O Corinthians abriu oito pontos de vantagem para o segundo colocado do Brasileirão. Tinha cinco de frente, goleou o Atlético Paranaense, viu o Atlético Mineiro ser goleado pelo Sport e aumentou a diferença. Joga o melhor futebol do Brasil disparado. É consistente, regular, frio, tem dois dos melhores cinco jogadores do Campeonato e não deixa ponto contra time fraco passar. Para perder o título, precisa perder três dos últimos sete jogos, sendo que nos outros 31 perdeu apenas quatro.

É por isso que, para muita gente, o campeonato terminou no domingo. A vantagem de cinco pontos já era grande, mas não parecia impossível porque ainda há um confronto direto daqui duas semanas. Então, o Atlético precisaria vencer e torcer por apenas um tropeço do Timão. Difícil, sim, mas bastante plausível. Agora, precisa vencer e ainda tirar outros cinco pontos em seis jogos. O desempenho dos dois times no Brasileirão não sugere tal cenário.

Por outro lado, cautela é sempre importante. Por mais que o momento do Flamengo seja péssimo, o rubro-negro pode ressuscitar a disputa no domingo, caso vença na Arena Corinthians e devolver o cenário que vivíamos até sábado. Depois do Galo, a tabela do Corinthians conta com jogos fáceis como Coritiba e Avaí em casa e Vasco fora, mas também reserva um clássico contra o São Paulo e o próprio Sport no Recife. Pelo menos em teoria, deixar cinco pontos pelo caminho nesses jogos não é impossível.

O que torna a missão do Galo extremamente ingrata é sua própria tabela, que reserva jogos difíceis em casa (como o próximo, contra a Ponte Preta) e compromissos fora como São Paulo e Grêmio. Mesmo com tantas conquistas improváveis ao longo dos últimos anos, um bicampeonato brasileiro seria a mais improvável delas até hoje na história do clube. Mas, pelo menos por enquanto, é bom dizer que o Campeonato ainda vive. Só não se sabe por quanto tempo.

Avaí 1 x 3 Palmeiras

Mesmo jogando com um inexplicável time misto, o Palmeiras fez uma partida muito boa na Ressacada. Jogando contra um time visivelmente mais frágil, o Verdão dominou a partida e conseguiu ditar seu ritmo. Enquanto o Avaí mostrou um ataque lento, um futebol individualista e de pouca inteligência tática, o Palmeiras se mostrou um time mais organizado, compacto e isso acabou resultando em um certo domínio na partida. O Palmeiras saiu na frente e poderia ter feito mais no primeiro tempo, mas continua com alguns problemas na hora de definir as jogadas.

No segundo tempo, o domínio enfim se traduziu no gol que ampliou a vantagem do Palmeiras. Com a vitória encaminhada, o time deu uma relaxada até natural e viu o Avaí descontar. Poderia ter sido o início da reação avaiana, mas passou longe disso. O time paulista logo retomou as rédeas do jogo e até demorou para fazer o terceiro e definir de vez a partida. Vitória importante para superar a má fase e focar na Copa do Brasil.

Joinville 1 x 0 Figueirense

Jogo muito bacana na Arena Joinville. O Figueirense segue jogando um bom futebol, mas encontrou um Joinville muito bem postado em campo. Um time eficiente, com sangue nos olhos, que botou na cabeça que vai sair de qualquer jeito dessa situação em que se encontra e que, por tudo isso, compensou a deficiência técnica em relação ao rival. O resultado foi um jogo aberto, intenso, com boas chances dos dois lados, e onde aquele velho clichê “tudo pode acontecer” pôde de fato ser levado à risca. O JEC acabou sendo mais eficiente e definindo o jogo com uma testada firme de Kempes. Vitória importantíssima que mantém o time vivo e que mantém o Figueirense ali na zona do desespero.

Ponte Preta 3 x 0 Coritiba

Apesar do placar, foi um jogo bastante complicado para a Ponte. O Coritiba, mesmo vivendo uma fase tão ruim quanto o time que montou, jogou muito bem. Defensivo toda vida, contando com a sorte em muitos momentos – e também com a competência do goleiro Wilson em outras tantas -, mas ia se virando. Mais do que isso, ia encaixando contra-ataques. Ia assustando, ameaçando e, mais que isso, ia garantindo um pontinho pra lá de importante em um jogo difícil.

