Ontem, enquanto jantava, surpreendi-me com a propaganda do DEM, ex-PFL, ex-Arena e ex-UDN na televisão. Aparecia o ex-prefeito do Rio de Janeiro, César “10” Maia, simplesmente reivindicando créditos sobre a vinda dos Jogos Olímpicos !

Muita gente fala sobre o custo do Pan-Americano. O que pouco se sabe é que o político em questão quebrou a cidade na vaidade de querer fazer tudo sozinho. A hora em que não deu mais, ele teve de solicitar ajuda aos governos federal e estadual, que readequaram o projeto. Se dependesse apenas dele, o Pan não teria acontecido, gerando um prejuízo incalculável à imagem da cidade e do país. Não teríamos os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro por causa de briga política – como sempre a população em segundo plano.

É bom que isto fique claro.

Outra coisa é que este cidadão esteve 16 anos no comando da cidade, como um imperador. Fez governos voltados claramente para a Zona Sul da cidade e as parcelas mais abastadas da população carioca. Vale lembrar, também, que ele e seu filho Rodrigo “10” Maia posam de vestais da moralidade, mas são apenas isso: vestais. Infelizmente não dá para contar aqui, mas são apenas vestais hipócritas. Sem contar o projeto da “Cidade da Música”…

Bom, cidadão colocado em seu devido lugar, vamos ao que é o DEM hoje. O DEM, sucessor do PFL, se auto intitula “Democratas”. Não existe rótulo mais falso, porque o conceito de democracia para o grupo político representado é um governo de elite, para a elite e especialmente a serviço da elite. As políticas públicas desenvolvidas por esta casta visam a propiciar oportunidades de ganhos para a classe empresarial afinada com estas propostas. É a apropriação do público pelo privado.

O DEM é o antigo PFL, palco e reduto da parcela mais reacionária de nossos comandantes. Prega o Estado mínimo – mas que socorra os empresários amigos em dificuldades – a “livre iniciativa”, a extinção dos direitos trabalhistas. Sua política social pode ser resumida no velho bordão: “a questão social é caso de polícia”. Defende a apropriação do Estado pelo mercado, em todos os significados desta expressão.

Sua política agrária é a do latifúndio e da grilagem. Defende a modernização do campo nas receitas, mas foge como o Diabo da cruz de modernização de condições de trabalho. E utiliza o seu braço togado para reprimir aqueles que “ousem sair de seus lugares”.

Historicamente, o DEM possui origens na extinta UDN. Depois foi se transformando à medida em que os mandatários do poder iam mudando: Arena, PDS e PFL. Agora é DEM – demo ? Desde 1500, esta é a primeira vez em que o partido faz oposição ao governo central. É berço de oligarquias como as de Sarney, ACM e Bornhausen.

Portanto, caro leitor: não se impressione com esta roupagem de “Democratas”. Democratas é tudo o que eles menos são. Na verdade, são a velha oligarquia patrimonialista…

P.S. – Nada mais enganoso que este símbolo atualmente utilizado pelo partido.

7 Replies to “DEM=PFL=DEMO”

  1. Migão, procure se informar mais: o César Maia gastou bastante com o Pan, mas a entao governadora Rosinha “Garotinho” Matheus (PDT, mas eleita com apoio do PT) prometeu mundos e fundos e não cumpriu. Logo, a conta maior ficou com a Prefeitura – César Maia. Não estou defendendo ele, detesto ele, mas não se pode colocar toda culpa nele. Trabalhei na organização do Pan 2007 por quase 2 anos, sei de muita coisa que aconteceu ali.

