O glamour do desfile das escolas de sambas do Grupo Especial tem uma avant première que, ao longo dos últimos anos, tornou-se uma iguaria com sabor de prato principal: a Série A, cujo certame irá à prova nestas sexta e sábado na Marquês de Sapucaí.

Aqui, retornando após longo inverno neste espaço concedido pelo inigualável Pedro Migão, proponho uma viagem pela expectativa que cerca as 14 agremiações que vão brigar por uma vaga na elite do carnaval carioca em 2018.

Em nenhum momento, nossa intenção aqui é determinar resultados. E, sim, estabelecer um panorama do que poderá ser apresentado na pista do Sambódromo e uma antevisão para aqueles que irão tomar arquibancadas, frisas e camarotes ou os que ficarão ligados pela TV e pelo rádio.

ACADÊMICOS DO SOSSEGO

ENREDO: Zezé Motta – A deusa de Ébano

O cenário indica que a azul e branco de Niterói será a mais forte das escolas a ter chegado à Série A desde o início da gestão da Lierj, em 2013. Um enredo feliz, com uma personagem absolutamente carismática e íntima do carnaval, que resultou num dos três melhores sambas da safra.

Some-se a isso um barracão impactante, ainda mais em se tratando de uma agremiação que até o ano passado desfilava na Estrada Intendente Magalhães.

O cartão de visitas demonstrado no ensaio técnico da Sapucaí também foi muito eloquente, com considerável organização e participação intensa no canto. Particularmente, nem acredito que o Sossego vá correr qualquer risco de rebaixamento sob condições normais de pressão e temperatura.

ALEGRIA DA ZONA SUL

ENREDO: Vou Festejar com Beth Carvalho, a Madrinha do Samba

Desde 2013, o Alegria se mantém na Série A à base de muita luta. E, este ano, tudo indica que a situação permanece. Mas, aparentemente, numa situação mais confortável para a simpática escola de Copacabana.

A começar pelo tema central do enredo: a cantora Beth Carvalho, artista querida pelo povo e cujo carisma pode representar um favorável chamariz para a escola. Além disso, a escola apresenta um samba que, se não é o maior da safra, atende muito bem ao tema proposto e tende a embalar com qualidade a harmonia e evolução dos componentes. Outro possível fator positivo é a melhora do trabalho estético da agremiação na comparação com anos anteriores.

Não acredito que será desta vez que o Alegria brigará pelo acesso. No entanto, pode sair da pista com a sensação de que vai para a apuração sem a corda no pescoço.

UNIDOS DO VIRADOURO

ENREDO: …E Todo Menino é um Rei

A história do pré-carnaval da Viradouro se divide em dois momentos: o primeiro, marcado pela contratação do novato carnavalesco Jorge Ventura além da escolha do enredo e do samba-enredo; o segundo, a partir do fim de novembro, quando o empresário Marcelo Kalil assumiu a gestão do carnaval.

Neste momento todas as dificuldades financeiras desapareceram e os componentes foram tomados por uma overdose de entusiasmo, que tão bem pôde se ver no ensaio técnico da Sapucaí. Fora isso, o enredo de temática infantil caiu no gosto dos desfilantes e proporcionou um samba leve e de fácil assimilação.

Em tempo: os desenhos do novo carnavalesco sugerem uma Viradouro com visual também mais leve, mais colorido, numa antevisão de um desfile em que a espontaneidade vai estar mais presente do que em anos anteriores. É, na minha opinião, uma das três principais favoritas da disputa.

IMPÉRIO DA TIJUCA

ENREDO: O Último dos Profetas

O desfile de 2016 da escola da Formiga foi um ponto fora da curva na história recente. Já há alguns anos, o Império da Tijuca é uma das forças desta segunda divisão do samba carioca. E a retomada de uma temática religiosa (uma referência a São João Baptista) faz a escola gerar boas expectativas para o que poderá fazer na Avenida nesta madrugada de sábado.

O enredo é bem idealizado e oferece soluções de fácil entendimento por quem estiver vendo e, principalmente, julgando o desfile. O samba é funcional e, no ensaio técnico, foi apresentado com um andamento bem interessante, facilitando a dança e a evolução dos componentes.

Para mim, o título seria uma surpresa. Mas um bom resultado é algo perfeitamente admissível e até bem provável.

UNIÃO DO PARQUE CURICICA

ENREDO: O Importante é Ser Feliz e Mais Nada!

