Com a profusão de assuntos dos últimos dias, acabou que ficaram faltando as duas resenhas de livros lidos durante o feriado de Zumbi dos Palmares.
Pela ordem de leitura, comento este “Sob a Lupa do Economista”, de autoria de Carlos Gonçalves e Mauro Rodrigues.
A proposta dos autores é relacionar e explicar sob a teoria econômica fatos do cotidiano que o leitor muitas vezes não faz a menor idéia de que possuem relação entre si. Uma espécie de “Freaknomics” tupiniquim.
O livro passa por artigos tão díspares como a formação de um mercado de órgãos humanos, o porquê da existência dos terroristas, relações entre doenças tropicais e desenvolvimento econômico e a preservação dos animais da savana africana.
Muito interessante, nestes tempos em que a demanda supera muito a oferta por ingressos no jogo que pode decidir o Campeonato Brasileiro, o artigo sobre os cambistas.
A tese dos autores, trocando em miúdos, é de que o cambista existe para equilibrar o mercado em jogos decisivos e permitir ao fã que acompanha o clube o ano todo mas que não poderia pagar o preço de equilíbrio dos ingressos assistir “in loco”.
O raciocínio é de que é melhor perder nestas horas para garantir a fidelidade do torcedor no restante no ano. Então entra o cambista para equilibrar oferta e demanda por ingressos. Eles se utilizam da “Teoria dos Jogos” para explicar isso.
Apesar do viés excessivamente neo-liberal dos autores, que domina o pensamento destrinchado no livro, é uma leitura bastante interessante. Faz pensar.
Na Travessa, custa R$ 50. A Campos/Elsevier, editora do livro, não prima por preços atraentes, infelizmente.