Nesta quarta-feira excepcionalmente, o jornalista esportivo Fred Sabino exalta a natureza do Rio e traz informações sobre uma prática que tem tudo a ver com a nossa cidade: o montanhismo. Além disso, o colunista presta uma homenagem a Luciano do Valle.

A beleza do Rio visto de cima

Confesso que ficar dois anos e meio fora do Rio de Janeiro me fizeram valorizar ainda mais esta terra maravilhosa quando voltei a morar aqui, no fim do ano passado. Temos problemas demais aqui, claro, mas, de fato, a natureza da Cidade Maravilhosa é absolutamente incomparável. E, vista de cima, ela ainda é mais linda…

Duas pessoas do meu convívio já tiveram a oportunidade de ver o Rio de Janeiro “lá de cima” e me instigaram bastante. Meu professor de fotografia na faculdade, Marco Terranova, me dizia que o trabalho de fotógrafo/montanhista era o mais divertido e “livre” do mundo, pois ele fotografava a nossa cidade seja do Pão de Açúcar, seja do Corcovado, ou da Pedra da Gávea. E minha esposa cansou de praticar voo livre, e ainda tenta me convencer a praticar (risos).

Por isso, mesmo, me permitam fugir dos temas habituais da coluna Sabinadas para fazer um convite a vocês. A temporada de montanhismo no Rio terá sua abertura neste fim de semana com evento gratuito da Federação de Esportes de Montanha no Estado do Rio de Janeiro (Femerj).

montanhismo2Neste sábado, das 8h às 21h30, e no domingo, das 8h às 18h, na Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha, na Urca, serão realizadas oficinas de Montanhismo Social, Campeonato Brasileiro de Escalada (Boulder), palestras de segurança em escalada, Cine Montanha na praça, oficinas de segurança, Festival da Montanha, e mais palestras com apresentadores do Canal Off, além de lançamento de livros e sorteio de brindes.

O Cine Montanha na praça será no sábado, das 18h30 às 21h30 com os filmes “Geração Lendária”, de Seblen Mantovani, e “Montanha Dilapidada – A Face Norte do Petit Dru”, de Gerald Samina. Também sábado, meus colegas do canal Off Bernardo Biê e Silvio Neto comandarão a palestra “Escaladas, Viagens e Filmagem”, sobre bastidores de gravações nas montanhas.

Para quem quiser assistir aos montanhistas em ação, a pedida é o Campeonato Brasileiro de Escalada na modalidade Boulder, em rocha. A competição vai ocorrer nos dois dias, das 9h às 17h, nas categorias Master, Junior, Juvenil e Paraclimb.

O objetivo do evento é tornar o montanhismo uma prática mais popular e aumentar o contato do nosso povo com a natureza. Em tempos de tamanha dificuldade de se relaxar ante um caos completo, só mesmo a natureza salva. Quem sabe até a hora do evento eu perca meu medo de altura. Porque, como diz o Migão, “tá puxado”…

lucianodovalleValleu, Luciano!

Falando em “tá puxado”, foi difícil para todos nós que amamos esportes aceitar a passagem de Luciano do Valle. Além de excepcional narrador, Luciano foi um empreendedor de mão cheia ao trazer (e transmitir) para o dia a dia do torcedor brasileiro a NBA, a NFL, a Fórmula Indy.

Além  disso, Luciano popularizou o vôlei, a sinuca e revitalizou o boxe, com a exibição das lutas mais importantes do mundo, de astros dos ringues como Mike Tyson, Larry Holmes, Evander Holyfield e Sugar Ray Leonard, além de Maguila, que se não era páreo para os grandes, não era tampouco o Zé Ninguém que alguns também vociferam.

Infelizmente nos últimos anos, Luciano estava com problemas de saúde. Em 2012 vi isso de perto nas 500 Milhas de Indianápolis, prova que tive a honra e o prazer de cobrir pelo Diário LANCE!. Recém-saído de um AVC, o “Bolacha” andava com muita lentidão pela sala de imprensa e transmitia uma fragilidade nada condizente com os maravilhosos gritos de gol que entoava.

Naquele momento tive na cabeça a certeza de que Luciano deveria parar de narrar, para descansar da desgastante maratona de viagens e também para não se expor a erros que pudessem manchar sua extraordinária carreira. Mas Luciano lutou e seguiu fazendo o que amava por mais dois anos, e morreu a caminho de mais uma partida.

Na verdade, ele estava certo. Fez o que amava até o fim, e foi reverenciado por todos com justiça, inclusive por uma TV Globo que tratou o falecimento de Luciano com extrema dignidade em sua programação, mesmo três décadas após sua saída.

Realmente, Luciano era um patrimônio do esporte e da TV do Brasil.