O Flamengo tem um problema…

… Na verdade tem vários e sempre terá, mas um problema com resolução pra ontem surgiu nos últimos dias que é onde jogar pelo Campeonato Brasileiro.

O clube ficou sem estádio para jogar no Rio de Janeiro enquanto o Maracanã e Engenhão estiverem entregues ao COI. Teria São Januário, mas pensando friamente não teria São Januário. Então onde jogar?

Restou jogar fora. Veio a solução de Brasília, mas a CBF alega que para fazer seus jogos lá os outros dezenove clubes terão que concordar. Eles não irão. Aí está o problema.

Aonde o Flamengo vai jogar o Brasileiro?

Tem duas questões nisso aí:  primeiro que espalharam que a CBF proibiu o Flamengo de jogar em Brasília. Não é verdade. A CBF representa tudo de pior que existe no Brasil e no esporte, mas nesse caso é mentira. Ela alegou que os clubes terão que liberar, não proibiu. Também não ajudou, é verdade, e poderia se, talvez, fosse um clube mais próximo de suas ideias.

O que me chama mais atenção e foi encoberto, principalmente pela reação enfurecida da torcida rubro-negra é uma pergunta. Uma simples pergunta.

O Flamengo não sabia que teria Olimpíadas no Rio em 2016?

Desde 2009 todos sabem que a Olimpíada será aqui. Não deu pra se planejar? Vou mais além. Como um clube do tamanho do Flamengo. O mais popular do mundo. Não tem um estádio?

Palmeiras desde então reformou o seu. Não só ele, vários reformaram. Corinthians fez um. Podem alegar que recebeu benesses de um presidente corintiano para tal, mas o Flamengo não tem ninguém para brigar por ele? Que se interesse a fazer com ele uma parceria para estádio?

Perdeu muito tempo com péssimas administrações e num “obaobismo” de “O Maraca é nosso”. O Maracanã não é nosso, é do estado e agora está na mão de terceiros. Nunca se interessou em ter um estádio e agora que tem elenco para disputar as primeiras posições do Brasileiro fatalmente vai perder a oportunidade por não poder jogar no Rio.

E parem com essa história de pegar o Maracanã. O estádio está inviável, caro demais. Pegar o Maracanã é quebrar o clube de vez.

Tá bem. Que não fizesse um estádio, é caro, não interessa, etc. Não tinha como em 2012, 2013 ou 2014, sei lá, começar a pensar nisso e fazer um acordo com a Portuguesa, Campo Grande, América, Tabajara, qualquer clube do Rio que tivesse um estádio menor para realizar uma ampliação para vinte, trinta mil pessoas em 2016? Fizeram isso em 2005. Teria tempo aceitável de procurar parceiros para essa ampliação. Mas não. Deixam tudo para em cima da hora como é mania do brasileiro.

Agora vive esse drama.

O maior culpado de tudo isso é o Flamengo, mas evidente que falta bom senso. A CBF já passou por cima de regulamento outras vezes para resolver problemas, poderia fazer agora também. Mas não interessa a CBF e principalmente a FERJ ajudar o Flamengo nesse momento. O clube é o maior adversário da FERJ que usa sua influência onde pode para prejudicar o mesmo.

Enfim. O problema está aí e tem que ser resolvido. Está na hora de o Flamengo começar a usar a força que tem para não ser mais prejudicado.

E fazer seu estádio.

Twitter – @aloisiovillar

 Facebook – Aloisio Villar