
Hoje, o assunto gira em torno de produtores e consumidores de cerveja, bem como uma cronologia para o caso brasileiro.
“Produtores e Consumidores
Continuando sobre cervejas, vale lembrar alguns dados interessantes quanto à fabricação e o consumo. Os países que mais produzem cervejas segundo as pesquisas e dados estatísticos são os seguintes (fonte Kaiser/Heineken):
1º – China, 2º – EUA, 3º – Alemanha, 4º – Brasil, 5º – Japão, 6º – Reino Unido, 7º – México.
Segundo esta fonte a China é o maior produtor de cerveja do mundo, eu não conheço nenhuma cerveja chinesa e nunca ouvi alguém que tenha tomado. Pela qualidade de seus produtos a cerveja não deve ser muito diferente. Se alguém conhecer alguma me faça o favor de avisar.
Quanto ao consumo os dados estatísticos sugerem um mercado totalmente diferente da produção. A China não aparece entre os maiores consumidores; também se compararmos a produção para o número de habitantes chega a ser ridículo.
Os maiores consumidores de cervejas são os países europeus. A liderança está com a República Checa, consomindo 160 litros per capita. Em 2º lugar a Irlanda com 153, a Alemanha fica em 3º com 130, em 4º Luxemburgo com 120, em 5º Áustria com 110 litros per capita. Os EUA estão em 10º com cerca de 80 litros per capita, e o Brasil em 13º com 50 litros per capita.
Os maiores consumidores são países europeus com temperaturas frias ao longo do ano; já o Brasil com um calor infernal fica muito aquém dos maiores consumidores. Nestes dados me espanta Luxemburgo, uma população de aproximadamente 500 mil pessoas, mas que bebem ‘pra burro’. Pode ser que tenha muito turismo pra justificar este consumo alto.
Melhor Cerveja Artesanal do Brasil
O caderno Paladar do jornal Estado de São Paulo, fez um pesquisa e avaliação sobre cervejas artesanais e a Cervejaria Bamberg de Votorantim ganhou o prêmio de mlhor cerveja artesanal do Brasil. Nunca tinha bebido esta cerveja e vou procurar, mas pelo que pude observar no site é difícil encontrar no mercado fora de São Paulo.
Principais Datas na Cronologia Cervejeira do Brasil
1836 – Cerveja Barbante
1853 – Cerveja Bohemia
1888 – Brahma
1891 – Antarctica
1899 – Caracu
1953 – Criação da cervejaria Serra Malte em Getúlio/RS
1961 – Brahma compra Bohemia
1969 – Skol
1970 – A Polar lança a primeira garrafa one way de 300 ml
1971 – A Skol lança a primeira cerveja em lata de folhas de flandres.
1973 – Antarctica compra Itacolomi (MG), Niger (SP)
1974 – Antarctica compra a Polar (RS)
1979 – Antarctica compra Serramalte
1980 – Brahma compra Skol
1982 – Kaiser (aqui é uma data fúnebre)
1989 – Schincariol (outra data fúnebre)
1990 – Grupo Garantia compra Brahma e Skol
1991 – A Antarctica lança a Kronenbier – primeira cerveja sem álcool do Brasil
1993 – Criação da Cervejaria Petrópolis (Itaipava)
1995 – Kaiser lança na região sul a Kaiser Gold
2000 – Fusão Brahma/ Skol /Antarctica – Criação da Ambev
2002 – Kaiser é vendida para o canadense Molson
2006 – Compra da Kaiser pelo grupo Femsa
2007 – Grupo têxtil Malwee compra 49% da Eisenbahn
2007 – Schicncariol compra 70% da cervejaria Devassa.
2007 – Cervejaria Colorado coloca no mercado suas primeiras cervejas
2008 – Schincariol compra as Cervejarias Eisenbahn e Baden Baden.
2009 – A Uniagro produtora da cachaça Germana lança o Chopp Germana com investimento inicial de 700 mil reais.”
Fala Migão,
creio que a partir de outubro as minhas idas à Praia Seca deverão ser diarias … e aí com certeza teremos muitas oportunidades de botar o papo em dia e saborear aquela gelada na beira da lagoa …
–
–
Falando em cerveja, toda vez que vou à Natividade (terra natal de minha esposa) passo em frente a fábrica de cerveja Lokal entre os municipios de Teresópolis e Sapucaia. A fábrica é muito bonita e a cerveja é bem vendida no norte/nordeste do interior Fluminense. Eu mesmo em Natividade tomo bastante dela, achando ela bem encorpada e do bom paladar, apesar de ser considerada uma cerveja de baixa renda. A meu ver ela é bem superior a Kaiser, Schin e Cintra com certeza … Dizem que o segredo de toda boa cerveja é a fonte de agua que é usada na sua fabricação … no caso da Lokal, a região demosntra ser de excelentes fontes …
Vovô xaruto
O cara me fala mal de cerveja importada e elogia… a Lokal ! Parei contigo… risos
Devo estar lá no feriado de sete de setembro.
Migão,
neste feriado de 7 de setembro pretendo tomar umas Lokal em natividade … Por falar nela já provou? … hehehehe … brincadeirinha … com Lucas aqui em casa ainda muito novinho fica dificil qualquer escapada …
Vovô xaruto
Já tomei Lokal, é péééééssima ! (rs)
CHINESAS
Vc pode encontrar cervejas chinesas em um supermercado situado na Rua Barão de Mesquita, na Tijuca, bem em frente à Rua José Higino. É um supermercado de produtos chineses. Vc tem lá uma versão da famosíssima (lá) TSING TAO (uma lager “tipo pilsen”) e outra do mesmo estilo, porem “light” a San Miguel Lite (de origem espanhola e tb produzida nas Filipinas, na China, em Hong Kong, etc…).
Além dessas chinesas acima, eu tive a oportunidade de experimentar outras, todas elas do “tipo pilsen” – aquilo que o “BJCP” chama de Classic American Pilsener e a “Brewers Association” denomina como European Lager:
• ASAHI PREMIUM (originária do Japão, bem conhecida, já teve no Brasil, mas tb feita na China),
• FLOATA,
• KING BENEFIT JINBAILI LAGER (não sei o que quer dizer JIMBAILI),
• KINGWAY PREMIUM QUALITY,
• LUJIANG,
• NEX,
• WEST LAKE,
• YINGZE,
• ZHONG HUA.
As que considerei muito boas são a segunda, a quinta, a sexta e a nona da lista.
Uma outra cerveja chinesa que experimentei foi uma feita especialmente para a rede CARREFOUR da China – prática usual do Carrefour em diversos países, inclusive tivemos uma assim aqui no Brasil, a ALL PILSEN.
BAMBERG
Ela pode/podia ser encontrada no Rio de Janeiro no Aconchego Carioca, bar que ficava na Rua Barão de Iguatemi, na Pça da Bandeira. EU a vi lá em fins de 2008. Parece que eles iam mudar-se… Mas deve ser fácil encontrar as referências deles na internet.
abs,
Luiz Guilherme