Deprecated: get_the_author_ID está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use get_the_author_meta('ID') em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Deprecated: attribute_escape está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use esc_attr() em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Deprecated: attribute_escape está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use esc_attr() em seu lugar. in /home/pedromig/public_html/ourodetolo/wp-includes/functions.php on line 4713

Domingo, dia de Fórmula 1. Enquanto a corrida não começa, uma foto da curva mais desafiadora da temporada: a Eau Rouge, do circuito de Spa-Francorchamps, sede do GP da Bélgica.

Sou do tempo que uma das medidas de competência e de coragem do piloto era ver se ele fazia esta curva com o pé cravado no fundo do acelerador. Era um bom desafio, e sempre era uma atração nos grandes prêmios realizados no circuito.

Também foi palco de acidentes horríveis, como a morte do promissor piloto alemão Stefan Bellof em uma prova de Esporte Protótipo ocorrida em 1985. A foto abaixo é de instantes antes do acidente fatal. Outro grave acidente foi o sofrido pelo brasileiro Ricardo Zonta anos atrás, felizmente sem graves conseqüências.

Como bem diz o Blog do Ico (fonte da foto que abre este post), hoje com a evolução aerodinâmica e os motores V8 passa a ser obrigatório fazer a curva de pé embaixo. Entretanto, em uma época de circuitos desafiadoramente chatos, não deixa de ser um alento ainda termos no calendário circuitos como o de Spa.

A primeira foto é deste ano e a que está abaixo, de 1997. Notem nesta última o patrocínio da cerveja Stella Artois em uma das placas de publicidade.

O circuito – ainda em sua versão antiga, de cerca de 14 quilômetros – e a curva Eau Rouge são muito bem retratados no filme Grand Prix, de 1967, simplesmente o melhor filme sobre automobilismo jamais realizado.

Mas isto é história para outro post…