Nesta segunda, feriado de Tiradentes, a coluna do administrador e empresário Emerson Braz fala da Copa do Mundo e das perspectivas da economia para 2015.

Vai ter Copa e a vida vai continuar…

Falta pouco meu caro leitor… Muito pouco…

O maior evento do mundo acontecerá em nosso país e de uns dias para cá aquele velho “Fla-Flu” começou de novo. Movimento anti-copa pipocando aqui e acolá e do outro lado uma defesa absurda mostrando números que, sinceramente, o povo não deveria engolir .

Mas de fato ela acontecerá. Se existe alguma coisa a ser feita para o contrário isso deveria ter sido feito em 2007 quando foi anunciado. Ou você  acha que todos os problemas do país se resolveriam?

Cancelar agora, além do vexame internacional, faria o Estado brasileiro pagar multas bilionárias por isso e teríamos que reclamar ainda mais. A Copa é um gerador de oportunidades, uma chance do país se mostrar, chance de modernizar os equipamentos e etc. Mas aí entrou um gigante geralmente preguiçoso e cheio de neuras na cabeça.

O BRASIL!

20130616_140728Desde 2007, além de sabermos que íamos ter a Copa, fizemos a edição dos Jogos Panamericanos no Rio. E o legado? Não teve.

Era para ser com capacidade olímpica! Piada. Fariam tudo por 800 milhões! Custou 5 bilhões  e ao governo federal, que em um primeiro momento sequer entraria devido às divergências entre a Prefeitura caroca de então e o governo central. Ou seja: quando Dona Fifa nos deu a Copa já deveria saber como a banda toca por aqui. Projetos, atrasos, Financiamentos e etc tudo pra conta do chá para que aconteçam as famosas dispensas de licitações  e etc.

O que me incomoda muito no caso da Copa é a CBF – que devia gerir dignamente o FUTEBOL, não ter chamado clubes à baila para que esses finalmente modernizassem seus patrimônios transformando o futebol brasileiro em algo que se vê no mundo todo. Não: preferiu a megalomania do presidente Lula que bancou 12 cidades e nos dará no mínimo 3 elefantes brancos .

Sem entrar no mérito de quem se beneficiou , porque aí você não consegue uma única opinião isenta, vemos que o povo agora se revolta com a gastança. Ué,  e antes? Revoltosos das Redes Sociais (sempre elas) se ganharem um ingresso da abertura, vão?

Não se engane amigo, o problema foi o não fazer… O jeito de fazer… O jeito de pensar pequeno.

20130621_194356O Brasil vai sim continuar crescendo. Formamos nos últimos anos um mercado consumidor firme e nesse ponto acho que podemos ampliar projetos que infelizmente não estarão prontos neste momento para  mostrar ao mundo nossa competência e poder de realização.

Mas e depois??  O dia 14 de julho está chegando, milhares de pessoas irão embora, com muita saudade do mês incrível que passaram por aqui e o que ficará?

Nesses últimos dias conversei com uma série de pessoas sobre isso. Claro que é um jogo de “Mãe Dinah”.

Mas a maioria acha que a conta vai chegar. Que a responsabilidade fiscal foi para o espaço e a soma copa + eleição fará da nossa economia uma bomba relógio com dia e hora pra ser detonada. Sou dessa mesma opinião.

Nossos preços tem subido de forma constante, nossos impostos idem, nossa estrutura continua patinando. Então podemos chegar a 2015 em um cenário estranho . Com uma ótima receita, mas com ingredientes faltando. E isso será terrível para a maioria. Vejamos o que vem por aí.