Ouvindo o Boechat de manhã, ele faz referência a uma matéria feita com a babá dos filhos do falecido cantor Michael Jackson: ela conta que sexta feira, menos de 24 horas depois do passamento do cantor, recebeu uma ligação da mãe dele perguntando… onde havia dinheiro escondido !!!!!!

Fico pensando o que leva as pessoas a esta gana cega pelo dinheiro. No caso em questão, o finado nem tinha esfriado ainda, e já tinha gente querendo a grana do sujeito.

Pior é que esta é uma postura comum. O ser humano é capaz de, por dinheiro, sacrificar as mais nobres posturas e as situações mais duradouras.

Ele pisa na cabeça da mãe. Entrega os irmãos aos leões. Desfaz amizades de décadas. Muitas vezes, por patacas que mal dão para se ir à esquina.

Só que o dinheiro é um meio, não um fim. Por outro lado, é injusto culpá-lo pelos males da humanidade. O que está por trás é a sede de ganância e de poder. O reflexo destas no mundo da matéria é o dinheiro, que nasceu como um meio de troca.

Cada vez mais o homem é mais consumista e mais materialista. Destrói os recursos naturais. Escraviza outros homens em troca de tênis e agasalhos mais baratos. Abandona o que a vida nos pode oferecer de melhor por mais algumas horas de trabalho e mais uns tostões.

Sem contar o mais sério, que é o esquecimento da ética e da honestidade. Quanto mais ganancioso um mundo é, mais desonesto o será. Hoje, ser honesto e ser ético virou qualidade, não é mais condição indispensável.

Convido meus 15 leitores à reflexão. Até que ponto somos gananciosos ? Até que ponto nos tornamos cegos na conquista de dinheiro ?

O economista e escritor John Perkins possui uma tese interessante: que caberia às mulheres o papel de frear a sanha destruidora e gananciosa do homem. Entretanto, a cultura ocidental as tornou mais consumistas ainda, o que acabou por desequilibrar as forças entre ganância e compaixão, destruição e conservação.

Dinheiro é meio para conforto e para facilitar as trocas na sociedade, não um fim em si mesmo. Ética, honestidade e compaixão são indispensáveis.

Vamos refletir ?

3 Replies to “Ganância”

  1. Fala Migão,
    pra que dinheiro se ela não me dá bola … hehehehehe


    Sobre o MJ, acho que seus pais e irmãos nunca foram amigos dele … quebraram 4 costelas dele tentando reanima-lo após a parada cardiaca … pensa bem o cara tinha mesmo que descansar mesmo … não há corpo que aguente tanta judiação …

    Vovô Xaruto

  2. Olha Migao, esta familia Jackson nao se importa com nada além da grana do finado, o corpo nem foi enterrado ainda e já estão brigando por bens e contestação de Testamentos, dizem que o Astro fez um documento em que exclui seu pai e irmaos de receberem algo, e já tem um enorme numero de advogados entrando com açoes para saber o real valor do Documento, esta é a vida, no fundo oq ue todos querem é o TUTU, o resto que o Michael se exploda, é assim que eles pensam.

    MUndy

Comments are closed.