Deprecated: get_the_author_ID está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use get_the_author_meta('ID') em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Deprecated: attribute_escape está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use esc_attr() em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Deprecated: attribute_escape está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use esc_attr() em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Na tarde de ontem, sábado, participei de workshop ministrado pelo diretor de carnaval do Paraíso do Tuiuti Júnior Schall, com passagens por escolas como Vila Isabel, Mangueira, Portela e outras. 

O workshop reuniu 20 pessoas, ligadas às mais diversas escolas e com as diferentes formações. Desde mestre de bateria até conselheiro fiscal, pessoas com as mais distintas vivências e experiências. 

A linha do workshop foi montar a “linha do tempo” de um desfile, ressaltando especialmente em pontos como a integração entre a parte artística e a direção de carnaval, o conhecimento que a direção de Harmonia deverá ter de tudo que está planejado para um desfile e todo o processo de montagem de um desfile, desde a saída em comboio da Cidade do Samba até o retorno após o desfile. 

Há detalhes que mesmo pessoas que militam há anos no mundo das escolas de samba não tem conhecimento, como por exemplo o fato de que a minutagem da passada do samba enredo determina o tempo de apresentação da comissão de frente e do primeiro casal de mestre sala e porta bandeira nas cabines de jurados. A regra geral é cada um destes segmentos ter exatamente uma passada inteira do samba para se apresentar.

Um outro exemplo relacionado a isso é que já no planejamento do desfile deve se saber em quanto tempo a escola irá completar sua apresentação, com alguma folga para imprevistos.

Schall deu o exemplo da Portela em 2019, que estava programada para desfilar em 72 minutos, mas como o problema do abre alas em frente à primeira cabine demandou uma passada inteira do samba para ser resolvido, consumiu a margem de erro – indo para 74. Tempo da Portela no desfile oficial? 74 minutos.

Em resumo, aprendi bastante sobre o processo de confecção e especialmente organização de um desfile de escola de samba que, ainda hoje, é bastante baseado nos conceitos fordista e taylorista de “tempos e movimentos”. 

O workshop deverá ter novas edições e recomendo bastante àqueles que desejam se aprofundar no processo de construção de um desfile na Sapucaí. Coloco aqui extrato, versando sobre o processo de desmontagem na concentração – o desfile a que ele se refere é Portela 2018.

Aproveitando o ensejo, fiz entrevistas exclusivas com o próprio Júnior Schall e com o Mestre de Bateria da Vila Isabel Macaco Branco, que coloco aqui.

Macaco Branco:

Júnior Schall:

Imagem: Ouro de Tolo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.