Domingo, dia de repercutir bons textos no Ouro de Tolo.
Começo com um texto vindo de um novo blog, o “Grana Futebol Clube”, dos mesmos idealizadores do “Flamengo Eternamente”, nosso parceiro.
A tese que o blog defende é polêmica: a de que os Campeonatos Estaduais deveriam acabar.
Pessoalmente, minha posição é parecida com a defendida pelo texto, mas por motivos diferentes. Com a duração atual de quatro meses e 23 datas considero que seja inviável; mas até pela tradição centenária acho que seria interessante como torneio de início de temporada, com um mês e meio no máximo – o que daria aproximadamente dez a doze datas.
Vamos ao texto, o primeiro de hoje.
“A cada início de ano começam os estaduais e começam também as mesmas perguntas: Ainda há espaço para os estaduais? Eles não deveriam acabar? Alguns dos mais renomados especialistas em Marketing afirmam que os clubes teriam muito mais lucro trocando jogos contra adversários fracos por competições mais rentáveis.
Minha opinião é: trata-se de um exemplo clássico de meia verdade. É verdade que os times teriam um retorno imediato, mas em minha opinião teriam uma perda muito grande a médio e longo prazo. Enquanto vocês leem essas linhas com cara de espanto, eu explico.
Os estaduais pelo Brasil criam a sensação em diversos times de que eles são grandes. O fato de disputarem campeonatos e terem a chance de ser campeões faz com que suas torcidas acreditem mesmo que eles podem ganhar qualquer coisa. E o resultado disso? Enquanto na Espanha um treinador de um clube como o Deportivo La Coruña se diz satisfeito por perder em casa de pouco de um Barcelona da vida, no Brasil um torcedor de um Náutico (com todo respeito aos torcedores do Timbu) ACHAM MESMO que o time deles tem a obrigação de ganhar de um Corinthians, Flamengo, Internacional ou quem mais ouse pisar em seu sagrado campo.
E o curioso é que os jogadores também acreditam e essa confiança faz com que, muitas vezes, ganhem mesmo. Acredito que isso ajude a explicar o surgimento de tantos bons jogadores em qualquer canto desse Brasil. Que faz com que um Atlético Sorocaba chegue na Ásia e arranque um empate no campo adversário de uma Seleção classificada para a Copa. Que faz com que os Brasileiros tenham uma confiança que raros jogadores europeus tenham.
Minha opnião é que a resposta da pergunta-título desse humilde post é: NÃO. Podemos achar um meio termo, fazendo estaduais mais curtos, com apenas 8 clubes jogando todos contra todos em turno único. Mas acabar com os estaduais seria um crime contra o futebol brasileiro e um atentado à essência do que torna o nosso futebol o melhor do mundo.”