O post que escrevi na quinta sobre a política do Flamengo gerou algumas dúvidas sobre a adesão ou não do Movimento Fla-21 à candidatura do empresário Plínio Serpa Pinto.
Recorro a texto escrito pelo amigo Affonso Romero, que possibilita um bom entendimento do quadro e traça perspectivas para o futuro.
“A Fla21 vai voltar. Mas não nesta eleição, infelizmente.

Quem permaneceu leal ao Areias faz a diferença. E ainda fará a diferença no Flamengo algum dia.
 

Porque a lealdade, na verdade, não é à pessoa do Areias, apesar dele ser merecedor dela por si só. É lealdade a um ideal, a uma concepção de Flamengo, é ter um projeto que transcende os projetos pessoais.

Se algumas pessoas saíram da chapa e deixaram o Areias na mão, melhor que tenha sido agora do que depois de vencermos a eleição. Não eram merecedores de estarem entre os bons.

As idéias defendidas pela Fla21 são fortes exatamente porque não são exclusivas da chapa. Tanto que, antes da chapa existir, o Migão publicou um post dizendo o que, na opinião dele, seria uma boa base para o Flamengo. E a maioria daquilo, senão tudo, estaria posteriormente também na Fla21. Muito do que o Walter (NR: advogado e um dos diretores da Fla Manguaça) escreveu também veio a estar lá. Eu não participei da elaboração do programa da chapa, mas 99,9% do que eu coloquei no Manifesto do Impossível era representado pela Fla21. Ninguém é dono destes conceitos sobre a modernização do Flamengo e a necessidade de transparência e gestão séria no clube. Isso “está no ar”, é (bom)-senso comum. O que costura isso tudo não é relacionamento pessoal, interesse, oportunidade, nomes, prazos e datas.

Há quem se una a estas idéias por oportunismo e há quem as defenda independentemente do momento eleitoral. A ‘puxada de tapete’ que deram na Chapa Cinza separa bem os dois universos.

A força da Fla21 está nas idéias. E as idéias não valem por uma eleição, valem por uma vida.

Então, apesar de o sonho estar protelado, a Fla21 sai deste incidente reforçada. E, quando voltar, vai chegar sem os traidores de agora, mas carregada de gente que ainda não podia estar junto neste momento. Gente que hoje não é elegível, gente que conheceu o Areias e as idéias dele só agora, gente que conhece ele há anos mas não está no Rio ou até mesmo no Brasil, rubro-negros ilustres ou anônimos que estavam de fora do processo eleitoral pelas mais diversas razões.

A Fla21 voltará. Talvez ainda com o Areias como candidato. Talvez com outro nome à frente. Mais famoso, menos famoso, tanto faz. Não é isso que importa. O que realmente importa é que estas idéias vieram para ficar. As pessoas que abriram mão do caminho mais fácil e ficaram leais às idéias também vieram para ficar.

Pode-se postergar o futuro, mas o futuro chega, mais cedo ou mais tarde. As forças retrógradas do Flamengo podem tentar adiar as mudanças, podem jogar sujo, podem prejudicar o clube por mais três anos. Mas que aproveitem a festa por agora, porque ela vai acabar. A Fla21 veio para ficar.”