A Ponte não chegou a fazer um jogo ruim, mas não teve a inspiração de outros jogos. Foi muito bem taticamente, mas faltou em boa parte do jogo algo a mais. Em uma bola aérea, abriu o placar com um gol absurdamente irregular de Alexandro. O gol acabou forçando o Coritiba a se expor e abriu os espaços para a Macaca, que acabou investindo nos contragolpes rápidos e, em uma jogada de velocidade, logo marcou o segundo e depois o terceiro. Mais sorte do que juízo, é verdade, mas o que valem são os três pontos.

Cruzeiro 2 x 0 Fluminense

Mais um grande jogo do Cruzeiro do Mano Menezes. O Fluminense, que me pareceu absurdamente desinteressado com o jogo, foi facilmente dominado por uma Raposa acesa, ligada, buscando sempre a vitória. A torcida empurrou e o time jogou bem. Muitos toques de bola, futebol veloz e envolvente e, com os espaços deixados pelo Flu, chances criadas com muita facilidade.

O primeiro gol do Cruzeiro, por exemplo, começa com Manoel, em um desarme, e continua com ele carregando para depois soltar a bola para Willian fazer um belo gol. Depois, os mineiros continuaram dominando e o Fluminense se mostrando impotente e, como eu disse, até um pouco desinteressado. Novamente pelos pés de Willian, os donos da casa mataram o jogo e conseguiram uma vitória que praticamente lhes assegura na Série A. Agora é só fechar o ano com moral e pensar em 2016.

Flamengo 0 x 1 Internacional

A coisa anda feia para o Flamengo. Não foi um jogo ruim, longe disso. Aliás, o Flamengo até jogava melhor quando sofreu o gol em uma pane geral na defesa. Mais que isso, continuou jogando melhor. Foi apático, letárgico, sem inspiração, assim como o Inter. O Inter também foi inerte, letárgico, apático, mas até podia estar assim porque saiu na frente. O Mengão, por sua vez, passou mais de uma hora desperdiçando um punhado de chances espaçadas que não permitem a ninguém dizer que houve uma pressão. Também não dá para dizer que foi um jogo horroroso, terrível. Foi fraquinho e a Libertadores está ficando longe. Mas 2016 está aí.

Atlético Paranaense 1 x 4 Corinthians

Que passeio! Que time! Não tem jogo complicado pra esse Corinthians. O primeiro tempo foi arrasador. O Atlético Paranaense jogou mal, tudo bem. Mas o Corinthians foi impressionante. Com uma marcação fortíssima, um meio-campo rápido e uma compactação digna de aplausos, o time paulista arrasou o Furacão em 30 minutos. No primeiro gol, até contando com um pouco de sorte e no segundo com um contra-ataque veloz e, quem diria, um golaço de Vagner Love.

Depois, o Furacão claramente sentiu o golpe e viu, ainda meio zonzo, o Timão continuar criando chances e, em uma bobagem da zaga paranaense, marcar o terceiro. Depois, o Corinthians relaxou e foi controlando o jogo. Quando baixou a intensidade, chamou o Atlético para o jogo e acabou sofrendo uma leve pressão. Cássio salvou duas vezes, a falta de pontaria de Walter salvou em outra e, no fim, o time da casa acabou descontando. O gol poderia acender o time da Arena da Baixada, mas o Corinthians, sentindo que poderia estar com a vitória em xeque, logo tratou de controlar a partida e ainda contou com um erro do assistente que não viu impedimento de Vagner Love no quarto gol. Grande vitória, mais uma e o hexa cada vez mais perto.

São Paulo 2 x 2 Vasco

A coisa começou difícil pro Vasco. Depois do traumático empate contra a Chapecoense, o gol de Luis Fabiano em uma patacoada tosca do zagueiro Rodrigo parecia encaminhar uma derrota que já viria com a Série B de brinde. Mas logo depois o São Paulo foi quem jogou como um verdadeiro time de segunda divisão. Sem ataque, sem meio-campo e com uma defesa mambembe, que deixou espaços e chamou um Vasco sem técnica, mas com muita raça, para o jogo. Estava na cara que daria errado e deu quando o juiz deu um pênalti completamente inexistente para o cruzmaltino e ainda por cima expulsou um do Tricolor.

Com o empate e com a vantagem numérica, o Vasco fez um bom segundo tempo, seguiu pressionando e conseguiu a virada. E o pior é que o São Paulo não reagia! Como Doriva sacou Rogério, o único atacante que fazia um bom jogo, no intervalo, o ataque seguiu com uma crise criativa inacreditável e o Vasco, por sua vez, seguiu com tudo. O time carioca perdeu várias chances de matar o jogo e parecia com o jogo absolutamente controlado. Mas aí, no finalzinho, a fase ruim deu as caras. O São Paulo, em uma rara investida no ataque, encontrou Rodrigo Caio sozinho na grande área e o empate estava decretado. Empate ruim para os dois, mas pior para o alvinegro, que volta para o lanterna e está cada vez mais perto da Série B.

