A partir de hoje temos uma nova coluna no Ouro de Tolo. Ela se chama “Os Nerds na Vida Real” e será assinada pelo natural do Rio de Janeiro radicado em Minas Gerais Rodrigo Felga, analista e desenvolvedor de sistemas de informação – além de leitor assíduo deste blog e rubro-negro destacado. O foco será o mundo da informática e sua influência no dia a dia das pessoas.
A coluna será mensal, sempre publicada na terceira sexta feira de cada mês. Passemos ao texto de estréia, que fala exatamente da história da internet. Seja bem vindo ao time!
História da Internet
A Internet, assim como uma grande parte das coisas que utilizamos hoje no nosso dia a dia, surgiu do meio militar.
Durante o período conhecido como Guerra Fria os Estados Unidos possuíam uma rede de comunicação que era centralizada no Pentágono. Ou seja, todas as comunicações entre computadores americanos teriam necessariamente que passar pela base americana, o que significava uma grande vulnerabilidade sistêmica: um ataque da então União Soviética ao Pentágono colocaria em xeque toda a comunicação americana.
Foi nesse contexto que agência americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency) desenvolveu a ARPANET (foto), que tinha como principal objetivo descentralizar as informações da rede já existente. Como a ARPANET não tinha um computador central e os dados não tinham uma rota definida, era praticamente impossível a sua destruição.
Em 29 de Outubro de 1969 ocorreu a transmissão do que pode ser considerado o primeiro E-mail da história. A transmissão ocorreu da Universidade da Califórnia para o Stanford Research Institute.
O objetivo da transmissão era enviar a palavra LOGIN de um computador para o outro, porém o computador que recebia a mensagem parou de funcionar ao receber a letra “O”. A transmissão acabou não sendo bem sucedida, mas estava começando ali o que muitos consideram a maior invenção tecnológica desde o televisor – criado na década de 50.
Com a diminuição da tensão entre os EUA e a URSS na década de 70 os EUA permitiram que pesquisadores das universidades americanas utilizassem a ARPANET para realização de pesquisas e estudos. Neste momento a rede conhecida como ARPANET deu origem à MILNET (uma rede exclusivamente militar) e a ARPANET passou a ser utilizada nas universidades pelos pesquisadores e alunos.
Durante a década de 80 a ARPANET se desenvolveu no meio acadêmico, passando a conectar mais e mais universidades.
Já na década de 90 com a popularização dos computadores a rede (que nesse momento, já era conhecida como Internet) teve uma expansão gigantesca tanto em quantidade de usuários quanto em quantidade de conteúdo disponível. Foi nesse período que começou a surgir a Internet como conhecemos hoje, com navegadores, programas de mensagem instantânea (alguém ai se lembra do mIRC? ICQ?) e buscadores. [N.doE.: eu me lembro do ICQ, inclusive do meu número de registro: 19757525. Aliás, devo ter sido um dos primeiros usuários “não-TI” a ter internet em casa, em 1998, embora já acessasse na faculdade desde os idos de 1995/96]
A partir de 1995 começou o boom de empresas voltadas à Internet com a canalização de recursos de empresas para sites e serviços de Internet. Esse comportamento criou um fenômeno que ficou conhecido como “A bolha das empresas pontocom” com a supervalorização em bolsa de empresas de técnologia. Essa “bolha” estourou em maio de 2001 com o fechamento de centenas de pequenas e médias empresas do ramo. Durante todo esse período a internet vem evoluindo muito tecnologicamente, alcançando velocidades de transmissão impensáveis há alguns anos.
Em 2006 foi inaugurada uma nova era da Internet com o avanço das redes sociais, possibilitando uma nova forma de interação virtual e aproximando (ou distanciando, fica a dúvida) cada vez mais as pessoas. A nova moda agora são os sites de compras coletivas, com descontos (nem sempre vantajosos) para os compradores virtuais.
A dúvida agora é: qual será o próximo passo?
Veremos. E até julho!”