Na última quarta feira estive acompanhando a primeira noite de disputa de sambas da Portela, a Majestade do Samba.
Dos 23 sambas inscritos 16 foram levados para a disputa após uma primeira apresentação no sábado, 28 de julho. Estes são divididos em duas chaves: a azul, apresentada quarta feira passada, e a branca, que será na próxima quarta feira – e também com cobertura deste Ouro de Tolo. A final será dia 12 de outubro, uma sexta feira.
Há exatos dez anos não ia a uma eliminatória da escola, desde a tumultuada final de 2003 – marcada por um resultado que deixou todo mundo bastante aborrecido. Cheguei por volta de 20:20 à quadra da Portela, não após enfrentar um grande engarrafamento. Contudo a quadra não estava aberta apesar do horário marcado para as 20 horas.
Quando finalmente a quadra foi aberta, ainda tive de enfrentar a má vontade do pessoal da portaria com minha foto na carteira de sócio – que é de 2007 e eu estava barbudo. Este tipo de coisa é que as escolas cariocas ainda não entenderam, que se tem de tratar bem o cliente.
Outro problema é que, fora pipoca, não havia nada para se comer dentro da quadra. Havia muitas pessoas como eu que claramente haviam saído diretamente do trabalho para prestigiar os sambas, então isto acaba se tornando uma fonte de receita desperdiçada. Sem contar que a cerveja era Antarctica e a R$4 – sem comentários…
Isto posto, o início do samba por volta de 21:30 foi bastante agradável com o puxador oficial Gilsinho cantando sambas da agremiação (parte está no vídeo que abre este post). Infelizmente não registrei, mas devo aqui expressar minha satisfação em ouvir sambas como o de 83 e o de 99, que jamais havia ouvido na quadra. Bem como 91, que definitivamente foi reabilitado.
Sobre os concorrentes em si, acho que cabe uma análise sobre as disputas como um todo.
Tirando a parceria campeã de 2012 – e que a meu ver tem disparado o melhor samba neste concurso – todos os principais compositores portelenses não estão participando desta disputa de 2013. Ciraninho, Noca, David Correa, Alexandre Fernandes, Serginho Procópio, Juan Espanhol e outros não estão com sambas. Isto significa que, na prática, apesar dos 23 sambas o concurso na prática se resume a três sambas:  o já citado da mesma parceria de 2012 e outras duas composições que, na prática, são “pombos” – sambas compostos por integrantes de escritórios de samba enredo.
Sem dúvida alguma isto é reflexo das seguidas vitórias da parceria capitaneada pelo hoje Diretor de Carnaval Junior Scafura, que venceu em 2006/08/09/10/11 e que sempre largava com forte vantagem nas disputas. Ainda que o samba que apoiava tenha sido derrotado em 2012, em uma disputa limpa, ainda se precisa de algum tempo até que se atraiam novos competidores.
Por outro lado, a estrutura de custos de uma disputa como essa desestimula como um todo a entrada de novos participantes. Ainda que o concurso da Portela seja um dos mais baratos, porque as apresentações de cada samba são de 15 em 15 dias até se chegar à fase de quartas de final, ainda assim se exige um cabedal de recursos que boa parte das parcerias concorrentes não dispõe.
Ou seja, a escolha de samba está chegando a um ponto onde o concurso habitual se encontra em uma encruzilhada: os bons compositores de nada servem se não tiverem uma estrutura verdadeiramente empresarial por trás. E estas exigências, somadas a escolhas inusuais, acabam jogando o samba de enredo nas mãos dos já citados “escritórios”, escrevendo para todas as escolas e tornando o gênero bastante pasteurizado.
Isso me leva a pensar que no futuro poderemos ter um modelo de escolha de sambas com encomendas a parcerias ou concursos com número limitado de sambas. Não parece viável um modelo onde sambas se apresentem por dois meses sabendo-se que desde o início no máximo três deles possuem chances de representar a escola no desfile oficial.
Sejamos justos também e lembremos que a Portela hoje é um bastião de resistência a este modelo – o que me leva a pensar que o samba da parceria atual campeã, além de ser espetacular, é bastante favorito. O presidente Nilo Figueiredo tem uma série de defeitos, alguns sérios, mas tem uma qualidade: com ele “firmas” não se criam.
Isto posto, temos uma safra que apesar do bom enredo acabou se revelando bastante aquém do que poderia ser. Ficou claro isso na primeira noite de apresentações, onde tirando os dois exemplares da espécie “columbidae” os sambas restantes eram bem fracos.
Mesmo o samba que encerrou a noite, considerado o único a eventualmente poder se ombrear com a composição que já apontei como a melhor, embora tenha sobrado como a melhor naquela noite – muito por causa do efeito comparação – não me chamou muito a atenção. O samba tem problemas evidentes, em especial na sua letra.
O outro samba citado sofreu por abrir a noite de apresentações, o que sempre impacta na avaliação de desempenho.
Os demais seis sambas da noite se apresentaram visivelmente bem abaixo dos dois citados. Embora tenham sido cortados do concurso duas composições, não seria nada absurdo se outros dois ou três sambas tivessem deixado a disputa nesta primeira noite.
No fim das contas, acabaram sendo cortados os dois sambas que não contavam com intérpretes consagrados defendendo suas obras. Uma delas, inclusive, tinha faixa de apoio e tudo dos colegas de trabalho de um dos compositores – que devem ter chegado bem chateados à empresa na quinta feira.
Na próxima quarta deveremos ter um desnível ainda maior, com o samba dos atuais campeões sobrando perto de outros sete concorrentes muito fracos. Sexta feira teremos os vídeos aqui.
Abaixo o leitor pode conferir as oito apresentações da primeira noite de disputa, na ordem:

1- NALDO, PAULO APPARÍCIO E CAIXA D’ÁGUA;
2 – SÉRGIO DA BOINA, RICARDO PINTO E MARQUINHO IMPERADOR; (Eliminado em 08/08/12)**
3 – JURANDY SANTANNA, ALMIR LUA, DICO DA PORTELA, CARLOS ALBERTO E BARRIGA;
4 – POLY DA PORTELA, ZILMAR DA G.DA VELHA GUARDA, MARQUINHO DO PANDEIRO, PAULO CESAR, ANDRÉ BENDELAK;
5 – EDSON BATISTA, MÁRIO MATOS, VINÍCIUS SILVA E LEONARDO BATISTA
6 – RENATO DE HONÓRIO, LUIZ RANGEL, LOPES DA PORTELA, VALÉRIO ABRAHÃO E THIAGO OLIVEIRA; (Eliminado em 08/08/12)**
7 – CARLINHOS MADUREIRA, PAULO FORMIGÃO E PHÁBBIO SALVATT;
8 – NEYZINHO DO CAVACO, FLAVIO VIANA, CHARLES BRAGA, CELSO LOPES E FADICO
P.S. – Todos os sambas foram gravados na câmera do meu celular, o Samsung SIII Galaxy. Como podem ver, gravação espetacular.