Curicica deixou um ótimo cartão de visitas em 2016. Apresentou um belo samba, um desfile criativo e um enredo pra lá de bem desenvolvido. Mas o carnavalesco se foi para o Império Serrano. E o que se pode ver no radar da escola não é algo tão alvissareiro.

A começar pelo enredo altamente confuso (sobre fatos e épocas que deixaram saudade) e que originou um samba no mínimo discutível. Para complicar, as informações dão conta de que a dificuldade financeira acertou em cheio os preparativos da escola, que tem muita dificuldade em finalizar um projeto que lhe permita brigar pela permanência no Grupo.

Salvo um daqueles arroubos de felicidade que só acontecem no momento do desfile, dificilmente a agremiação da Zona Oeste deixará de brigar na parte de baixo da classificação.

ESTÁCIO DE SÁ

ENREDO: É! O Moleque Desceu o São Carlos, Pegou um Sonho e Partiu com a Estácio!

Uma escola que, pelo seu próprio DNA, é postulante ao título. No entanto, a vermelho e branco não se agarra apenas ao seu histórico. Na defesa dos quesitos, talvez seja a agremiação com mão-de-obra mais qualificada para o amealhar das notas.

Ou seja, não será nenhuma surpresa se a Estácio vier mais técnica do que emocionante. Embora, deixemos bem claro, o enredo em homenagem a Gonzaguinha ofereça enorme subsídio para uma apresentação marcada pela emoção.

Além disso, destaque para o bom samba enredo que será embalado por sua tradicional – e boa – bateria. Os carnavalescos, com experiência de Grupo Especial, também representam um fator a ser levado em conta.

SANTA CRUZ

ENREDO: Vou Levar Somente o que Couber no Bolso e no Coração… Uma Viagem de Sabedoria Além da Imaginação…

Depois de um bom desfile em 2015 e nova queda de qualidade em 2016, a Acadêmicos de Santa Cruz não sugere grandes perspectivas. No papel, um tema sobre os contos infantis até nos chama a atenção. Mas o recorte do enredo deixa dúvidas com relação à possibilidade de sucesso. Porém, vale salientar que o tão criticado samba-enredo acabou por render muito bem no ensaio técnico – talvez o melhor já realizado pela Santa Cruz.

Este fato dá um forte indício de que o chão da escola está bem preparado para compensar os prováveis tropeços na apresentação do enredo e na dificuldade na solução de fantasias e alegorias. Em resumo, a Santa Cruz tem condições de ficar no grupo com alguma facilidade. Mas a briga pelo título deve ser adiada mais uma vez.

ACADÊMICOS DA ROCINHA

ENREDO: No Saçarico da Marquês, Tem Mais um Freguês. Viriato Ferreira

Depois do susto pelo inesperado rebaixamento há três anos, a Rocinha apresenta bons sinais de evolução. A começar pela escolha de um bom enredo – ao contrário do ano passado.

O tema em homenagem a Viriato Ferreira, grande figura do carnaval carioca, é de fácil assimilação e proporcionou a escolha de um justo samba-enredo. Dentro das suas possibilidades, também se reforçou com bons quadros que facilitam a luta na obtenção de boas notas. Caso, por exemplo, do diretor de carnaval Márcio André e do promissor carnavalesco João Vítor Araújo.

O panorama indica que a escola, em 2017, deve subir o patamar de 2016, que foi o de apenas permanecer na Série A.

ACADÊMICOS DO CUBANGO

ENREDO: Versando Nogueira nos Cem Anos do Ritmo que é Nó na Madeira

O Cubango é uma das escolas mais regulares da Série A nos últimos anos. Não foram poucas as vezes em que foi apontada como uma das favoritas. No entanto, o cenário da escola deu um giro de 180°.

O fim do apoio do seu antigo mecenas trouxe imensas dificuldades financeiras à escola que, certamente este ano estará fora da briga pelo título. Porém, a verde e branco tem consideráveis pontos positivos, como o excelente enredo (em homenagem a João Nogueira), o ótimo samba e um contingente de desfilantes que sabe muito bem o que fazer na Avenida.

Estes fatores devem fazer com que o Cubango obtenha uma confortável posição no meio da tabela. Mas título pode esquecer.

INOCENTES DE BELFORD ROXO

ENREDO: Os Vilões – O Verso do Inverso

Numa festa em que a vocação natural é para exaltação a heróis, a Inocentes propõe talvez o enredo mais inusitado de 2017, quando os vilões e anti-heróis passam a ser os protagonistas de um desfile de carnaval.

