20130212_041607Quinta feira após o carnaval, vamos ao tradicional post de balanço do carnaval. Este ano dividirei em três tópicos: os desfiles como um todo, os resultados e julgamento e meu carnaval em si. Falarei um pouco sobre a Portela mas o futuro da escola dependerá muito das eleições a se realizar em maio próximo – sobre a qual trarei novidades brevemente.

Em tempo: não, a foto não é do buraco da Beija Flor, embora pudesse ser. Foi tirada antes do desfile da Vila.

1 – Os desfiles

De uma forma geral, o desfile do Especial foi mais fraco do que o ano passado, reflexo dos enredos e sambas piores que o ano anterior, Ainda assim, tivemos a Vila Isabel com sua passagem de antologia, em desfile que ficou na memória e nas mentes das pessoas – algo que não houve no ano passado.

No Grupo de Acesso, apesar do desnível entre as escolas o nível médio foi superior tanto ao Grupo A quanto o B do ano passado – este, então, chegou a ser quase trágico em 2012. Lógico que o desnível ainda precisará de dois ou três anos para diminuir, mas a qualidade dos desfiles foi bem melhor. Além disso, os sambas em média melhores que os do grupo de cima tornaram as duas noites mais agradáveis – apesar do excessivo número de escolas. Dezenove agremiações neste grupo é muita coisa, o número ideal a meu ver seriam 16 – em 2014 serão 17.

Dois pontos de estrutura que precisam ser revistos são os banheiros dos setores ímpares e a conexão de internet. No primeiro caso os sanitários são claramente pequenos para o afluxo de pessoas das frisas, além de precisarem de uma reforma. Não pode o maior espetáculo da Terra ter banheiros que nem em botequim pé sujo estariam adequados.

A questão da internet móvel foi dramática. O 3G das operadoras de celular só funcionou, precariamente, do meio para o final da noite nos dois dias de desfile da Série A. No Especial, nem sinal – com trocadilho.

Ainda consegui colocar alguns comentários em tempo real nas redes sociais pois estava em frente ao camarote da Brahma e “filei” o wifi deles – que ainda assim caía muito. Não havia wifi geral para a avenida de desfiles, e eu imagino o desespero de quem precisava trabalhar. Pior que já é o quarto ano seguido em que este problema se repete.

Outro ponto que precisa ser disciplinado é o dos táxis na saída.

Dentro da avenida, deixo meu protesto contra a horda de turistas descompromissados que infestava as frisas onde eu estava, no Grupo Especial. Os caras pagam uma nota por uma frisa na fila A – onde eu gostaria de estar – para ficar de costas para o desfile, alheios ao que ocorre. Sem contar a frieza do público.

Esta falta de compromisso ainda prejudicou os outros: foi praticamente impossível tirar boas fotos nos desfiles do Especial. O público da avenida precisa claramente ser repensado.

Já este blog teve uma cobertura de carnaval que a meu juízo deixou bastante a desejar, em especial devido a contratempos que sofri. Os colunistas foram muito bem mas eu falhei miseravelmente na execução do planejamento original – no que peço desculpas aos leitores.

2 – Resultados e Julgamento

20130212_045002De forma geral, tivemos campeãs bastante justas tanto no Grupo Especial como na Série A.

Apesar da aberração que foi o retorno da Grande Rio e seu desfile para rebaixamento ao Desfile das Campeãs (prejudicando a Portela), os resultados foram bastante razoáveis. O julgamento de alguns quesitos melhorou bastante, apesar de algumas notas incompreensíveis.

Só a força política para explicar o que a Grande Rio fará sábado na Sapucaí. A agremiação fez um desfile que, por muito menos, mandou a Viradouro para o Grupo de Acesso em 2010. Inacreditável. A Tijuca também foi julgada com grande benevolência, e um pouco menos a Imperatriz.

