O prefeito de Manaus, Senhor Artur Neto (ou Arthur Virgílio) – PSDB – tem seguido à risca o ditado em epígrafe. É que com o início do pleito eleitoral, o tucano tem se dedicado de corpo e alma para eleger seu filho, o atual deputado estadual Arthur Bisneto (PSDB), a uma das vagas para a Câmara Federal. Coincidentemente, desde que se iniciou a campanha eleitoral, várias escolas da rede municipal de ensino têm enfrentado problemas no tocante à merenda escolar.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criado em 1955, foi apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das medidas mais decisivas para a erradicação da desnutrição no país, ao lado do Bolsa Família. Ademais, o PNAE é uma importante ferramenta para combater a evasão escolar e coaduna-se com os fundamentos e objetivos fundamentais elencados na Constituição Federal.

O Governo Federal, por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem repassado regularmente ao município de Manaus os valores destinados à alimentação escolar, que somam, em 2014, R$ 14.396.182,40.

10678772_709084445834766_5851228255533841753_nEntretanto, de acordo com matéria do jornal A Crítica, datada de 15 de setembro, os alunos do município de Manaus têm sido liberados mais cedo em virtude da falta de alimentação nas escolas. Segundo uma funcionária de uma escola municipal da Zona Leste – uma das regiões mais carentes da cidade – o problema da merenda escolar é generalizado em toda a rede municipal de ensino e tem se arrastado há meses.

Em agosto do corrente ano, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM) já havia formalizado denúncia ao Ministério Público Estadual, cobrando do Parquet uma atuação mais incisiva para apurar a falta de merenda nas escolas do município.

A falta de merenda escolar, porém, parece não sensibilizar o prefeito da capital do Amazonas, que segue em viagens pelos municípios do Estado, a fim de garantir o “pirão” do seu filho. Recentemente, Arthur Virgílio esteve no Médio Solimões, onde realizou carreatas e comícios pedindo votos para seu filho. Vale ressaltar que as viagens do prefeito têm sido realizadas em dias de semana, quando deveria estar na capital, tentando resolver os inúmeros problemas de Manaus.
merendaescolar

Ressalte-se que o fato mais marcante da carreira política de Arthur Bisneto foi a exibição de suas nádegas e de sua genitália a adolescentes em Fortaleza (CE), o que motivou sua prisão na capital cearense. Além disso, sempre tem ocupado as primeiras posições como deputado estadual mais faltoso da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Resta saber se, no dia 5 de outubro, os eleitores amazonenses conduzirão Bisneto à Câmara Federal para repetir seus pífios mandatos como parlamentar estadual.