Um tema que, sem dúvida, gera imensa expectativa por conta das soluções que pode oferecer. O samba resultante até atende bem a proposta do enredo, mas não conseguiu um bom resultado em termos de letra e melodia. Apesar disso, pode ganhar uma boa valorização por conta da excelente fase do puxador Nino do Milênio.

Nos chamados “quesitos de chão”, a expectativa é bem interessante depois do animado e organizado ensaio apresentado na Marquês de Sapucaí.

IMPÉRIO SERRANO

ENREDO: Meu Quintal é Maior do que o Mundo

Havia anos que o Império Serrano não era premiado com uma confluência tão positiva de fatores num período pré-carnaval. A tranquilidade política proporcionou um ambiente em que a verde e branco pudesse apostar num promissor carnavalesco, num enredo clássico com a sua cara (uma homenagem a Manoel de Barros) e que acabou por resultar num excelente e valente samba-enredo.

Um cardápio para lá de promissor para que a escola da Serrinha, defendida pela garra de seus componentes, chegue à Avenida para discutir cabeça a cabeça a conquista do título. Bola dentro também a contratação do puxador Marquinho Art´Samba, cujo estilo casou bem com o de uma agremiação eminentemente tradicional como o Império. Já deu para sentir o gostinho do que o Menino de 47 pode fazer durante o ensaio técnico.

Uma prévia do que pode se transformar numa verdadeira festa de aniversário pelos 70 anos da escola.

UNIDOS DE PADRE MIGUEL

ENREDO: Ossain: o Poder da Cura

Quando uma das favoritas sair da pista, em seguida entra mais uma postulante ao título. Ou alguém duvida disso depois das apresentações recentes da Unidos de Padre Miguel?

Arrisco a dizer que, em termos plásticos e visuais, seja a escola mais talhada a ingressar no Grupo Especial sem sofrer tanto com o desnível na comparação com as escolas que já integram a elite. Para 2017, a situação lembra muito a de anos anteriores: um belo enredo (este ainda mais forte, por se tratar de um tema afro-religioso, sempre tão bem recebido pelos componentes), um sambaço e um grupo de componentes que se especializou em fazer desfiles em que se mesclam com enorme equilíbrio técnica e emoção.

O pré-coroamento disso se viu no ensaio técnico do último fim de semana, quando a escola passou pela Avenida como um verdadeiro rolo-compressor, fazendo a mais eloquente das apresentações da Série A neste período de ensaios técnicos.

RENASCER DE JACAREPAGUÁ

ENREDO: O Papel e o Mar

O conjunto enredo-samba mais lírico de todo o carnaval carioca. O encontro imaginário do marinheiro que liderou a Revolta da Chibata, Almirante João Cândido, com uma catadora de papel que virou escritora, Carolina de Jesus, nos faz antever aquilo que pode ser uma das cenas mais emocionantes da Avenida em 2017.

Principalmente graças à trilha sonora, ou seja, o samba-enredo que, além de oferecer uma melodia saborosíssima, traz uma letra com variações do eu-lírico que mostram enorme criatividade e consonância com a proposta do tema.

O ponto negativo, como nos últimos anos, deve ser na realização plástica. A escola ainda passa por dificuldades financeiras, mas graças a este excelente trabalho musical, somado à habitual disposição dos componentes, tem tudo para permanecer tranquilamente no grupo.

UNIDOS DO PORTO DA PEDRA

ENREDO: Ô Abre-alas que as Marchinhas vão Passar! Porto da Pedra é quem vai Ganhar… Seu Coração!

A Porto da Pedra, graças à sua boa performance de 2016, foi a escola que permaneceu mais tempo no topo da cotação das favoritas neste período pré-carnaval. Nos últimos meses, esse favoritismo passou a ser dividido com outras concorrentes, mas nada que afetasse a interessante perspectiva de desfile para 2017.

O enredo talvez seja o mais carioca de todos: as tradicionais marchinhas carnavalescas. O samba, embora não seja dos mais poéticos, vestiu bem a camisa do enredo e, no último ensaio técnico, proporcionou uma apresentação em que a alegria e a animação foram a tônica.

Se a escola conseguir um bom encadeamento do tema proposto e repetir o bom resultado plástico do ano passado, vai encerrar o desfile da Série A com a confirmação da sua condição de séria postulante à vaga no Grupo Especial de 2018.

Imagens: Arquivo Ouro de Tolo

[related_posts limit=”3″]