A segunda noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro foi claramente superior à primeira. Todas as seis agremiações que passaram pela Sapucaí fizeram apresentações minimamente agradáveis. No entanto, duas escolas se destacaram: a opulente e correta Unidos de Vila Isabel e a visceral e contundente Estação Primeira de Mangueira. Mocidade, Portela, Tuiuti, São Clemente e Ilha tiveram bons momentos, mas alguns senões podem atrapalhar.

Vamos ao resumo da segunda-feira:

SÃO CLEMENTE

Na reedição do enredo “E o samba sambou…”, de 1990, a escola da Zona Sul fez sua melhor apresentação desde 2015. O samba-enredo foi bem cantado, e alegorias e fantasias do carnavalesco Jorge Silveira mostraram criatividade. Pode-se dizer que este foi um caso no qual a reedição funcionou. Em circunstâncias normais, a Aurinegra não corre nenhum risco de descenso.

UNIDOS DE VILA ISABEL

Com um aporte financeiro maior para seu barracão, a Vila desenvolveu o mais luxuoso e bem acabado conjunto visual de todo o Carnaval 2019 para falar sobre Petrópolis. Com uma ótima atuação, a bateria do Mestre Macaco Branco levou bem o samba, que não era considerado dos melhores da safra. Com uma correta passagem na maioria dos quesitos, a escola está firme na briga pelo campeonato, embora não tenha feito uma exibição empolgante.

PORTELA

Desta vez a Águia deixou um pouco a desejar no conjunto visual. Porém, nos quesitos de pista a Azul e Branco teve bom desempenho, com destaque para o excelente samba e a bateria de Mestre Nilo Sérgio. A Portela foi emoção na avenida, mas desta vez chega para a apuração em condição inferior aos últimos anos. Mas ainda pode beliscar uma boa colocação. Clara Nunes recebeu uma digna homenagem.

UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR

A querida escola da Ilha fez uma apresentação de altos e baixos. O samba-enredo não era dos mais exaltados, mas Ito Melodia como sempre deu aquele levante. O enredo pendeu mais para o lado do Ceará, o que rendeu algumas críticas, mas até que os componentes desfilaram com alegria. Deve ficar na zona intermediária na tabela.

PARAÍSO DO TUIUTI

Não repetiu o sacode do ano anterior, mas fez uma agradável apresentação. O enredo mais uma vez desenvolvido por Jack Vasconcelos teve boas sacadas, mas problemas de evolução devem condenar a escola a ficar até mesmo fora do sábado das campeãs. O samba-enredo novamente teve um bom desempenho.

ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA

Se havia alguma dúvida sobre o funcionamento do melódico e dolente samba-enredo, não há mais. Com uma grande exibição, a Verde e Rosa se credenciou a brigar por mais um título. Até houve um problema no carro abre-alas, mas o conjunto visual transmitiu com perfeição a proposta crítica e contundente do carnavalesco Leandro Vieira. A carga emocional do desfile foi muito grande, e a escola foi apontada por muitos como a dona do melhor desfile do ano.

MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL

Apesar de alguns problemas no acabamento de alegorias, a Verde e Branco fez mais uma ótima apresentação. O excelente samba teve ótimo rendimento, e a bateria cadenciada também brilhou. O enredo pode até ter apresentado alguma fragilidade no desenvolvimento, mas isso não importou para o componente de Padre Miguel, que impulsionou a escola a brigar novamente pelos primeiros lugares.

Foto: Luis Alvarenga / Agência O Globo

6 Replies to “Em noite superior e equilibrada, Mangueira e Vila pintam como favoritas”

  1. Só uma correção: Jorge Silveira é o carnavalesco da São Clemente, o carnavalesco da Vila é o Edson Pereira

  2. S.Clemente : lacrou, esfregou a verdade na nossa cara
    Vila Isabel: Alguém da evolução vai rodar kkkk
    Portela: Igual a Salgueiro, jogou fora a oportunidade, a Rosa não vingou na Águia
    Ilha: SAMBA CHATO DA PORRA e a letra eu não entendi nada CEP disfarçado
    Tuiuti: Escola Pobre e Superestimada
    Manga: CAMPEÃ
    Mocidade: Desfile gostoso

  3. Interessante não ressaltar a chatice do desfile da Vila e a correria absurda que não só jogou fora a evolução, como anda atrasou 1 minuto. Isso sem mencionar o conto de fadas que ficou parecendo o Brasil Império no desenvolvimento do enredo.
    Estava incrivelmente muito linda, porém somente boniteza não ganha Carnaval. Contudo, a vejo com uma boa colocação.

Comments are closed.