Fim de ano chegando e, com ele, as várias tradições da data.

Natal, Ano Novo, especial do Roberto Carlos, rabanada, amigo oculto, comercial da Leader Magazine e o choro de dirigentes dizendo que o Campeonato Brasileiro está manchado.

Sim, eles voltaram, os “Abomináveis homens da cartola” estão de volta tentando estragar mais um campeonato perto de você. Mais um campeonato  em que tivemos equipes com asterisco. O anti-clímax total em um campeonato que vinha muito bacana com cheirinho, invasões a aeroportos para apoiar times, com zoações como “Siga o líder”, moleque Gabriel Jesus gastando a bola, Robinho ressurgindo, volta do Maracanã, Botafogo surpreendendo. Tudo isso quase ficou em segundo plano, mas pelo menos dessa vez o STJD agiu certo e arquivou o pedido do Fluminense de forma rápida.

Todo mundo já sabe o que ocorreu no Fla x Flu e não preciso entrar em detalhes. A questão é polêmica, todo mundo está certo, todo mundo está errado e na maioria das vezes as posições adotadas têm a ver com o clube do coração, interesses de seu clube do coração ou raiva de algum dos times citados. Difícil ver imparcialidade nisso e mesmo sabendo que também não conseguirei ser, tentarei chegar ao máximo perto disso.

Duas coisas são certas: o gol do Fluminense foi em impedimento, isso é cristalino, e teve sim interferência externa por mais que neguem. Partindo do princípio que ocorreu, digo que está todo mundo certo e errado.

petersiemsen2016O Fluminense está certo em reclamar. A interferência externa é ilegal e é passível, sim, de punição. Tem que reclamar, tem que ir à imprensa, à Fifa, fazer barulho em relação a isso. Está errado quando tinha um monte de opções a fazer e foi para o STJD pedir anulação. Que fosse para pedir punição do trio, mas anulação, não, porque Henrique estava em impedimento, ele sabe disso e quer se aproveitar da situação para anular um jogo que perdeu. Se a bola no fim entrasse e acabasse 2 a 2 entraria na justiça? Arriscaria perder um empate e trocá-lo pro uma derrota na hora em que cada ponto é decisivo para a Libertadores? O Fluminense não quis justiça, quis se dar bem. Anular o jogo seria punir uma vítima, o Flamengo, que teria deixado de ganhar três pontos em um lance ilegal. Sim, ilegal, porque assim como não pode interferência externa, gol impedido também é ilegal.eduardobandeira2016

Está errado o Flamengo em se vender como clube ético e acima de qualquer suspeita. Ganhou um título em 2014 com impedimento clamoroso e ninguém do clube foi à imprensa pedir desculpas depois que seu goleiro disse que “roubado era mais gostoso”. Ninguém lhe puniu. Tentou também via STJD mudar um resultado de jogo em 2013. Se fosse o contrário, tenho certeza de que entraria na justiça também e choraria que foi prejudicado em alguns jogos, e foi, mas também foi beneficiado como um pênalti não dado para a Chapecoense em Santa Catarina quando estava 1 a 1. Após o lance, o time marcou duas vezes e venceu. Árbitros erram para os dois lados. Mas está certo em reclamar de perseguição nesse fim de campeonato, do absurdo que é a possibilidade de anular esse jogo e da pressão que o Palmeiras está metendo para ser beneficiado e prejudicá-lo.

paulonobre2016Sim, porque é isso que o Palmeiras está fazendo. O Palmeiras não quer justiça, quer se dar bem assim como os outros. Seu presidente se aproveitou da situação para ir a público chorar, reclamar, dizer que o Flamengo queria vencer na mão grande e o que ocorreu? Foi claramente beneficiado pela arbitragem no último domingo. Aí o presidente do Flamengo caiu no mesmo erro e chorou também.

Assim como o Figueirense também chorou e também decidiu ir ao STJD. Assim como os erros de arbitragem, que sempre ocorrem ganharam proporção maior no domingo ao ponto do técnico de o Atlético reclamar que o clube também tem que fazer pressão. É isso, repito, ninguém quer justiça, ninguém quer melhorar o futebol. Todos querem se dar bem.

Todos reclamam quando são prejudicados pela arbitragem, mas nenhum deles é homem de vir a público pedir mudanças na arbitragem quando são beneficiados. Dizem que não viram o lance, arrumam um monte de desculpas. É cada um por si, o cenário perfeito pro STJD aparecer.

No mundo perfeito – e mais provável – vai acontecer o julgamento, o trio será severamente punido e o resultado será mantido. No mundo dos sonhos mesmo, vão discutir a interferência externa com mais seriedade. Mas não querem isso, só discutem quando é contra o time deles. Paulo Nobre não veio a público quando seu lateral Egídio foi expulso e voltou ao jogo porque falaram ao juiz que foi errada a expulsão.

A impugnação do jogo mancharia o campeonato e deixaria com asterisco como 2005 e 2013. Com o fim dessa história, que a gente possa voltar a falar das coisas legais que vem ocorrendo nele e o campeão seja consagrado sem nenhum tipo de dúvidas. Nesse grupo de tantos culpados, apenas um não é, além do mais é um injustiçado.

Desculpe, Nelson Rodrigues, mas o vídeo tape é inteligente.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

[related_posts limit=”3″]