migrarwordpress1

 

Nesta sexta, a coluna “Os Nerds na Vida Real”, do analista de sistemas Rodrigo Felga, conta como foi fazer a migração e o desenho deste Ouro de Tolo do Blogger para um domínio próprio.

Migrando o Ouro de Tolo

Olá Amigos! 

Na coluna deste mês contarei um pouco da experiência de migração do site do endereço antigo para o novo (www.pedromigao.com.br). 

Depois de determinado que seria feita a migração, a primeira decisão a tomar foi para qual plataforma migrar. Decidimos que o novo blog utilizaria a plataforma WordPress, que é a plataforma mais utilizada mundialmente e possui grande suporte da comunidade.

Só para esclarecer aos leitores, o WordPress possui dois “braços”: o wordpress.com, nos mesmos moldes do blogger, onde você hospeda o seu blog e tem um endereço terminado em .wordpress.com. E o wordpress.org, nosso caso, onde você tem um domínio próprio e instala a plataforma em seu próprio servidor, ficando totalmente independente. 

Decidida a plataforma o próximo passo foi contratar o serviço de hospedagem. Nesse momento, alguns itens tiveram que ser levados em conta.

O primeiro e mais importante item é que, por motivos óbvios, o serviço de hospedagem deve suportar a instalação do wordpress. O segundo item a ser levado em conta era o espaço em disco disponível na conta, pois haveria 4 anos de blog para migrar, além do crescimento projetado do Ouro de Tolo. O Migão contratou um plano com o dobro do espaço que o blog ocupava atualmente, que nos dá uma projeção de mais 4 anos sem preocupações com espaço em disco.

[N.do.E.: na verdade, como as fotos do blog antigo acabaram ficando em um link, haverá espaço para uns 10 anos.]

Contratado o plano de hospedagem, partimos então para a migração propriamente dita.

O primeiro passo que fiz foi realizar a instalação do wordpress para começar os trabalhos, tudo muito simples e fácil, até agora. A primeira coisa que precisava definir seria como migrar os posts antigos para o novo blog. Nossa primeira ideia foi utilizar um arquivo exportado do blog antigo e importá-lo no blog novo. Parecia a solução perfeita: só parecia.

Como eram quase quatro anos (e quase 2000 posts) a serem migrados, além dos comentários, o arquivo de exportação ficou muito grande e encontrei vários problemas para realizar a importação. 

Vale lembrar que blogger (a antiga plataforma) e wordpress são concorrentes, então não se podia esperar nada muito amigável para esta migração. Como a solução do arquivo de exportação não funcionou, a opção encontrada foi utilizar um plugin (uma ferramenta extra) existente no wordpress que faz essa migração automaticamente.

O plugin conseguiu fazer a importação de todos os posts e comentários, mas ficaram ainda alguns problemas de formatação e vídeos que precisam ser corrigidos aos poucos. Foi a melhor opção que encontramos, mas nesses casos alguma perda acaba sendo inevitável – e pedimos desculpas aos leitores. 

O próximo passo (e o mais difícil deles) foi definir o layout do blog.

Digo que esta passo foi o mais difícil pois eu não tenho a mínima noção de design e afins, então a definição do layout foi feita muito na base da tentativa e erro. Eu fazia uma coisa, mostrava ao Migão, ele pedia alguns ajustes e assim fomos levando até que saiu o layout que vocês podem ver hoje.

Outro detalhe importante: isso tudo aconteceu no período das festas de final de ano, então era um ajuste no blog aqui, uma corrida no supermercado pra buscar algumas coisas para a festa, mais um ajuste no blog, pendurar alguns balões. Realmente não foi fácil. 

Quando juntamos tudo o resultado é esse que vocês podem conferir, é claro que ainda estamos fazendo pequenos ajustes aqui e ali mas pelo menos a base agora está pronta. Desejo muito sucesso ao blog nesta nova fase e espero que não precisemos migrar tão cedo (risos). 

[N.do.E.: mal sabe ele que para o quarto aniversário do Ouro de Tolo, em maio, pretendo estrear um layout novo.]

Essa nova fase do blog coincide também com uma nova fase na minha vida, onde me desliguei da empresa que trabalhava e agora estou investindo com alguns amigos em uma nova empresa. Caso precisem de serviços de desenvolvimento de sistemas, sites, cursos, aplicativos móveis e coisas do gênero, não deixem de nos consultar: www.celtica.com.br

Até o próximo mês!