culinária típica, que são as principais atrações. Monumentos típicos, bares e restaurantes em cada região também podem ser visitados lá. Passeie pelas ruas e praças, Sevilha, Granada, Toledo …

No nosso primeiro final de semana livre, a Universidad de Baleares em convenio com a operadora de turismo ofereceu aos alunos um carro alugado por grupo de no mínimo 4 pessoas, como eu e a Val já tínhamos feito amizade mais proxima com as outras três pessoas citadas acima, nos juntamos para explorarmos a Ilha. Com um mapa na mão fizemos um roteiro de um dia inteiro onde foi o suficiente para conhecermos grande parte litorânea da Ilha.

Como esta viagem aconteceu há quase 12 anos, não me recordo de detalhes mais precisos, mas posso ressaltar alguns pontos turísticos que conhecemos e que são realmente imperdíveis.

Banyalbufar – Grande patrimônio natural, o contraste entre a montanha e o mar.
 

Valdemossa – pitoresco e pequeno “Pueblo”, está sobre as colinas ao norte de Palma.
 
Fornalutx – onde minha memória me remete ao primeiro cordeiro que comi na vida. Feito a moda mediterrânea, confesso que não gostei muito, mas foi uma experiência bastante diferente.
 
E por ultimo conhecemos o “El Cap de Formentor”, uma península a noroeste da Ilha. Uma das vistas mais bonitas que já vi na vida.

Até a próxima !”

4 Replies to “Viajando…”

Comments are closed.