Nesta sexta feira, a coluna “Os Nerds na Vida Real”, do analista de sistemas Rodrigo Felga, dá algumas dicas de compra segura em sites neste período natalino, bem como explicar um pouco como funcionam estes sites.
Por meu turno, posso indicar algumas lojas online que utilizei e que possibilitam um serviço de confiança:
Cervejas:
Puro Malte – www.puromalte.com.br
Cerveja Social Clube – WWW.cervejasocialclube.com.br
Livrarias:
Saraiva – www.saraiva.com.br
Travessa – www.travessa.com.br
Supermercado:
Passemos ao texto.
Guia de Compras Online
Olá Amigos!
Na coluna deste mês falarei um pouco sobre comércio eletrônico, ou e-commerce. Também abordo os desafios do serviço de e-commerce e algumas dicas para compras mais seguras nesta época natalina.
É conhecido como backoffice, ou retaguarda, a área de uma empresa que possui pouco ou nenhum contato com o cliente. Num e-commerce, o backoffice tem papel muito importante para as vendas: gestão de estoques, monitoração dos atendimentos, estado da mercadoria, embalagem, horários de entrega e políticas de trocas e devolução de mercadorias. Estas são áreas críticas para um serviço de e-commerce, entretanto o fator mais importante é a logística.
Como informação, segundo o site ecommercebrasil.com.br, a taxa média de conversão das lojas virtuais brasileiras fica entre 1% e 2%. Ou seja, a cada 100 pessoas que entram em uma loja virtual, apenas uma ou duas compram. Isso demonstra bem a competitividade existente no mercado virtual – em lojas físicas, a taxa de conversão fica em torno de 70%.
Das vendas efetivamente realizadas por um site, uma boa parte não se concretiza devido a problemas de logística. As empresas tem investido muito nessa área, mas ainda considero o serviço de entrega sofrível aqui no Brasil, principalmente quando é utilizado o serviço dos Correios.
Grandes empresas varejistas como a B2W (Submarino e Americanas) estão praticamente abolindo a utilização dos serviços da empresa federal. No mês de dezembro, então, os serviços viram um caos total.
Falando em dezembro, mês em que nosso espírito consumista está aflorado, darei algumas dicas para compras online menos traumáticas:
1) Compare preços – Parece básico, mas a tarefa de comparar preços na internet pode ser bem árdua e difícil. Existem produtos em que se encontram diferenças absurdas nos preços. Alguns sites como Buscapé e Bondfaro podem ajudar bastante na tarefa.
2) Compare também com as lojas físicas – É claro que nada substitui a comodidade e rapidez da compra online, mas alguns produtos (como móveis), costumam ter melhores preços em lojas físicas. Também vale a visita em uma loja física para saber se o produto que pretende comprar é realmente aquele.
3) Pesquise sobre a loja – Não saia comprando em qualquer loja por aí: o barato pode sair caro e dar muita dor de cabeça. Procure comprar em lojas já estabelecidas e reconhecidas. Verifique sempre se a loja possui CNPJ e um telefone de contato. O site Reclame Aqui é uma boa fonte de pesquisa sobre essas lojas.
4) Desconfie dos milagres – Na hora de comprar não existe milagres. Se encontrar um preço muito abaixo da média, peça mais informações. Geralmente esses produtos são réplicas dos originais ou então são produtos que estão fora do Brasil – que demoram muito pra chegar e ainda correm o risco de serem tributados pela Receita Federal.
5) Pesquise descontos – Nas grandes lojas, geralmente ainda se consegue um desconto a mais na hora da compra. Sites como Cupom Desconto e Busca Descontos costumam sempre ter cupons de desconto para as grandes lojas. Se puder, também encontram-se com alguma frequência bons descontos para pagamento à vista (boleto).
6) Veja a opinião dos outros consumidores – Vários sites permitem que os consumidores avaliem o produto que compraram. Essas avaliações podem ser muito úteis na hora de decidir uma compra.
7) Guarde os comprovantes – Guarde sempre os emails de confirmação do pedido, que possuem a descrição do que você comprou e prazo de entrega. Eles podem ser muito úteis na hora de uma reclamação.
8) Conheça seus direitos – O Código de Defesa do Consumidor também vale para as compras online, ou seja: sempre consulte pra saber os seus direitos. Você sabia que tem sete dias após o recebimento de um produto comprado pela internet ou telefone para desistir da compra sem precisar de nenhum motivo? Pois é.
Boas compras e até o próximo mês.

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