    Outra coisa que precisa ser esclarecida é que o DEM pode ser DEMoníaco, coisa ruim etc etc etc, mas não fica distante do PT – muito pelo contrário. O PT é sinônimo de MENSALÃO, partido podre por dentro – tanto que a maioria dos intelectuais petistas, fundadores do partido no início dos anos 80, saíram do PT. Posso citar vários nomes SÉRIOS. O PT hoje se confunde com corrupção, corporativismo, deslealdade – e se formos averiguar mais a fundo, até assassinatos – vide Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André, cuja morte foi encomendada por causa do esquema do lixo, na prefeitura daquela cidade. O PT hj é Antonio Palocci (“Palófi”, como diz o semi-analfabeto que esta na presidencia da republica). Como pode um ministro da fazenda mandar violar sigilo bancario de um cidadão comum? Fora os esquemas de maracutaias.. mas foi absolvido, pq o Brasil é o país da impunidade. O PT é Martha Suplicy (essa dispensa apresentações, né?). O PT é Professor Luizinho, é João Paulo Cunha (se sujou por 50 mil reais desviados, segundo a esposa, para pagar conta da NET – faz-me rir, ne?). O PT é José Dirceu – artífice do mensalão. Nem falo de mais nomes, pq aí vou estourar o limite de linhas do seu blog… Dilma é originária do PDT, mas também tem a ficha suja – MUITO SUJA.

    O que quero dizer, portanto, é que não há partido idôneo no Brasil. TODOS os partidos são comprometidos, desde o DEM até o PT Mensalão. O PMDB (com sua fome de cargos e candidatos mau-carateres – Renan Calheiros, Jader Barbalho, Orestes Quercia, Jose Sarney etc) então me dá arrepios.

    Logo, vamos ser justos e não apenas dizer que DEM, PSDB ou partidos de centro-direita são os bicho-papões do sistema político brasileiro, ok?

  2. Ah, falando de PT, me esqueci de citar o José Genoíno, que também esteve envolvido com sujeira e cujo irmão foi pego com dólares na cueca… é melhor pararmos por aqui – no estilo “tirem as crianças da sala”, ne? rs

  3. Eu sabia que você ia discordar… risos

    Se você reparar, eu não toco na questão de corrupção do texto, justamente por saber que não é privilégio do DEM. Falo do César Maia porque desse tenho como falar com meus próprios olhos.

    Falo, sim, de proposições e história política.

    Quanto ao pAN, bem que você podia falar um pouco sobre isso…

    p.s. – e o texto sobre História ?

  4. Migão, vou imitar um certo conhecido nosso, da lista de carnaval, quando se refere a certos bicheiros e presidentes de escolas de samba:

    CARLOS NUZMAN = BANDIDO (envolvido ate o talo em esquemas de maracutaias em federações, levou grana da prefeitura em 2006 pra construir a atual sede do COB na Barra – na verdade, o terreno foi “misteriosamente” doado -pq será, hein?).

    SERGIO CABRAL = VIAJA PRA CARAMBA E… BANDIDO

    EDUARDO PAES = PREFEITO BARRA E ZONA SUL E BANDIDO, MAL-PREPARADO.

  5. Você vai me contar estas paradas sobre o PAN, memso que em PVT… risos

    Cara, óbvio que vai ter superfaturamento. Mas ainda acho que os benefícios superam os custos.

    Paes e Cabral, sem comentários. Só digo que não votei em nenhum dos dois.

  6. Não é só superfaturamento, Migão. Reflita bem sobre uma coisa: pq 85% dos locais de competições estarem situados na Barra? OK, podem ate alegar que a Barra tem espaço, ok… mas pense numa coisa: qual regiao do Rio tem se valorizado mais no mercado imobiliário? Qual a regiao que nao para de ter lançamento imobiliario? A BARRA! E investindo em metrô pra lá, investindo em construções, saneamento, ruas, avenidas etc, logico que a regiao vai se hipervalorizar ainda mais. Todos vão levar grana (e aptos) de empreiteiras, Odebrecth, Carvalho Osken, Cyrella etc. Eu nao detesto a Barra, apesar de admitir que nao moraria lá nem que me pagassem, mas esses caras tem a faca e o queijo para modernizar o centro do Rio (hj abandonado, principalmente nos fins de semana), investir em areas degradadas (presidente vargas, cais do porto, praça mauá, estácio, fora bairros da zona norte). E vão concentrar praticamente todos os investimentos na barra. Entendeu agora?

Comments are closed.