622_3a8891e2-12eb-3fcb-a243-fa8249c3a7c6Grêmio 2 x 3 Chapecoense

Que vitória gigantesca da Chapecoense! O alviverde esteve com o jogo completamente perdido durante quase todo o tempo. Logo aos quatro minutos, um chutaço de longe e Grêmio 1 a 0 com Douglas. Mais alguns minutos de pressão e o segundo gol veio. Vitória tranquila a caminho, pensavam todos. Assim terminou o primeiro tempo e assim parecia ter se iniciado o segundo tempo.

Mas a banda tocou um pouco diferente, pelo incrível que pudesse parecer. Tudo começou em um pênalti até um pouco infantil feito pelo time da casa. A Chape descontou e se animou. A equipe alviverde foi persistente, insistente e surpreendeu um time que fez um segundo tempo muito ruim e muito abaixo do que está acostumado. Os chapecoenses não tinham nada com isso e aproveitaram os espaços encontrados para empatar o jogo. Um filme até meio óbvio para os gremistas que acompanhavam com certa angústia o jogo, mas que ainda assim surpreendeu.

Uma expulsão logo depois poderia até ter encaminhado o jogo novamente para os gremistas, que começaram a apertar, pressionar, mas esbarraram na falta de capricho em passes e finalizações. Para completar de vez a loucura, ainda abriram espaços no contra-ataque e lá foi Apodi disparar para virar o jogo. Roger Machado, o técnico gremista que “revolucionou o futebol após a saída do arcaico Felipão”, fez o que o técnico do Penta fez em um jogo do Gaúchão e se mandou pro vestiário. Uma revolta compreensível, mas ainda assim uma atitude lamentável. E uma vitória histórica para a Chape antes de um jogo ainda mais histórico contra o River Plate pela Sul-Americana.

Santos 3 x 1 Goiás

O Goiás é hoje o pior time do Brasileirão. E com alguma folga, eu diria. E, como desgraça pouca é bobagem, os dois primeiros jogos após aquele jogo contra o Figueirense foram contra os hoje melhores times do Brasil: Corinthians e Santos. Dessa vez, a cacetada parecia que seria até pior porque foram três gols no primeiro tempo. O terceiro, aliás, um gol em uma jogada muitíssimo bem armada. Pelo que o Santos vinha jogando – e que na verdade vem jogando durante todo este turno -, a goleada parecia óbvia.

Mas o Santos, que tem uma decisão na quarta-feira, acabou tirando o pé e ficou só tocando a bola, brincando com o Goiás. O jogo entrou em um marasmo absurdo, onde praticamente nada aconteceu até o fim. O que pouco aconteceu foi um surpreendente gol do Goiás, fruto mais de um desvio acidental do que do chute de longa distância. O Santos segue firme no G-4, o Goiás vai se aproximando a passos largos da Série B. A matemática nem é complicada, mas no aspecto psicológico parece entregue.

Sport 4 x 1 Atlético Mineiro

dsc_1271Que coisa, hein? Em coisa de 30 minutos, quem diria, o Sport fez com o vice-líder o que o Santos fez com o Goiás. Olha só que como são as coisas… E até a mecânica do jogo foi parecida. O Sport voltou a ser um time forte, de muita velocidade e uma intensidade muito grande na criação de jogadas. O Atlético foi um time totalmente absorto. Não parecia estar brigando pelo título. Parecia um candidato ao rebaixamento. Teve um jogador expulso após sofrer o primeiro gol (quando já vinha sendo dominado), mas nada que justifique tamanhas falhas no sistema defensivo.

Em condições normais, seria um jogo complicado, mas virou um passeio gigantesco do Sport, que abriu 3 a 0 e destruiu mentalmente o time mineiro. Uma atuação de gala, coroada com um golaço no segundo tempo que transformou de vez a vitória em goleada. O Galo ainda ganhou um prêmio de consolação no fim, que foi o gol de pênalti. Um 4 a 1 impiedoso que pode ter entregue de vez a taça para o Corinthians.

Classificação

A sete rodadas do fim, essa é a classificação.

Captura de tela 2015-10-19 às 23.43.15

Público e Gols

– A média de público da rodada foi exatamente de 17.076 torcedores, que já era e obviamente continua sendo exatamente a média de público do Campeonato. No comparativo com os demais anos nesse sistema de disputa, eram 12.138 em 2006, 15.659 em 2007, 15.957 em 2008, 16.726 em 2009, 13.930 em 2010, 14.221 em 2011, 12.522 em 2012, 14.311 em 2013 e 15.543 em 2014.

