20130209_014302Ontem tivemos a primeira noite de desfiles do Grupo de Aceso, a Série A. São 19 escolas que brigam por uma vaga ao Olimpo do samba, o Grupo Especial.

Antes de passarmos a cada escola da noite, vale lembrar que o desnível entre as agremiações dos antigos Acessos A e B foi muito grande. Talvez fosse interessante que o Acesso B atual, que desfila na Intendente Magalhães, passasse à Sapucaí na terça feira.

Ainda assim, a noite teve um nível razoável, bem melhor que o Acesso B do ano passado, por exemplo. Além disso, me diverti como há muito não fazia em uma noite de desfiles. No final deste post os áudios estão disponíveis para download – incluindo alguns “esquentas”.

1 – Unidos do Jacarezinho

20130208_213925A escola se ressentiu de abrir os desfiles e, além disso, de estar vindo da Intendente Magalhães. Ainda assim fez um desfile digno para homenagear Jamelão. A bateria, embora tenha passado bem, não repetiu os bons trabalhos do Mestre Ricardinho. O casal de mestre sala e porte bandeira foi o segundo, pois a roupa do principal casal não chegou a tempo.

Abaixo, o áudio.

Série Ouro – Sexta Jacarezinho

2 – Unidos do Porto da Pedra

20130208_223454A agremiação se ressentiu do complicado período pré carnavalesco e teve problemas no seu desfile. O terceiro carro (acima) quebrou, alas passaram a frente dele e grandes buracos se formaram. Infelizmente, vai brigar para não cair.

Série Ouro – Porto da Pedra

3 – Acadêmicos de Santa Cruz

20130208_232817Boa surpresa. A escola fez uma apresentação descompromissada e passou bem o seu enredo sobre o Ceará, apesar de pequenos problemas de sua bateria. Foi bem mais agradável que seus últimos desfiles.

Série Ouro – Santa Cruz

4 – Unidos de Vila Santa Tereza

20130209_002802A foto diz tudo. Os integrantes da bateria com roupas comuns pois as fantasias não chegaram a tempo. Outras alas como a das passistas e baianas (que se apresentou abaixo do número mínimo) tiveram o mesmo problema.

O lindo samba foi prejudicado pela noite não muito inspirada do puxador Tiãozinho Cruz. A bateria, apesar dos percalços, passou bem. Contudo, a escola já está rebaixada.

Série Ouro – Vila Santa Tereza

5 – União do Parque Curicica

20130209_014317Não foi o melhor desfile tecnicamente, com fantasias e alegorias muito simples. Mas diria que em termos de vibração (junto com a Viradouro) e samba enredo foi o grande momento da noite.

Muito bem interpretado por Ronaldo Ylê e contando com a melhor bateria da noite, a Curicica incorporou o espírito portelense e fez um desfile de arrepiar, mostrando a importância que faz um bom samba no desfile. Cantei e vibrei o tempo inteiro com o “sacode” que a escola fez na avenida. Valeu muito a pena e deve obter uma posição intermediária.

Das escolas do antigo Acesso B foi a que veio com o maior número de componentes, o que se explica: 80% deles eram portelenses, bem como parte da bateria – e as esculturas e letreiros dos carros…

Série Ouro – Curicica

6 – Estácio de Sá

20130209_024845Fez um desfile bastante correto homenageando o maestro Rildo Hora (no alto do carro). Animada, com bons carros e fantasias, pecou em dois aspectos: alguns erros de bateria e o samba enredo, aquém das tradições da escola.

A escola correu muito ao final, mas estourou o tempo limite em um minuto.

Série Ouro – Estácio

7 – Alegria da Zona Sul

20130209_032826Apresentação bem descontraída com o enredo sobre o Cordão da Bola Preta. Infelizmente, um problema crônico da escola se manifestou: a falta de canto das alas. Outra questão foi o verdadeiro “muro” de pessoas com camisa em volta da escola.

Série Ouro – Alegria

8 – Acadêmicos da Rocinha

20130209_042213E não é que o “X-Bacon” deu samba? Bela apresentação a da escola, talvez a melhor em termos de quesitos da noite. O carnavalesco acertou no desenvolvimento do enredo, que ficou bem claro. Além disso, a bateria foi uma das melhores da noite – e a escola foi campeã da sexta feira no quesito “mulheres bonitas”, especialmente em alas.

Não acho que vá disputar o título, mas claramente a escola deu um salto de qualidade. Ainda esquentou com o lindo samba de 1992.

Série Ouro – Rocinha

9 – Unidos do Viradouro

20130209_052231Fez bela apresentação, mas com alguns problemas técnicos, além de ter sido muito prejudicada por falhas do som da avenida. Por conta disso, a bateria atravessou exatamente à minha frente. Além disso a escola precisou correr ao final para não estourar o título.

O belo samba, apesar de bastante acelerado, passou muito bem. Pode até disputar o título, mas não acho que será a grande favorita – minha expectativa é de que a campeã saia do desfile de daqui a pouco.

Série Ouro – Viradouro

Download dos Áudios (basta clicar nos links abaixo):

Série Ouro – Sexta (1)

Série Ouro – Sexta (2)