Por outro lado a Inocentes, como previ, foi rebaixada injustamente. A Mocidade também foi bastante penalizada, deixando claro que a Liesa não tem muita simpatia por sua diretoria – inclusive cravei este resultado em post que escrevi aqui antes do carnaval. A escola irá abrir o desfile de segunda feira em 2014, a propósito.

A maior aberração deste carnaval em termos de notas, porém, foi o inacreditável 9,9 em Evolução dado por Salete Lisboa  ao buraco de dois setores provocado pela Beija Flor. Foi ridículo, uma vergonha, um escárnio – era caso de nota mínima.

Lado bom: o quesito Harmonia foi razoavelmente bem julgado depois de muito tempo, e alguns sambas enredo do Especial levaram uns 9,6 e 9,7 bem merecidos.

No Acesso, vitória incontestável da Império da Tijuca, e rebaixamento também com pouco a contestar de Sereno (com um desfile muito, muito chato), Jacarezinho e Vila Santa Tereza. O mais irônico foi ver que os quesitos dados pela Portela salvaram a Tradição de um rebaixamento quase certo – a escola saiu com 1,2 ponto a menos perdido em Obrigatoriedades. Isso não tem preço.

A se lamentar a sacaneada que uma vez mais deram na Cubango no julgamento. Como escreveu um amigo, “roubar” a Cubango já virou tradição do carnaval. Infelizmente.

Sobre a Portela, o sétimo lugar foi na medida certa, levando-se em conta o não julgamento da Grande Rio. Mostrando que o melhor da Portela é o portelense, nos quesitos de pista a Portela fez 118,8 pontos de 120 possíveis, com os dois décimos perdidos em Evolução, acredito eu, devido ao fato da escola ter saído da formação matricial – o que é salutar. Porém nos quesitos que dependem diretamente do investimento por parte da diretoria, os números foram um desastre. Não poderia ser diferente, aliás.

3 – Meus Desfiles

IMGP9767AMeu carnaval poderia ser melhor? Sim, poderia. Mas estou satisfeito com o balanço geral.

Em termos de resultados, modestos. Terceiro lugar com o Império Serrano, sétimo com a Portela e oitavo com a Renascer de Jacarepaguá.

No Império estava com camisa de Diretoria e vim fazendo Harmonia de ala. Fica muito complicado com vários velhinhos mandando neste setor e achando que sabem tudo, mas acho que cumpri meu papel: notas máximas no quesito – e olha que foi complicado para incentivar o canto dos componentes na ala. Mas depois de já ter desfilado na bateria da Portela em 2004, acho que agora posso me considerar um sambista.

Porém, uma coisa é certa: ou o Império se estrutura de forma profissional ou vai amargar 10 anos no Grupo de Acesso, infelizmente.

Na Ala de Compositores da Renascer (acima), um desfile mais descompromissado, com um grupo bem legal – embora muitas pessoas estivessem visivelmente “calibradas”, se é que o leitor me entende. O duro é que a ala era a última e com o atraso da Comissão de Frente tivemos de fazer uma prova olímpica de “100 metros rasos” ao final para não estourar o tempo. Pior: a tv me filmou em close neste momento…

Desfile delicioso na Portela, ainda que fazendo ponta de ala. Concentração tranquila e com algumas conversas que podem render bons frutos no futuro a médio prazo. Não tenho do que me queixar.

Além disso, me emocionei muito com o desfile da Curicica – de ficar arrepiado o tempo todo – e um pouco menos na Tradição.  As quatro noites foram bem agradáveis, com bons amigos sempre nas frisas – entre os quais os colunistas Aloisio Villar e Rafael Rafic.

Finalizando, surgiram algumas possibilidades bastante interessantes para o futuro, que colocarei aqui quando se concretizarem. Ainda assim, estou bastante satisfeito – poderia ter sido bem melhor, mas foi bom.

O colunista Aloisio Villar ainda falará de carnaval no final de semana e eu irei colocar um post com fotos da folia, mas amanhã retomamos, timidamente, a programação normal do blog.