Bom, segunda feira, semana estressante, nada como uma prazeirosa leitura.
Nossa resenha de hoje é “O Leitor Apaixonado: Prazeres à Luz do Abajur”, seleção de crônicas do escritor Ruy Castro compiladas pela editora Heloísa Seixas.
O livro é uma reunião de textos escritos originalmente em diversas publicações, em um espaço temporal de 20 anos. As crônicas foram revistas pelo autor e, em alguns casos, reescritas.
Todos os textos possuem a leitura como fio condutor. Seja analisando escritores, descrevendo publicações e artistas, relembrando autores há muito esquecidos.
Lembrando o primeiro livro lido quando criança, de Monteiro Lobato. Ou descrevendo as desventuras dos modernistas, em especial Oswald e Mário de Andrade. Contando a história da Lapa antiga e seu propagador. Ou os grandes cartunistas do Século XX e de escritores absolutamente geniais em seus escritos, mas um tanto quanto atribulados em suas vidas pessoais.
E não esquece de informar a (grande) influência da birita no processo criativo da literatura e destrutivo das vidas de diversos autores.
Também são dignos de nota os textos em que ele conta as agruras por que passam os biógrafos. Na visão de Ruy Castro, o biografado ideal deveria ser “solteirão, filho único, sem filhos, pais vivos, deve ser estéril e brocha”. Ele utiliza como exemplos os casos de James Joyce, Oscar Wilde e Garrincha – esta última, escrita pelo próprio.
A leitura é deliciosa. Além de um texto leve e deliciosamente sarcástico, as crônicas do livro versam sobre temas que muitos ignoram em seus cotidianos. Aprendi muita coisa que não sabia.
Eu diria que é um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Tanto que posteriormente comprei o livro anterior da mesma série, sobre cinema.
Na Livraria da Travessa, o livro está custando R$ 39. Um bom preço para um excelente livro.
Recomendo vivamente. Serão horas prazeirosas na companhia de um livro. Ah, sugiro um brinde como acompanhamento…