Vai ter Copa. Se conforme…

E acredite, ela tem pouco a ver com as mazelas na educação e na saúde… Não falta dinheiro, falta gestão. O que de fato nos causa indigestão.

Nos últimos dias e nos próximos, acredito, estão pipocando matérias sobre o futebol. Parece que o futebol brasileiro entrou numa etapa onde o dinheiro farto e as grandes gastanças vão rarear. Notas dizendo do valor das dívidas aumentando, de salários atrasando e de gestão no mínimo discutíveis nem são novidades, mas nos últimos tempos estão cada vez mais diárias.

A CBF cuida da seleção, fatura milhões com ela e está pouco se importando com a atual fase dos clubes, razão de ser da paixão nacional. A maioria está falindo e levando junto o amor de muita gente.

Nos últimos anos os grandes clubes renovaram muito bem seus contratos. Sua exposição na mídia multiplicou. E isso fez com que o futebol melhorasse?

Em campo, o futebol brasileiro não é sombra do que a seleção é. Grandes jogadores só voltam ao Brasil ou para encerrar a carreira ou, diante de um fracasso, para retomar a vida de boleiro com futuro incerto na Europa.

Esses dias saiu uma lista dos dez treinadores mais bem pagos no Brasil. O que leva um clube a pagar 600 mil reais a uma pessoa, com contrato dando cobertura a receber tudo em caso de demissão?

Copa União, a origem.

21FlaInterEm 1987 a CBF, sempre ela, procurou os clubes para que esses organizassem, pois ela não tinha dinheiro para organizar o campeonato brasileiro. Os clubes se reuniram, e ignorando qualquer classificação anterior fizeram a Copa União. A ideia de liga. O futuro. Algo que acontecia na Europa.

Mas claro cada um só pensou no seu umbigo e no ano seguinte já tivemos um campeonato inchado. Note que em 86 a América do Rio tinha sido semifinalista e revoltado se negou a participar do Grupo Amarelo de 87, foi jogado às traças pelos coirmãos e hoje é uma sombra do time que jogava clássicos no Maracanã. Com a América de Minas e a Portuguesa está havendo um movimento muito parecido.

Os clubes brasileiros nunca quiseram montar uma liga séria nos padrões que temos na Inglaterra e na Alemanha (para citar casos top). Cada um pensa no seu cheque, sai correndo pro banco com contrato na mão, adianta anos de receitas e quando temos eleições nos clubes, aí aparece o buraco.

O que importa no Brasil é gerar noticia para que o a comparação com o adversário faça sua torcida ficar “alegrinha”. É só dar um Google e ver os informes de patrocínios. É 30 milhões pra um, 28 pro outro. Caro, não acredite nesses números de forma cega. Eles são números máximos, que só entram se o clube vencer todos os jogos e campeonatos. Se a Liga existisse e fosse série, ela teria um departamento só para isso. Veja os números da Champion e da Premier League.

Em 2011, diante da renovação do contrato da Tv e da eleição da CBF o Clube dos 13 foi implodido e para deleite da emissora que detém esses direitos passou-se a negociar clube a clube. Aonde tínhamos uma diferença de 4 vezes entre o maior valor e o menor, passou-se a ter dez vezes. Sem nada a ver com mérito, nem um mínimo. O Globo Esporte escolhe o valor e os dirigentes incompetentes e falidos assinam sem titubear. Para lembrança, no campeonato inglês 50 % é dividido por todos, 25 % por mérito, 25 % por audiência. Você acha que seu clube aceitaria isso aqui?

Quando cai para a série B, qualquer clube dos 12 globais mantém por contrato a verba da série A. No caso desse ano o Vasco recebe 70 milhões: os outros todos somados, 57.

Em uma busca rápida no Serasa vemos como as tais Certidões Negativas, tão festejadas nas redes sociais hoje em dia, são dadas de forma muito diferente ao tratamento dado a uma empresa. Uma vergonha.

E dentro de campo?

A seleção é o espelho do futebol que se joga aqui?

Ainda bem que não, né, senão seria temível que o time de Felipão não passasse da primeira fase. Um campeonato que não atrai ninguém para os estádios. Times liquidando suas loucuras para economizar salários. Taticamente nenhuma novidade.

Man CityE Por quê? Os professores altamente valorizados, parados no tempo perdem para qualquer novidade tática que alguém implemente. Um craque em fim de carreira faz toda a diferença, sem ao menos se dedicar muito, como Ronaldinho Gaúcho no Galo ano passado.

Ainda temos o STJD que se mete de forma politica e injusta em muitos casos, quando o óbvio é um sistema de tribunal de penas e tudo informatizado.

Caro, estão matando a galinha dos ovos de ouro. Os ovos já gastaram e agora rezam para o governo mandar uns novos pro ninho. A galinha está magrinha… Mas é movida ao sentimento mais lindo que temos… E, portanto jamais acabará… Mas ao ver que Jô e Fred são sucessores de Careca, Romário e Ronaldo, vemos que as mudanças deveriam ser bem mais profundas do que essa pequena pensata propôs.

Se der tudo certo, em 13 de julho estaremos felizes… Mas dia 14 deveria ser um marco, seja lá o que acontecesse no Maracanã no dia anterior.

[N.do.E: esta semana deverá ser votado no Congresso o Proforte, uma espécie de Lei de Responsabilidade Fiscal dos clubes, mais uma tentativa de torná-los sustentáveis financeiramente. PM]