A Liesa e a Lierj, entidades que coordenam a organização dos desfiles do Grupo Especial e da Série A, respectivamente, já divulgaram seus regulamentos para os desfiles de 2017.

Embora sejam mais ou menos constantes no decorrer dos anos, estes vêm sofrendo mudanças e alguns tópicos acabam passando despercebidos ao grande público. A ideia deste artigo é chamar a atenção para algumas destas nuances, em especial no regulamento da Série A.

Gostaria de poder fazer o mesmo para os grupos da Intendente Magalhães, mas no momento em que escrevo o regulamento destes grupos não se encontra disponível de forma pública. Vale dizer, no entanto, que o CD quádruplo das escolas está à venda por R$ 20 nas lojas D´Samba e que uma nova ordem de desfiles foi divulgada após seis escolas da Série E e uma da Série D comunicarem que não irão participar dos desfiles.

Talvez pelas suas particularidades, o regulamento da Série A é mais amplo e extenso do que o do Grupo Especial. É claramente inspirado neste, mas com suas particularidades.

Um ponto no qual os dois grupos são idênticos é no sentido de rebaixar “a posteriori” agremiações que não fizerem as necessárias prestações de contas de subvenção e outras verbas assemelhadas até o prazo determinado – maio, no caso.

Uma grande diferença é nas punições para as escolas que enfrentarem problemas na retirada de suas alegorias dos barracões ou que estourarem o horário.

O Grupo Especial determina multa às agremiações que retardarem a saída da Cidade do Samba (R$ 60 mil), enquanto que a Série A prevê perda progressiva de pontos de acordo com o atraso (um décimo, dois décimos até duas horas de atraso e mais um a cada meia hora subsequente).

O mesmo vale para a dispersão das alegorias e seu retorno aos respectivos barracões. Além disso, na Série A haverá uma punição adicional de um décimo por alegoria não retirada da área de dispersão no tempo determinado.

Outra diferença é quanto à cronometragem: nos dois grupos estourar o tempo máximo significa um décimo a cada minuto ultrapassado, mas para o tempo mínimo é um décimo por minuto a menos no Especial e dois no Acesso.

Também significativo das especificidades dos dois grupos é o tratamento referente ao merchandising. O Especial pune com dois pontos escolas que fizerem promoção de marcas ou alguma alusão em alas, enredo, samba e coisas correlatas, ainda que de forma implícita. Na Série A, a punição é de um décimo.

No Especial, “a utilização de microfones conectados em qualquer sistema de som, próprio  da  Agremiação  ou  do  Sambódromo,  para  citações  sonoras,  com  conotações  promocionais, implícitas  ou  explícitas  de  eventuais  patrocinadores,  como  também  citações  depreciativas  e inverídicas, com evidente propósito de desabonar a seriedade do espetáculo, durante todo o tempo em que a Escola estiver se apresentando no Sambódromo” significa desconto de um ponto no somatório total da agremiação.

Nos demais itens de obrigatoriedades – nas quais também os grupos têm suas particularidades – o desconto médio no Especial é de meio ponto por item não obedecido e um décimo na Série A.

Esta tem algumas obrigatoriedades passíveis de punição que, se forem levadas a ferro e fogo, podem causar uma avalanche de descontos:

  • XI – Não apresentar alas ou grupos, inclusive nos carros alegóricos, vestindo camisetas, ainda que tragam inserido o nome da agremiação, excetuando diretoria e afins (empurradores e apoios de destaques).
  • XII – Não apresentar alas e nem fantasias de composição de alegorias que já tenham participado do desfile de outra agremiação.
  • XIII – Não apresentar componentes, inclusive nos carros alegóricos, fantasiados com camisas de clube, a não ser que sejam bordadas com paetês ou similares, bem como grupos de dança que tenham inserido, nas fantasias, o nome de outra agremiação que não seja da escola de samba desfilante.
  • XIV – Não apresentar, inclusive nos carros alegóricos, grupos com fantasias de índios e quadrilhas da roça sem que estejam fazendo parte do enredo, assim como grupos vestindo camisetas com dizeres semelhantes a: “AMIGOS DE…”.

Estes acima são alguns exemplos, mas o capítulo de obrigatoriedades de desfiles é bem mais extenso, incluindo reutilização de alegorias, fantasias de destaque e elementos alegóricos – que é diferente de reciclagem. Uma mudança para este ano é que as agremiações da Série A podem levar um tripé, e este pode ser utilizado inclusive nas comissões de frente – ao contrário dos últimos anos.

Outra curiosidade é que nos parágrafos 2º e 3º do Artigo 35 do regulamento da Série A consta que as agremiações que não se portarem de maneira respeitosa e cordial perante os membros da Comissão Apuradora serão punidas sendo a primeira escola a desfilar na sexta feira de Carnaval e primeira de sábado em 2018.

A mim, parece uma tentativa de coibir o que aconteceu no ano passado, quando pelo menos duas escolas abandonaram seus postos durante a apuração e foram embora antes do final sem ao menos pegar seus troféus.

Um outro ponto é que pelo regulamento a vice-campeã da Série A este ano poderá escolher sua posição de desfile para 2018, mas não o dia. Também consta que uma reedição em 2017 (algo que não ocorrerá) somente poderá ser sucedida por outra três anos depois, em 2020.

Sobre o julgamento, a grande diferença é o sorteio adotado este ano pelo Grupo Especial, com dois jurados reservas. Confesso que achei confusa a explicação da sistemática no regulamento, especialmente quanto ao posicionamento dos jurados reservas na avenida. O Manual do Julgador diz apenas que as cabines nas quais os jurados reservas irão atuar serão indicadas pelos assistentes da Coordenação de Julgadores.

Uma curiosidade é que o Especial recomenda às escolas que adotem fantasias não muito pesadas e que sejam confortáveis às suas alas de baianas. Já na Série A, a recomendação é que os integrantes com camisas de diretoria e apoio não fiquem parados nas laterais “a fim de não atrapalhar a visão do público”. Nos dois casos não há indicação de punição em caso de inobservância a estes aspectos.

Obviamente, fico longe de estabelecer os aspectos mais importantes dos regulamentos de desfiles da Sapucaí; entretanto, alguns pontos para os quais não demos a primeira atenção aqui estão contemplados.

Os regulamentos podem ser baixados abaixo:

Especial

Série A

Imagens: Ouro de Tolo

[related_posts limit=”3″]

One Reply to “O regulamento dos desfiles de 2017: alguns comentários”

Comments are closed.