Mais uma quarta feira, bateria (meio) recarregada e mais uma edição da coluna “Mr Beer and Miss Wine”, assinada pela historiadora e especialista em organização de eventos Thatiane Manfredi.

Etiqueta, você ainda precisará dela – Parte II.

Você sabe se vestir para ir trabalhar?

Muitos dos meus leitores dirão que sim, que se vestem muito bem para trabalhar e que no final de semana se vestem de forma mais confortável, mais despojada. Dirão também que passam a semana inteira “de forma muito formal” e que quando podem, querem se sentir mais à vontade.  Mas eu penso que essa mentalidade pode ser modificada.

Hoje em dia nós esbarramos com as pessoas que trabalhamos em vários lugares. O poder aquisitivo do brasileiro aumentou ao ponto de permitir que ele possa sair para jantar mais vezes, permite também frequentar lugares que ele antes não imaginava poder ir. E certos lugares não pedem roupas mais informais. Imagine que você encontre com um cliente seu no naquele restaurante favorito e você não está bem vestido? Pega mal, não é? Até nisso nós devemos ter atenção.

Mas voltando a falar sobre como se vestir para trabalhar, seguem algumas dicas importantes:

Para as mulheres.

Ambiente de trabalho é sinônimo de discrição. Lógico que a criatividade é importante. Não somos providas de um guarda roupa de um milhão de reais (por mais que eu sonhasse…) e para tal precisamos ter jogo de cintura.

O ideal são peças ‘coringas’: poucos e bons ternos,  em bons tecidos e bem cortados, ou em saia ou em calça são bem vindos. Mix de blusas e camisas sociais com esses ternos fazem dezenas de combinações, sem precisarmos investir muito dinheiro. Atenção aos botões das camisas sociais. É recomendado usar uma camiseta por baixo caso algum botão abra, sem querer. Evite estamparia de desenho muito graúdo (grandes retângulos, grandes círculos, grandes folhas, etc.). Evite também cores chamativas (cítricas, por exemplo).

Roupa, sapatos e bolsa de cor branca devem ser evitados nos meses frios ou nos dias chuvosos. São consideradas inadequadas roupas coladas ao corpo, curtas e sem mangas, com decotes grandes ou em tecidos transparentes ou brilhantes; a blusa deve ser opaca o bastante para esconder as costuras e alças do sutiã. Se usar saia ou vestido, coloque uma meia-calça.

Quanto a joias e bijuterias, no trabalho é conveniente usar o mínimo em tamanho e quantidade. Brincos discretos e pequenos e cintos não muito largos.

Tenha sempre à mão um paletó ou casaco. Eles podem complementar o visual dando um tom mais elegante, no caso de um compromisso mais formal, além de ajudar a proteger de uma mudança de temperatura não prevista (um ambiente refrigerado em excesso, por exemplo).

Favor evitar: sapatos de plataforma alta, ou de salto muito alto. Melhor que sejam delicados e de salto médio, e estejam sempre limpos, assim como a bolsa. Em dias chuvosos, por favor, não usem sandálias com os dedos de fora. Salvo claro, as famosas chuvas de verão que nos surpreendem. Sapatos fechados específicos para chuva, tais como botas são os mais aconselháveis.

As bolsas devem ser práticas e confortáveis. Bolsas sem alças cansam após carregarmos por muito tempo. Não existe mais a antiga regra de combinarmos a bolsa com o sapato. Existe sim a necessidade de que tenham elementos que os conectem. Ex: couro. Você é livre para usar o que quiser claro, com parcimônia e bom senso.

Maquiagem é essencial. Pó, batom e rímel são básicos. Sombras e blush apenas se os tons forem discretos e sem brilho. O perfume deve ser usado com parcimônia. Nada de excessos ou fragrâncias fortes. Existem pessoas alérgicas…

Lembrete final sobre a importância de se vestir bem para o trabalho: “Se você não se vestir bem durante a semana, é improvável que esteja bem vestida no sábado à noite”. (Diana Vreeland –  ícone da moda internacional, colunista e ex-editora de duas das maiores publicações editoriais do ramo, Vogue e Harper’s Bazaar.).

Para os homens.

As recomendações bem parecidas. Os ternos devem ser em cores escuras, listados ou não, indefere isso. A camisa branca, preferencialmente, mas cores estão sendo agregadas ao armário masculino: azul claro, rosa claro, lilás, amarelo claro, verde claro, etc. Note que todas são em tons neutros e discretos

Em regiões de clima quente é aceitável, se o ambiente de trabalho não exige formalidade, o uso, no dia-a-dia trivial, de camisas sociais de mangas compridas ou mesmo curtas. Desde que ambas de corte clássico, cores sóbrias, sem estampas e que não “briguem” com as calças, as quais devem ser sempre sociais nas cores básicas (cinza, marinho, bege e, mesmo, preta). Para vestir-se bem, necessariamente não é preciso estar todo o tempo de terno. Sob calor forte, chega a ser deselegante.

As camisetas de barras coloridas e tênis também não são recomendáveis para o ambiente de trabalho. Os jeans nunca saem de moda, mas ficam resumidos ao “casual friday”, se o ambiente permitir. Isso vale para as “ladies” também.

Não se usam meias claras ou brancas com sapatos escuros. As meias nunca devem ser de cano curto, pois deixam parte das pernas à vista quando o homem se senta. Sapatos engraxados sempre, roupas limpas e passadas (rapazes, eu disse passada, nada de parecer que saíram “da boca da vaca”), sem manchas, rasgos ou falta de botões. Isso é um mandamento básico.

Essa foi mais uma edição sobre etiqueta profissional. Na próxima edição, continuaremos tratando do assunto, que é bem extenso. Caso tenham dúvidas, críticas ou sugestões, por favor, comentem que responderei sempre na próxima coluna. Aguardo por vocês, até lá!”