– Foram 34 gols na rodada, o que é um bom número, e agora são 746 no Campeonato. A esta altura, eram 836 em 2006, 831 em 2007, 803 em 2008, 881 em 2009, 786 em 2010, 829 em 2011, 772 em 2012, 777 em 2013 e 689 em 2014.

Palpites para a 32ª rodada

Fluminense x Atlético Paranaense – Sábado, 25/10, às 17h, no Maracanã, no Rio de Janeiro

O desinteresse do Fluminense, que estará entre duas decisões na Copa do Brasil, pode ser um bom fator para o Furacão, mas, na atual fase do rubro-negro, acho que vai ser difícil o Flu não conseguir os três pontos. Vitória carioca por 2 a 1.

Figueirense x Santos – Sábado, 25/10, às 18h30, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis

O Santos é mais time, mas o Figueirense vive um bom momento apesar da derrota recente e está empolgado. O clima no Orlando Scarpelli promete estar sensacional e vou apostar nos catarinenses. Figueirense vence por 2 a 0.

Internacional x Joinville – Sábado, 25/10, às 18h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre

É fácil e natural apostar no Internacional. Só não aposto em vitória folgada. 1 a 0 para o Colorado.

Palmeiras x Sport – Sábado, 25/10, às 21h, no Pacaembu, em São Paulo

Um ótimo jogo entre dois ótimos times e que envolverá uma briga direta pelo G-4. Por jogar em casa e por, apesar dos pesares, ter um time melhor, aposto em uma vitória palmeirense. 2 a 1 para o Verdão.

Vasco x Grêmio – Domingo, 26/10, às 17h, no Maracanã, no Rio de Janeiro

O Vasco está praticamente rebaixado, deve estar moído mentalmente, mas ainda vai atrapalhar alguns times no Campeonato. Anda, pelo incrível que pareça, difícil ganhar do Vasco. Empate em 1 a 1.

Chapecoense x Avaí – Domingo, 26/10, às 17h, na Arena Condá, em Chapecó

Mesmo focada no jogo contra o River Plate, parece difícil que a Chapecoense não vença o seu jogo no fim de semana. Vitória chapecoense por 3 a 1.

Coritiba x São Paulo – Domingo, 26/10, às 17h, no Couto Pereira, em São Paulo

É muito a cara desse time do São Paulo perder um jogo desses. Ainda mais entre duas decisões da Copa do Brasil. Vitória coxa branca por 1 a 0.

Corinthians x Flamengo – Domingo, 26/10, às 17h, na Arena Corinthians, em São Paulo

O Corinthians tem mais time, vive melhor fase e joga em casa. Todos os caminhos levam para mais uma vitória na jornada rumo ao hexa. Paulistas vencem por 2 a 0.

Goiás x Cruzeiro – Domingo, 26/10, às 18h, no Serra Dourada, em Goiânia

Mano Menezes é um bom técnico, mas tem alguns vícios irritantes. Um deles é a mania de perder ponto em jogos como esse. Empate em 1 a 1.

Atlético Mineiro x Ponte Preta – Domingo, 26/10, às 19h30, no Independência, em Belo Horizonte

Fácil não vai ser, nem de longe. Mas acho que o fator casa vai pesar a favor e o Atlético vencerá. Vitória do Galo por 2 a 1.

O que pode ser definido na rodada

Corinthians classificado para a fase de grupos da Libertadores

O que precisa acontecer: vitória do Corinthians sobre o Flamengo na Arena Corinthians garante o Timão nas três primeiras colocações desde que o Santos não vença o Figueirense no Orlando Scarpelli. Em caso de empate do Timão, o Santos precisa perder e Palmeiras, São Paulo e Ponte Preta não podem vencer o Sport no Allianz Parque, o Coritiba no Couto Pereira e o Atlético Mineiro no Independência, respectivamente.

Corinthians classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil

Se conseguir a vaga na Libertadores, o Corinthians obviamente estará nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2016. Mas mesmo se a vaga na Libertadores não vier, a presença na reta final da Copa estará garantida neste domingo. Se empatar com o Flamengo, basta que um dos quatro resultados apontados como necessários para a consolidação da vaga no G-3 aconteça. Caso perca, é só torcer por uma derrota de Ponte, São Paulo ou Palmeiras.

Simulador

Com meus palpites para os últimos 70 jogos, o Brasileirão termina assim.

Captura de tela 2015-10-19 às 00.18.42